domingo, 20 de novembro de 2016

Todos Morreram Calçados

Com o título original THEY DIED WITH THEIR BOOTS ON lembrei-me desta coboiada exibida há algum tempo pela RTP, um clássico do cinema assinado por Raoul Walsh, narra a vida do heroico General Custer, desde os tempos de juventude passados na Academia de West Point até à sua espetacular ascensão no exército, passando pelas batalhas travadas com os índios, culminando na batalha de Little Big Horn em Junho de 1876, que retrata de uma maneira brilhante o que foi a luta pelo crescimento do oeste Americano.
Prontos! Lá vem a pergunta sacramental: “O que é que isto tem a ver com futebol?” Tem muito já vão ver. Qual foi o joguinho que nos custou sangue, suor e lágrimas mas mesmo assim morremos calçados? A metáfora significa “morrer de pé”, “morrer aprumadamente”… o que os meus amigos quiserem pensar. Quer isto dizer que nos vamos arrastando penosamente, vitória aqui, empate acolá. Olhem! Até ficamos sem Luís Castro que seria o provável sucessor de Nuno Espirito Santo. O homem deve ter apanhado enorme susto ao pensar nessa hipótese depois do empate com o clube da treta meteu o Dragão de Ouro debaixo do braço e pirou-se para Vila do Conde. O nosso presidente em entrevista ao JOGO, pelo contrário, acha que “estamos no trilho certo”. Não ficou esclarecido a que lugar na classificação se estava a referir.
 
Também nesta semana assistimos a dois momentos inolvidáveis. No primeiro Pinto da Costa, Lourenço Pinto e Antero Henrique estiveram juntos na tomada de posse do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto onde naturalmente também se encontravam Fontela Gomes, Artur Soares Dias e a restante cambada. Tudo boa gente claro está! Viu-se no jogo com o Chaves de que lado eles estão.
Foto de O JOGO
O segundo momento, esse bem mais hilariante, foi quando a rapaziada da SAD, reunida no Auditório do Dragão, aplaudiu de pé e por aclamação as lindas Contas da temporada. Espero bem que o título do filme escolhido não seja premonitório e que alguns dos personagens aqui referidos não lhes aconteça o mesmo que ao General Custer. Andam tantos índios por aí! 
 
Até à próxima

Sem comentários: