segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Pois é Nuno Espírito Santo. Pois é…

imagem retirada de ojogo

Futebol Clube do Porto 1 x SL Benfica 1. Que dizer sobre este empate que sabe a uma derrota bastante amarga?

Primeiro que os azuis e brancos fizeram um jogão! É verdade que o Benfica de Rui Vitória vinha com a clara intenção de jogar para o “pontinho” (típico de equipa pequena), mas também é verdade que o Futebol Clube do Porto tudo fez para que os benfiquistas não pensassem noutra coisa senão no pontinho. Os portistas tiveram o controlo total do jogo durante uma hora e coleccionaram oportunidades atrás de oportunidades de golo. O problema foi que os azuis e brancos não souberam ser eficazes (a “malapata” do costume) e “esbarraram” muitas vezes num guardião de nome Ederson que foi adiando – até ao limite - o golo do FC Porto.

Contudo os Dragões lá chegaram ao tento que os colocou em vantagem diante das Águias. E é aqui que entra o segundo ponto desta minha analise dado que foi a partir deste momento que uma qualquer psique - que não sei explicar qual é e muito menos a sua origem - se apossou da mente dos atletas azuis e brancos que pensaram que poderiam gerir esta vantagem até ao fim do jogo. Atente-se que Diogo Jota tinha marcado o golo do FC Porto aos 50 minutos da partida, pelo que faltavam jogar ainda mais 40 minutos e os descontos (uma boa meia hora, portanto) até ao término da partida. Acto insano pensará – e bem - o leitora/a, e também o deve ter pensado Nuno Espírito Santo (NES) que face ao que tinha no seu banco de suplentes jogou as “pedras” que tinha ao seu dispor e aqui chegamos ao terceiro ponto desta minha analise.

As “mexidas” de NES no onze portista deixaram a entender que a tal loucura dos jogadores do Futebol Clube do Porto era intencional e que tinha sido – muito provavelmente – ensaiada nos treinos. Rui Vitória ia fazendo o que costuma fazer quando a sua equipa não vai de encontro ao desejado pelo técnico. Já NES perante o que estava a acontecer optou – e em certa medida bem – por tentar reaver o controlo do meio campo, mas esqueceu-se que o meio campo não se resume ao meio campo defensivo da sua equipa… Havia que “esticar” o jogo até aos avançados que estavam sozinhos na frente a lutar contra o mundo e arredores. Eis então que NES tem a brilhantíssima ideia de colocar Héctor Miguel Herrera em campo. Um beltrano mexicano que (citando um amigo meu) com o jogo a acabar ele sem pressão e sem motivo nenhum dá um bico para canto? É que se fosse só hoje... Dos jogadores mais burros que já vi a vestir a camisola do Porto. E ainda lhe dão a braçadeira e dizem que não o venderam por 30 milhões. Rir para não chorar mesmo.

Concluindo; não é justo estar a fazer do tal beltrano mexicano a principal razão de um estapafúrdio empate caseiro diante de uma equipa pequenina que no final festejou o dito como se de um feito se tratasse, mas a verdade seja dita que se não fosse a intervenção do tal beltrano mexicano se calhar estaria aqui a dissecar uma magra - mas bem conseguida - vitória do Futebol Clube do Porto diante de uma equipa do nível do Vitória de Setúbal.

Com tudo isto o SL Benfica continua na liderança isolada da Liga NOS a 5 pontos de distância e o Futebol Clube do Porto em segundo com cada vez mais adversários “à perna”. Bem sei que ainda falta muito campeonato, mas com as tristes figurinhas como a que vi hoje não sei se vai ser possível conquistar o título esta época. A ver vamos.

Chave do Jogo: Apareceu aos 50´ - altura do golo de Digo Jota - para equilibrar uma contenda que estava a ser completamente dominada pelo Futebol Clube do Porto. A partir desta altura os dragões deixaram de dominar o jogo e possibilitaram às águias chegar ao golo do empate.

Arbitragem: No Estádio é bem mais complicado seguir a par e passo o trabalho da equipa de arbitragem, mas pelo que vou lendo (no geral) Artur Soares Dias fez uma boa arbitragem, como tal aceito que Artur Soares Dias e os seus Assistentes tenham feito uma boa arbitragem.

Positivo: Os 60 minutos de Porto à Porto. Durante uma hora de jogo os azuis e brancos dominaram por completo a partida e impuseram o seu futebol.

Negativo: Nuno Espírito Santo. O recuo do FC Porto após o golo não foi inocente. NES tem de perceber que isto não é como treinar o “Circo Lim de Valência”. 
 
Artigo publicado no Blog o gato no telhado (06/11/2016)

9 comentários:

Anónimo disse...

Se a culpa é do Herrera por ceder um canto, então é banir todos os jogadores que cedam cantos.

Pedro Silva disse...

§ Anónimo

E ler o texto todo antes de comentar?

RBN disse...

Na minha opinião, Herrera tem que ser vendido já em janeiro por qualquer preço. Se calhar, até paga-se para quem quiser ficar com ele. Como é possivel este sujeito ainda jogar num clube como o Porto?

Em 3 anos e meio de clube, Herrera já deveria ser uma referencia na equipe, um titular indiscutível e intocável, tipo Lucho ou Fernando "polvo" ( que aliás, entrou no 2º tempo e fez um jogão contra o Barça na Champions), mas não é.

Aquele Herrera do mundial 2014 e da seleção mexicana, que é um jogador completo, incansável, que joga e faz jogar, que defende e ataca com a mesma intensidade, que faz gols de outro mundo e é o MVP em quase todos os jogos da seleção, NUNCA chegou a fazer 1/10 no Porto.

Herrera é simplesmente um dos jogadores que mais erra passes e que mais gera contrataques aos adversários, irritando até os mais calmos monges do tibete.

Em 3 anos e meio de casa, já deveria ter evoluído e contribuido muito mais, mas o que se vê é um jogador que mais parece um manequim de funerária, que consegue jogar mal 10 jogos consecutivos, e que ontem, com apenas um par de minutos em campo para segurar a bola e deixar correr o tempo, com duzentas mil opções, optou pela pior e gerou o canto que deu o gol do empate.

Este mexicano bipolar não tem mais condições de vestir o manto azul e branco, tal como Varela. Se em 3 anos e meio virou capitão mas continua sendo o patinho feio, algo está mal... capitão do time e patinho feio são coisas que nunca combinaram, ainda mais numa mesma pessoa...

Não consigo ( se calhar nenhum portista consegue) vê-lo transformar-se num belo cisne nos próximos meses... a não ser que aquele Herrera do mundial 2014 resolva de repente aparecer... mas se não apareceu até agora, duvido muito que apareça nos próximos tempos...

Infelizmente, será um jogador que não deixará saudades... espero, pelo bem do clube, que a partir de janeiro, esse mexicano de duas caras esteja bem longe do Olival...

Herrera é que que chamamos no Brasil de PÉ-FRIO...

Anónimo disse...

E nesses 3 anos quem é o pé quente?

Anónimo disse...

O Herrera já não devia estar no FCPorto, ele e Reyes depos da primeira época miseravel que fizeram nunca mais voltavam, NA ALTURA ASSUSTEI-ME QUANDO COMEÇARAM A VIR MEXICANOS E DEPOIS ESPANHOIS EM detrimento dos brasileiros e colombianos e infelizmente o tempo veio a dar-me razão, até porque os lampiões já tiveram no passado espanhois e mexicanos a dar com um pau e era só novelas ! O MAIS GRAVE É PARA ALÉM DE JOGAR REFULARMENTE E MAL, O HERRERA PODIA TER SIDO VENDIDO E NÃO FOI E AINDA CHEGOU A SER CAPITÃO !!!!
DEVEMOS TUDO AO PINTO DA COSTA, MAS PENSO QUE O TEMPO DELE JÁ PASSOU, É GRITANTE AQUILO QUE SE VÊ, UMA EQUIPA DESIQUILIBRADA COM CENTRAIS MEDIOCRES E UM GUARDA REDES QUE RECEBE MILHOES E É PIOR QUE FABIANO QUE FOI EXCLUIDO DO CLUBE POR TER SIDO O GUARDA REDES MENOS BATIDO EM 2012 DA LIGA . O DESNORTE FINACEIRO E DESPORTIVO DO CLUBE É TOTAL !!! QUALQUER SÓCIO OU ADEPTO NO ESTADIO NAO PERCEBEU A CONTRATACAO DO LOPETEGUI, NEM DO PESEIRO, NEM DO NUNO... VENDEMOS AO DESBARATO OTAMENDI E MAICON E AGORA TEMOS UMA DAS PIORES DUPLAS CENTRAIS DA 1ªDIVISÃO FILIPE E MARCANO, QUE POR COINCIDENCIA AMBOS ESTRARAM-SE NA EQUIPA COM UM AUTOGOLO !!!
O PIOR É QUE PARA O ANO HÁ MAIS DO MESMO, MAS SEM TORRES, SEM JOTA E SEM ANDRE SILVA... SÓ FICAM OS RESTOS
PS: NEM QUERO OUVIR FALAR QUE JOGARAM BEM, POIS COMO PINTO DA COSTA DIZIA NO PASSADO, O INTERESSA É AMELHAR PONTOS PARA SER CAMPEÃO, E PRA SEMANA JÁ TEMOS O FCPORTO DE SETUBAL OUTRA VEZ...

Anónimo disse...

9 cantos a favor do Benfica e o Herrera é que ó responsável por fazer um canto. Enfim

Anónimo disse...

Positivo: Os 60 minutos de Porto à Porto. Durante uma hora de jogo os azuis e brancos dominaram por completo a partida e impuseram o seu futebol.

Exactamente. A partir dos 60 minutos deixamos de existir e isso foi fatal.

Piorquemao disse...

Karma's a bitch,...

Pedro Silva disse...

Vamos a ver se me faço entender dado que parece estar a existir aqui alguma dificuldade na interpretação deste meu artigo.

Herrera devia ter resolvido o dito lance de outra forma. Devia, mas não o fez apesar de já ter experiência suficiente para saber que não se deve inventar numa altura critica. O mexicano deveria ter chutado a bola para bem longe porque o apito de final do jogo estava já ali ao virar da esquina. Ponto.

Agora não façam desta burrice de Herrera a causa do empate. Sejam objectivos e analisem o empate à luz de toda a partida.

O que eu vi durante a partida - e menciono no texto - foi um Futebol Clube do Porto que banalizou o seu adversário até ao minuto 60 e que depois de se ter colocado em vantagem resolveu defender o resultado até ao fim. E não o fez porque o adversário resolveu começar jogar à bola... Tal aconteceu porque a equipa portista tinha instruções para tal senão de outra forma não se explica que NES tenha feito as substituições que fez e o FC Porto tenha continuado a recuar cada vez mais no terreno do jogo.

Portanto, podemos e devemos criticar Herrera pelo que fez mas não devemos - de forma alguma - culpabiliza-lo pelo amargo empate. Nuno Espírito Santo é que foi o principal responsável pelo mau resultado neste jogo.