sábado, 27 de agosto de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto conquistou a terceira edição do Torneio Internacional de Gaia, ao derrotar na final os bicampeões suecos do Kristianstad, por 26-23. O teste foi mais duro do que o da véspera, frente a outra equipa participante na fase de grupos da Liga dos Campeões, os russos do Chekhovskie Medvedi, mas o treinador Ricardo Costa – que voltou a dar tempo de jogo aos 15 elementos convocados – saiu satisfeito com a prestação defensiva e ofensiva dos Dragões. 

- O FC Porto venceu o Kristianstad (22-20), no Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa, em Avanca, garantindo assim um lugar na final do Torneio Internacional Cidade de Estarreja. Depois do triunfo (26-23) que valeu a conquista do Torneio Internacional de Gaia, os azuis e brancos voltaram a levar a melhor sobre o bicampeão da Suécia, presença habitual na fase de grupos da Liga dos Campeões. 

- A equipa de andebol do FC Porto perdeu frente aos russos do Chekhovskie Medvedi (25-24), na final do Torneio Internacional de Estarreja, num jogo disputado no Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa, em Avanca. Depois da conquista do Torneio Internacional de Gaia, os Dragões falharam o segundo troféu da pré-temporada frente a uma equipa que nessa competição tinha vencido por 28-17. 

- O terceiro lugar da 18.ª edição do Torneio Internacional de Viseu será discutido entre o FC Porto e os russos do Chekhovskie Medvedi. Os Dragões falharam a final da competição depois de este sábado terem sido derrotados pelo Sporting por 27-24. 

- O FC Porto perdeu diante do Chekhovskie Medvedi (30-29), no Pavilhão Cidade de Viseu, terminando assim no quarto lugar a 18.ª edição do Torneio Internacional de Viseu. Foi o sexto jogo de preparação dos Dragões em pouco mais de uma semana, o terceiro frente à equipa russa, que venceu dois dos três encontros. 

Basquetebol 

- A Basketball Champions League (BCL), competição organizada pela FIBA que se estreia em 2016/17 com novo figurino, sofreu alterações no seu modelo competitivo inicialmente definido. Assim, o FC Porto necessita “apenas” de disputar a eliminatória frente aos lituanos do Juventus Utena para garantir o acesso à fase de grupos da competição, que será então disputada por 40 equipas, sendo que 32 já têm lugar reservado. 

Na eliminatória frente à Juventus Utena, o primeiro jogo está marcado para 27 de setembro, às 21h30, no Dragão Caixa, e o segundo para dois dias depois, às 16h30 (hora de Portugal Continental), na Arena de Utena, na Lituânia. Caso o FC Porto ultrapasse a formação lituana, já sabe que ficará inserido no Grupo D, juntamente com outras sete equipas. A fase regular contempla cinco grupos de oito equipas, apurando-se para os Playoffs os quatro primeiros de cada grupo e os quatro melhores quintos classificados. 

Os cinco vencedores dos grupos e os três melhores segundos classificados avançam diretamente para a segunda ronda dos Playoffs, enquanto as restantes 16 equipas se defrontam entre si, continuando em prova os oito vencedores na primeira ronda. Seguem para a FIBA Europe Cup os oito melhores classificados entre os que não conseguirem o apuramento para os Playoffs da Basketball Champions League. 

Hóquei em Patins 

- O FC Porto Fidelidade vai disputar seis jogos na pré-temporada 2016/17, que tem início marcado para 20 de agosto. A equipa orientada por Guillem Cabestany vai participar em setembro em dois torneios, depois de realizar o primeiro encontro de caráter particular frente ao Liceo da Corunha, em Espanha.

Os Dragões defrontam o terceiro classificado da edição passada da liga espanhola a 3 de setembro, pelas 19h00, no pavilhão Riazor, na Corunha. Depois, entre 9 e 10, participam no Torneio Euro Cidade Valença, defrontando na estreia a equipa da anfitriã e no dia seguinte o Óquei de Barcelos, quinto classificado em 2015/16, ou com o Liceo da Corunha.

Na semana seguinte o FC Porto disputa três partidas na EliteCup, a primeira das quais agendada para 16 de setembro, frente ao Juventude Viana, sétimo classificado da edição passada do campeonato, com início marcado para as 17h00. Os outros dois encontros realizam-se nos dois dias seguintes com adversários ainda a designar. 

- O sorteio da primeira divisão do campeonato nacional de hóquei em patins colocou frente a frente FC Porto e Óquei de Barcelos na primeira jornada da prova, com o Dragão Caixa a ser o palco da estreia portista no campeonato de 2016/2017. 

O primeiro jogo dos Dragões está previsto para o primeiro dia de outubro, mas é o mês de dezembro que promete muita animação, dada a sequência de jogos teoricamente de dificuldade elevada, que se prolonga até à primeira semana de janeiro. A série repete-se no final do mês de maio e início de junho, na segunda volta. 

Na nona jornada os azuis e brancos jogam no terreno do Sporting, a 3 de dezembro, seguindo-se depois uma receção à Oliveirense, no dia 10, naquele que será o último jogo de 2016 do campeonato. A sequência prolonga-se até à 11.ª jornada, altura em que os azuis e brancos regressam a Lisboa, para defrontar o Benfica, no dia 7 de janeiro. 

A primeira volta da prova termina no dia 28 de janeiro e o campeonato tem o final agendado para o dia 17 de junho, após terem sido disputadas 26 jornadas. 

Ainda antes do início do campeonato, o FC-Porto discute o primeiro título da temporada, a 24 de setembro, data para a qual tem encontro marcado com o Benfica, na Supertaça António Livramento. 

- Hélder Nunes renovou o contrato com o FC Porto Fidelidade até ao final da época 2018/19, acrescentando mais duas épocas ao atual vínculo, que o ligava aos Dragões até junho de 2017. O defesa-médio, de 22 anos, poderá assim cumprir sete temporadas ao serviço dos azuis e brancos, após ter sido contratado em 2012, então com apenas 18 anos, ao HC Braga.

2 comentários:

Artur Matias disse...

Obrigado pelo update.

Pedro Silva disse...

Ora esta. Não tem que agradecer!