quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Brahimi o “Messias”

Falar de futebol é uma coisa engraçada. Faz lembrar aquele velho ditado português “em casa que não há pão, todos ralham sem razão”.

Realmente a “fome” de títulos que assola hoje a massa adepta do Futebol Clube do Porto está a levar muita gente à loucura… Agora entrou-se na fase do “messias”. Daqui a nada passamos para a fase de exigir a “cabeça” do treinador caso Brahimi o “Messias” não revele ser a solução mágica de todos os problemas da equipa.

Pessoalmente nada me move contra Yacine Brahimi. O jogador tem um talento fenomenal e só não dá tudo o que tem ao serviço do Futebol Clube do Porto porque não quer. É notória a sua falta de vontade. Só quem for mesmo ceguinho é que não vê o óbvio.

Mas vamos supor que Brahimi até que está mesmo disposto a dar tudo por tudo pelo FC Porto. Mas a coisa não vai funcionar nunca porque o actual “problema” do FC Porto é este:

Não obstante, tenho vindo a que Nuno está a trabalhar melhor ao nível da psicologia, do que ao nível da táctica. O problema que vejo é que me parece que muitas das críticas que apontamos à equipa, nomeadamente o posicionamento em organização defensiva e o excesso de bolas sem nexo por alto e em profundidade não vão mudar, porque me parece que fazem parte da ideologia do treinador. Nuno não quer ter a bola muito tempo na defesa. Tenta-se arranjar rapidamente opções de passe curto e, se elas não aparecem, bola na frente e pressão nas segundas bolas. Nuno quer aproveitar o espaço nas costas da defesa adversária e, para isso, está disposto a encostar a sua própria linha defensiva à sua própria baliza. São as ideias dele. Habituem-se! Eu tenho de confessar de que gosto da atitute mas acho que está a ser desperdiçada em ideias que são curtas para o talento individual que temos na frente nomeadamente nos pés de Corona, Otavio e Oliver. De vez em quando, vamos apanhar jogos em que o adversário está mais habituado a lidar com chuveirinho, como aconteceu na primeira parte de ontem, e aí o futebol vai parecer ridículo. Mas outras vezes vamos ter adversários que lidam mal com esta pressão, como o Benfica, e aí podemos brilhar mais.

In Basculação (23/11/2016)

Se os meus caros e minhas caras vissem realmente futebol em vez de andarem a rezar aos “Messias” e a pedir cabeças de treinadores, facilmente chegariam à mesma conclusão a que chegou o prata do blog Basculação. E eu também já venho há muito dizendo o mesmo.

Yacine Brahimi não é um semideus que vai pegar na bola no meio do campo, fintar 6 adversários, colocar a bola por cima do guarda-redes e fazer o golo indo depois festejar dentro da baliza onde se encontra esta mesma bola. Lembrem-se de que estamos a falar da vida real e não de um qualquer simulador onde tudo segue uma determinada lógica.

Até digo mais, se porventura Nuno optar por colocar Brahimi em campo no próximo fim-de-semana, o mais provável é depois os tais que gritam a plenos pulmões pelo “Messias” virem para a Bluegosfera (e não só) criticar o argelino porque este é individualista e dizer que o treinador é incompetente.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja Brahimi, Messi, Suarez, Neymar, Ronaldinho,Quaresma, Ronaldo Fenómeno, Madger, Futre nunca jogariam numa equipa de Nuno Espirito Santo.
São jogadores de playstation.

Pedro Silva disse...

"Ou seja Brahimi, Messi, Suarez, Neymar, Ronaldinho,Quaresma, Ronaldo Fenómeno, Madger, Futre nunca jogariam numa equipa de Nuno Espirito Santo.
São jogadores de playstation."

Se eu ganhasse 1€ por cada disparate que leio estaria multi milionário.

Anónimo disse...

Deve estar bem instalado pelos disparates que escreve

Pedro Silva disse...

Calma aí. Tenho de ser honesto e dizer que 100% do que ganhei para adquirir a minha boa instalação foi proveniente dos seus disparates.

O que seria de mim sem os seus disparatados e preciosos comentários!

E agora o que se segue? Um insulto? Ameaças? Disparates?

Venham de lá mais amostras do fabuloso conhecimento futebolístico do "anónimo". E tudo dentro do contexto do tema se faz o favor. Não vá a malta interpretar mal os seus disparates.

Jorge Vassalo disse...

Essa do Messias é boa.

Não, não é o Messias. É, sim, um activo caro e um grande talento com a bola no pé. Indiscutivelmente, a par de Corona, aquele que melhor pode desatar o nó de um jogo complicado. Deixa-lo de fora POR OPÇAO para levar o banco desequilibrado que se levou... é de bradar aos céus.

A provar isso, estão as substituições. Ou falta delas.

Abraço

José Sampaio disse...

Poderei ser suspeito, por estar de acordo com o que foi escrito, mas se há coisas que me irritam são comentários debaixo do anonimato! Dá-me uma sensação de cobardia, de definir um ser que atira a pedra e esconde a mão!!
Não quero que com isto o visado se sinta ofendido, porque é uma opinião generalista e não direccionada a A ou B.

Respondendo aquele que não teve o são princípio de se identificar, para comentar o texto e expor a sua opinião, deixe-me dizer-lhe caro "anónimo" que a esmagadora maioria dos jogadores que mencionou tem uma "pequenina" diferença em relação ao nosso actual argelino: Jogam com e para a equipa....

Pedro Silva disse...

Na "mouche" José Sampaio. Foi exactamente isto que pensei.

Pedro Silva disse...

"Não, não é o Messias. É, sim, um activo caro e um grande talento com a bola no pé. Indiscutivelmente, a par de Corona, aquele que melhor pode desatar o nó de um jogo complicado. Deixa-lo de fora POR OPÇAO para levar o banco desequilibrado que se levou... é de bradar aos céus."

O facto de Brahimi ser um activo caro obriga a que o treinador tenha de o convocar quer este não mostre interesse e vontade em dar o seu melhor pela equipa?

É que Corona pode ter os seus defeitos, mas sempre que joga corre e dá o que pode e não pode pela equipa. E isto no sistema de jogo que NES implementou.

Não creio que Brahimi esteja com muita vontade de fazer o mesmo senão de outra forma este já teria entrado no onze inicial e feito parte do banco em muitas ocasiões.

Jorge, pinte-se o cenário que quiserem pintar (até porque cada um tem a sua opinião), mas já no final da época anterior Brahimi estava desejoso de sair do FC Porto. Aquelas exibições de luxo nos jogos da Champions e as medianas na Liga NOS queriam dizer alguma coisa.

Até digo mais. Não fico nada admirado se me disserem que nos treinos Brahimi "não dá uma para a caixa".

Tirando Lopetegui e José Mourinho não há treinador do FC Porto que tivesse definido um plantel na pré época.

As opções do actual plantel são fracas e escassas? Pergunte-se ao anterior Director Desportivo porque razão isto é assim.

Antes de se culpar o treinador por tudo tenhamos em consideração que nós - adeptos - não estamos por dentro de tudo. Isto a não ser que o Jorge tenha acesso a dados dos treinos e gestão dos activos (passes dos jogadores) do Clube... Caso seja este o caso retiro tudo o que disse até aqui.

Aquele abraço!