segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pensamento da Semana: José Peseiro

E preocupa-me a forma como este Futebol Clube do Porto joga. Confesso que não era um grande simpatizante de Julen Lopetegui mas com este a equipa Azul e Branca tinha uma linha de jogo (pecava por ser sempre a mesma fosse qual fosse o resultado) mas com José Peseiro não existe linha alguma. Não existe absolutamente nada. Os sectores não se coordenam entre si e o jogo actual dos Dragões é basicamente “cada um por si” e alguém que resolva. Apenas Sérgio Oliveira, Herrera (quando não é pressionado pelo adversário) e Rúben Neves é que ainda tentam fazer uma espécie de “colagem” entre os vários sectores da equipa. E nem sempre são bem-sucedidos nesta “missão impossível”.
 
Em suma; o Futebol Clube do Porto não está bem e chega muito mal à Final do Jamor. Se a forma como está a jogar vai ser suficiente para derrotar o SC Braga de Paulo Fonseca? Não creio que o seja, mas a verdade é que o Braga está neste momento num profundo decréscimo de forma. Vamos a ver… O que eu espero não ver na próxima época é José Peseiro sentado no banco do FC Porto pois quem em quase 6 meses de trabalho não consegue apresentar uma filosofia de jogo não serve, obviamente, para comandar o Futebol Clube do Porto. 
 
Excerto retirado daqui 
 
Se há certeza que o tempo nos mostrou é a de que José Peseiro não tem “estofo” para treinar o Futebol Clube do Porto. A razão pela qual retiro tal conclusão está bem patente no excerto que aqui coloquei.
 
Contudo o fim da linha pode ter surgido a José Peseiro, mas o fim da linha dos problemas do FC Porto não dado que venha quem vier terá o dobro do trabalho que teria se tivesse sucedido a Julen Lopetegui no comando técnico da equipa Portista...

3 comentários:

JOSE LIMA disse...

O presidente anda a brincar com o fogo. Manter este treinador não é uma questão de teimosia é uma estupidez. O 4-3-3 é um sistema que só funciona com 2 alas muito bons e 1 ponta-de-lança 5 estrelas. Repare-se no Benfica, no Sporting, no Barça no Real etc. 4-2-2 quantos golos marcam.
Abraço

JOSE LIMA disse...

Pedro
Naturalmente queria dizer 4-4-2
Abraço

Pedro Silva disse...

@ Lima

O sistema táctico é importante mas não é fundamental. Mais importante é uma equipa ter uma filosofia de jogo. É ter algo que diga aos jogadores como jogar e de que forma jogar durante as variadas fases de uma partida de futebol.

Jogar em posse, em transições rápidas, com "chuveirinho" para a área, etc. são coisas que o FC Porto de Peseiro não sabe fazer (no tempo de Lopetegui só sabia uma coisa: jogar em posse). E já teve tempo suficiente para mostrar quem tem um pequeno esboço de tal, mas infelizmente não o tem e é muito por isto que começo a achar que a próxima época vai ser tremendamente complicada.