domingo, 27 de novembro de 2016

Mais do mesmo

imagem retirada de zerozero
Não pretendo alongar-me muito sobre o que se passou hoje no Restelo. E não o quero fazer porque é - mais uma vez - mais do mesmo. Os mesmos problemas, a mesma táctica, a mesma falta de capacidade, a mesma falta de eficácia e mesma falta de sorte (a sorte também faz parte do jogo).

Sinceramente já não sei que mais dizer sobre o actual Futebol Clube do Porto. A equipa azul e branca até que joga bem. Precisa de uma parte inteira para poder expressar o seu futebol (é um facto), mas é sempre notória uma grande vontade de fazer o melhor. E quando os onze jogadores escolhidos por Nuno começam a jogar à bola como deve ser, o adversário passa por momentos complicados. Só que… Só que depois nesta altura aparece a ineficácia, a falta de sorte e a pressão de um tempo que se escoa muito rapidamente.

Olhando para o actual estado de coisas não é difícil apontar os problemas e soluções. Melhorar a falta de eficácia dos Dragões nos lances de bola parada. Maior velocidade de execução nas transições defesa-ataque. Melhorar a dinâmica do meio campo para que este não tenha de estar tão recuado no campo. Procurar evitar que um só jogador da equipa contrária consiga espalhar o pânico na defesa do Futebol Clube do Porto. Evitar-se jogar em tabelas quando a defesa adversária está toda concentrada em frente à sua grande área. Procurar o remate de longe por forma a “abrir” uma defesa compactada diante do guarda-redes da equipa adversária. Etc.

A questão que coloco é se Nuno Espírito Santo e o plantel que tem à sua disposição conseguirão dar a volta a estes problemas em tempo útil. E coloco esta questão à frente de todas as outras porque não razoável começar-se a fazer pressão para se iniciar a “dança de treinadores” antes de a época terminar. Isto está complicado, mas o “comboio já está em andamento” e não se pode andar época atrás de época a saltar do dito. NES é para ir até ao fim da época. Isto a não ser que seja notório um claro divórcio entre os jogadores e treinador.

Convêm que – não obstante os problemas que já aqui apontei - tenhamos memória e nos recordemos que pelo Futebol Clube do Porto já passaram treinadores mal-amados que no final da época calaram muito boa gente. Assim de repente lembro-me de Jesualdo Ferreira e Vítor Pereira.

Chave do Jogo: Inexistente. Em momento algum alguma das equipas teve um lance que fizesse pender o desfecho da partida para o seu lado.

Arbitragem: Fraco. Muito fraco. Aos 40 minutos Manuel Oliveira livrou Abel Camará da expulsão depois do avançado luso-guineense ter encostado a cabeça ao central brasileiro Felipe. Num relvado deveras complicado devido à chuva constante o árbitro optou por um critério largo, acabando por tolerar muitas das entradas duras dos atletas da equipa da Cruz de Cristo.

Positivo: Iker Casillas. Crucial na fase final do jogo. Especialmente na altura em que o FC Porto perdeu por completo o sentido do jogo.

Negativo: Incapacidade do ataque azul e branco. Não é com tabelas e jogadas lentas que se marcam golos a uma equipa como CF Os Belenenses.

Artigo publicado no blog o gato no telhado (26/11/2016)

4 comentários:

rbn disse...

Vamos ser honestos.

Antes os adversários viam do outro lado Deco, Hulk, Falcao, Derlei, Moutinho, Mario Jardel, Lucho, Fernando Reges, Otamendi, Bruno Alves, Aloísio, Jorge Costa, Maniche, Raul Meirelles, e a lista é longa, quase interminável...

Hoje os adversários vêem do outro lado Jotas, Depoitres, Bolys, Herreras, Evandros e Varelas...

Ora bem, vendo estes do outro lado, qualquer treinador ou jogador de meia-leca de qualquer time de meia-leca vai chegar à conclusão que a maioria dos que ali estão não são muito melhores que os nossos, nem de perto nem de longe...
que não há ali nenhum fora-de-série...
que não há ali ninguém que resolva jogos sozinho...
que não há ali nenhum bicho-papão...
resumindo, não metem medo...

Como não metem medo, qualquer treinador meia-leca de qualquer time meia-leca vai chegar à seguinte conclusão: vamos jogar olhos nos olhos, vamos irritar, vamos enervar, vamos meter 2 autocarros, vamos fazer anti-jogo e ficar à espera do erro para tentar um golito fortuito...

E assim, os jogadores dos tondelas e aroucas desta vida quando jogam contra nós, fazem verdadeiros jogões de atitude, de entrega, de luta...ontem foi a vez dos grandes craques de classe mundial como florent, abel camará, vitor gomes e etc ( que levaram um verdadeiro baile do boifica no mesmo restelo e podiam ter sido goleados por 5 ou 6 já na 1ª parte ) assustarem o Porto...o MVP do jogo foi andré sousa, outro grande craque de classe mundial...

Vamos ser honestos, este plantel do FCP podia perfeitamente ser de um Braga, de um Guimarães ou clubes deste quilate, não é plantel de um clube de top.
Casillas é o único de classe mundial, mas não marca golos...

E pra terminar, se passarmos aos 8ªs da champions, porque os milhões são sempre importantes financeiramente, desportivamente o que lá vamos fazer com estes jogadores e este treinador?
Levarmos um goleada histórica e passarmos vergonha?

Pedro Silva disse...

O plantel do FC Porto é (efectivamente) um problema... Mas mão é o único problema rbn.

As equipas ditas mais fracas já não tem medo do FC Porto porque durante quase dois anos o Dragão implementou um futebol miserável e previsível que lhes retirou o medo. NES não está a conseguir dar a volta a isto e parece-me que está a perder o controlo da equipa...

Anónimo disse...

Está na hora de os sócios se fazerem à vida ........... e fazer o que deve ser feito .......
Não esperem pelo Presidente ( que já não tem idade para gerir a obra que brilhantemente criou);
Não esperem pelos senhores da S.A.D. porque é natural que em primeiro lugar queiram manter as suas regalias financeiras associadas direta e indiretamente ao cargo.
Não esperem que os árbitros sejam imparciais e marquem os penalties quando existem, porque quando os há .... até se falham escandalosamente.
Não esperem que o treinador mude algo .... porque já se percebeu que não vai mudar nada.
Não esperem muito da equipa, porque cerca de metade do plantel não tem qualidade para representar o clube, embora alguns sejam de grande qualidade.
Os problemas não se resolvem com assobios, lenços brancos e mudança de treinador.
Os sócios devem democraticamente e ordeiramente exercer os direitos que os estatutos permitem.
Basta de estar sempre à espera do que o Presidente vai dizer ou fazer.
Outros clubes tiveram problemas parecidos ou piores que o nosso e os sócios tiveram a coragem de os resolver.
Aqui está tudo à espera que a casa venha abaixo.

Pedro Silva disse...

"Os problemas não se resolvem com assobios, lenços brancos e mudança de treinador."

Ora nem mais!