quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Ao fim de 11 jornadas, quando faltam duas para terminar a primeira volta, o FC Porto segue invicto na liderança desta primeira fase do Andebol 1, agora com 33 pontos. No Dragão Caixa, o FC Porto venceu sem dificuldades o Arsenal da Devesa por 39-25, num jogo em que depressa conseguiu uma vantagem no marcador que permitiu a Ricardo Costa gerir o esforço do plantel tendo em conta que se seguem dois jogos no espaço de três dias.

- O FC Porto mantém o registo 100 por cento vitorioso esta época, após bater o Madeira SAD, por 33-30, em jogo antecipado da 12.ª jornada do Andebol 1, devido ao encontro desta sexta-feira (18h00 de Portugal Continental) frente aos austríacos do Bregenz, para a primeira mão da terceira eliminatória da Taça EHF. Apesar de os portistas aparecerem como visitantes a partida decorreu no Dragão Caixa, pois houve uma inversão de jornada (a viagem à Madeira será na segunda volta). Mas nem o fator casa evitou que o encontro fosse dos mais difíceis da temporada, com os madeirenses a manterem a incerteza quase até ao final. A vitória era mais importante do que a exibição, visto que dá provisoriamente aos portistas cinco pontos de vantagem sobre os perseguidores Benfica e Sporting.

- O sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal, realizado na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa, ditou a visita do FC Porto ao recinto da Sociedade de Instrução e Recreio 1.º Maio, de Picassinos, Marinha Grande, da 3.ª Divisão Nacional. O encontro está agendado para 10 de dezembro (sábado), na Escola Nery Capucho.

Os Dragões estreiam-se na edição deste ano da segunda competição mais importante do andebol português, enquanto a equipa do distrito de Leiria eliminou o Andebol Clube de Lamego na primeira eliminatória (zona dois), por 36-21, e o São Paio de Oleiros, do Andebol 2, por 27-24. Ambos os encontros foram disputados na Marinha Grande.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e bateu o Galitos Barreiro (82-66), no Dragão Caixa, somando assim a quarta vitória em cinco jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. Em partida a contar para a sexta jornada do campeonato, os azuis e brancos superiorizaram-se ao conjunto barreirense e voltam agora a focar-se na Taça da Europa da FIBA.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade segue invicto no Campeonato ao vencer o Candelária por 10-4 na ilha do Pico, nos Açores. Numa noite cheia de golos, os Dragões marcaram dez para garantir a sexta vitória na prova, com Gonçalo Alves e Hélder Nunes a chegarem aos três golos cada, a que se somaram dois de Vítor Hugo, um de Reinaldo Garcia e outro de Jorge Silva. A equipa de Guillem Cabestany mantém-se assim no grupo dos primeiros classificados que somam por vitórias os jogos disputados no escalão máximo do hóquei em patins nacional.

Ciclismo
 
- A equipa de ciclismo do FC Porto, que terminou a temporada de 2016 a ser distinguida como a melhor equipa portuguesa do ano, já está a preparar a nova época, registando três entradas e apenas uma saída (Rafael Reis).

Entre entradas e saídas, Nuno Ribeiro, diretor desportivo do W52-FC Porto-Porto Canal, fez as contas e garante que a equipa vai estar tão ou mais forte do que em 2016, até porque os ciclistas que chegam permitem à equipa encarar novos desafios.

Amaro Antunes é talvez o nome mais conhecido dos três novos Dragões. Aos 25 anos, o ciclista algarvio chega aos portistas depois de ter terminado a última edição da Volta a Portugal no sexto posto, ao serviço da LA Antarte. Nuno Ribeiro prefere não comparar Antunes com Rafael Reis, pois são ciclistas muito diferentes, mas não tem dúvidas em classificar o novo Dragão como “uma das promessas do ciclismo português”.

A aposta no futuro parece ter sido um fator determinante nas escolhas do diretor desportivo azul e branco e “promessa” foi também a palavra utilizada por Nuno Ribeiro para classificar o português Tiago Ferreira e o espanhol Jacobo Ucha, que representava o Boavista.

Sem comentários: