quarta-feira, 1 de junho de 2016

O Cantinho das Modalidades

Basquetebol

- O FC Porto sagrou-se, pela 12.º vez, campeão nacional de basquetebol, após bater o Benfica por 93-85, no Dragão Caixa, no quarto jogo da final da Liga (3-1). Os portistas garantiram o título no primeiro ano do regresso ao escalão máximo, após três anos de projeto Dragon Force, com dois triunfos na Proliga e uma forte aposta nos jovens portugueses, o que se revelou o trajeto mais adequado para voltar aos êxitos. E não há como não destacar neste primeiro parágrafo o trabalho de Moncho López, que era o treinador do último título, em 2010/11, e que montou aquela que é claramente a melhor equipa portuguesa, no sentido mais coletivo da palavra. 

Hóquei em Patins 

- O FC Porto Fidelidade recebeu e venceu o Benfica, por 6-2, na 24.ª e antepenúltima jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, infringindo aos encarnados a primeira derrota na competição e garantindo também o segundo posto do campeonato. 

Bilhar 

- A Academia de Bilhar do FC Porto recebe a 7 de junho (terça-feira), às 19h00, um clinic de bilhar, com asparticipações dos jogadores Torbjörn Blomdahl (na foto), Daniel Sánchez e João Ferreira. 

- O FC Porto foi o clube escolhido para organizar a edição de 2016 da Taça da Europa de clubes de bilhar às três tabelas, naquela que será a terceira vez que a organização da competição tem o cunho dos Dragões. A prova, que foi apresentada oficialmente no auditório Fernando Sardoeira Pinto, no Museu FC Porto by BMG, e que contou com a presença do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, vai decorrer entre os dias 3​ e 5 de junho na Academia de Bilhar do clube (zona Nascente do Estádio do Dragão). 

Boxe 

- Os pugilistas do FC Porto exibiram-se em bom plano na edição de 2016 do Campeonato Nacional de boxe, disputado no Pavilhão Municipal de Fânzeres. Ao todo, os portistas conseguiram um total de seis pódios divididos entre quatro primeiros lugares, um segundo e um terceiro. 

No escalão de séniores femininos, Cátia Pereira sagrou-se tetracampeã na categoria de +81kg, enquanto Eva Branco se ficou pelo segundo posto nos 64kg. Neste escalão resta ainda aguardar a decisão da federação relativa à vitória por equipas, depois de ter sido apresentado um protesto pelo Fluvial Portuense. 

Sara Pinto também saiu da competição na qualidade de tetracampeã, depois de nova vitória nos 57kg em juniores femininos, que, a juntar ao terceiro lugar de Diana Ferreira nos 60kg, valeu às portistas o título colectivo nesse escalão.

Nos cadetes masculinos foram dois os triunfos para pugilistas portistas. Nos 50kg venceu Fábio Silva e nos 63kg o mais forte foi Rúben Padilha. 

Ciclismo 

- Raul Alarcón é o primeiro camisola amarela e grande candidato à vitória final na segunda edição do Grande Prémio do Dão. O ciclista espanhol da W52-FC Porto-Porto Canal venceu isolado a primeira etapa, que terminou com 41 segundos de vantagem sobre o segundo, Joni Brandão, da Efapel, e 55 segundos sobre o portista Rafael Reis, o que permitiu aos azuis e brancos terminar este primeiro dia isolados na classificação por equipas. 

- Raul Alarcón terminou o Grande Prémio do Dão como segundo classificado da geral individual, depois de ter segurado a camisola amarela durante as duas primeiras etapas da prova. No contrarrelógio final o espanhol fez o 16.º tempo, insuficiente para garantir a vitória final que ficou para Joni Brandão por escassos seis segundos. 

Desporto Adaptado 

- O FC Porto foi um dos clubes em destaque na fase final do Campeonato Nacional de boccia, que decorreu em Setúbal, terminando com títulos individuais e por equipas na categoria BC4 

O atleta Pedro da Clara venceu o título individual na categoria reservada a atletas com deficiência locomotora, mas autónomos, competição que terminou com outro portista no pódio. Carla Oliveira exibiu-se em bom plano e ficou com o terceiro posto. 

Também em BC4 os Dragões triunfaram por equipas, com o par composto por Pedro da Clara, Manuel Lopes e Carla Oliveira a sagrar-se campeão. 

Na categoria BC2, na qual os atletas não podem ter qualquer tipo de assistência, João Pereira ficou com o segundo lugar, enquanto na BC3, em que os atletas utilizam instrumentos auxiliares para lançar a bola, o estreante Tiago Tavares ficou-se pela fase de grupos.

- Os portistas Pedro da Clara e Carla Oliveira vão competir nos Jogos Paralímpicos de 2016 que vão decorrer de 1 a 19 de setembro no Rio de Janeiro, no Brasil. A dupla de boccia do FC Porto, que vai competir na classe BC4, está entre os eleitos da selecionadora Maria Helena Bastos, juntamente com Domingos Vieira, do SC Braga. Só mais tarde será conhecido o atleta que competirá individualmente.

Sem comentários: