domingo, 4 de setembro de 2016

Partidas e Chegadas

O ansiado momento alto da Silly Season. Para nós, desta vez, foi mesmo parvo. Os pasquins da especialidade tinham anunciado/previsto entradas e saídas sensacionais. Trocas e baldrocas com os dois Circos da Segunda Circular a trocarem jogadores como quem coleciona cromos. O nosso presidente consciente (ele próprio afirmou) que tínhamos “batido no fundo” desenvolveria, estratégias para nos tirar da situação. O resultado apenas confirmou o buraco onde nos encontramos. As promessas não passaram disso mesmo, todas no condicional “se vendermos podemos comprar”. E não vendemos (quase) nada. Saíram uns trinta e tal caramelos que se arrastavam entre a equipa B e a principal, alguns emprestados, outros emprestadados. Não entrou ninguém de jeito, ou se quisermos dourar a pilula, chegaram jogadores de qualidade semelhante aos que já cá estavam. Lá diz o velho aforismo “quem espera desespera”.
Confirmaram-se as piores expectativas. Não temos dinheiro nem crédito. A galinha dos ovos de ouro morreu. Razão tinha a nossa cara Miss Blue Bay num dos seus deliciosos artigos no felizmente relançado blogue bibóportocarago. Sem ovos não se podem fazer omeletes. O pior é que para um previsível prejuízo de mais de 50M€ nas Contas a apresentar relativas à última época acresce que vamos entrar no 1º Trimestre do ano desportivo 2016/2017 já com saldo negativo de mais uns 25M€ só na diferença entre Compras e Vendas de 1 de Julho a 30 de Setembro. Poderemos ter a verdadeira dimensão deste último valor quando soubermos quem paga os vencimentos destes jogadores agora “emprestados”.
Confesso que assisti na noite de 31 de Agosto às patifarias dos comentadeiros televisivos a fingirem que sabiam tudo o que se estava a passar nos bastidores das transferências. As tv’s benfiquistas da Cofina preocupavam-se com a ida de Rafa para o clube da treta. Nos velhos tempos quem deitava a mão aos clubes em dificuldades era o dono da fábrica de tecidos lá da terra, o industrial de sapatos, ou um próspero construtor civil. Hoje é a chulice que rodeia o futebol quem manda nos clubes. Recebem comissões de quem vende, de quem compra e do jogador. Em vez de os ajudarem estão a afundá-los e eles ainda não perceberam. 
 
40 anos passaram. Que saudades eu tenho desta foto.
Até à próxima

Sem comentários: