sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Ganhar na sexta para olhar para domingo e quarta-feira

Esta fase do mês de fevereiro acarreta sempre uma questão muito relevante para as equipas portuguesas que chegam às segundas fases das provas europeias. Aconteceu com o Benfica na última jornada e acontece com o FC Porto agora. Jogar na Liga NOS frente a um adversário como o Tondela antes do glamour de uma noite europeia acaba por trazer sempre a questão do foco dos jogadores. Por muito que se queira é impossível não ter aquela ideia de resolver o jogo cedo para gerir a pensar na Europa. 
 
É contra esta ideia que Nuno Espírito Santo se terá debruçado na preparação do jogo desta sexta-feira frente ao Tondela. O FC Porto não se pode dar ao luxo de abrandar na luta pelo título e este jogo com a equipa de Pepa pode significar a liderança do campeonato e logo numa jornada onde o Benfica tem uma complicada deslocação a Braga. O treinador portista também não deverá entrar na onda da rotoção dos jogadores.
 
Equipa de má memória para os portistas
 
Do lado do Tondela as coisas começam a apertar. Pepa ganhou apenas por uma vez nos cinco jogos nos quais orientou a equipa e, na jornada passada, a equipa beirã perdeu em casa com o Feirense. No último lugar e já com quatro pontos de atraso para a primeira equipa que está fora da linha de água, pontuar é essencial.
 
O Estádio do Dragão pode até nem ser, teoricamente, o melhor sítio para o Tondela ir à procura desses pontos. Ainda assim, não nos podemos esquecer que a equipa agora treinada por Pepa até venceu na única vez que jogou na casa portista. Na temporada passada um golo de Luís Alberto valeu uma derrota humilhante ao FC Porto de José Peseiro. Já esta temporada os dragões não foram além de um empate sem golos em Tondela.
 
Com uma série de vitórias considerável, com todo o plantel à disposição e com a questão óbvia da diferença de qualidade nos plantéis, o FC Porto tem de ser visto como o grande favorito na partida. A tal «fortaleza» tem estado ao nível que NES tem pedido e seria uma surpresa não se ter um novo líder no final da desta partida. O desafio será mesmo não pensar na Juventus. 
clicar para ampliar

Sem comentários: