terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A equipa de andebol do FC Porto foi derrotada pela formação do Göppingen, por 31-27, no jogo da 2.ª jornada do Grupo B da Taça EHF. O desaire no Dragão Caixa frente à formação alemã é o segundo em outro tantos jogos no grupo, que é liderado precisamente pelos atuais detentores do troféu, o Göppingen.

Basquetebol

- O FC Porto bateu a Oliveirense (69-60), no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, reforçando assim a liderança isolada da Liga Portuguesa de Basquetebol, agora com 37 pontos, mais dois do que a Oliveirense e do que o Benfica. Os Dragões somaram o 17.º triunfo em 20 jogos na prova e podem selar matematicamente o primeiro lugar nesta fase em caso de vitória na deslocação ao reduto do Illiabum.

- Já não há dúvidas, nem sequer matemáticas, de que o FC Porto vai terminar na liderança a primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, mesmo com uma jornada ainda por disputar. Depois do triunfo no pavilhão do Illiabum (81-67) os campeões nacionais fecharam definitivamente a questão do primeiro lugar, independentemente do desfecho da receção ao Maia Basket, marcada para dia 25 de fevereiro (sábado), às 17h00 (Porto Canal), no Dragão Caixa, da 22.ª e última ronda desta fase. Os dois pontos de vantagem sobre Oliveirense e Benfica garantem que o FC Porto vai entrar na segunda fase na condição de líder.

Hóquei em Patins

- Nada melhor do que uma vitória para ultrapassar um jogo menos conseguido. O FC Porto Fidelidade sabe-o bem e foi exatamente isso que procurou desde o primeiro momento, com sucesso na receção à Juventude de Viana. Os Dragões venceram o encontro da 15.ª jornada, por 4-1, com um “bis” de Gonçalo Alves, um golo de Hélder Nunes e outro de Rafa. À condição, a equipa de Guillem Cabestany é agora segunda classificada, com 37 pontos.

- O FC Porto Fidelidade goleou o Bassano, por 13-3, na sexta e última jornada do grupo B da Liga Europeia, que os Dragões terminam assim na segunda posição (13 pontos), atrás do FC Barcelona (15). O apuramento para os quartos de final – em que os azuis e brancos enfrentam, a duas mãos, a 11 de março (casa) e 1 de abril (fora), os espanhóis do Reus – já era uma certeza antes da partida, bastava saber se seria conseguida no primeiro ou no segundo lugar. Contudo, era muito improvável que o FC Barcelona perdesse em casa com o Mérignac (quarto e último do grupo), pelo que cedo o interesse do encontro se cingiu a conhecer os números da vantagem do FC Porto. A vitória pareceu desde os primeiros segundos uma certeza, tal a superioridade em pista.

Ciclismo

- O colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step) venceu, ao sprint, a primeira etapa da edição de 2017 da Volta ao Algarve em bicicleta, impondo-se nos metros finais ao alemão André Greipel (Lotto) e ao francês Nacer Bouhanni (Cofidis), segundo e terceiro classificados do dia, respetivamente.

- O portista Amaro Antunes exibiu-se em grande nível, na segunda etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, cruzando a meta no quarto lugar, a 33 segundos do vencedor e novo camisola amarela, o Irlandês Daniel Martin (Quick-step). Na etapa rainha da edição de 2017, que terminou com uma contagem de montanha de primeira categoria no ponto mais alto do Algarve, no topo da Serra de Monchique, o algarvio confirmou o bom andamento que já tinha demonstrado em Valência, melhorando inclusive o 7.º posto alcançado na edição de 2016. O quarto lugar na etapa garante também ao corredor azul e branco o quarto lugar na classificação geral, a 43 segundos do novo líder da prova.

- Amaro Antunes manteve um lugar entre os 10 melhores da Volta ao Algarve depois de terminar no 51.º posto (a 1m54s) o contrarrelógio individual da terceira etapa, ganho pelo espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar). O campeão europeu da especialidade gastou menos quatro segundos do que o campeão mundial Tony Martin (Katusha) e cinco do que o novo camisola amarela Primoz Roglic (Lotto-Jumbo), terminando a tirada com o tempo de 21m21s.

- Tal como seria de prever, a quarta etapa da Volta ao Algarve em bicicleta terminou com uma luta ao sprint, ganha pelo alemão André Greipel (Lotto-Soudal), e não trouxe alterações no que a classificação geral diz respeito, o que significa que o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor parte para a quinta e derradeira tirada como nono classificado. Amaro Antunes terminou tranquilamente a etapa integrado no grupo principal, conservando assim os 1m54 segundos de atraso para o líder da geral.

- O portista Amaro Antunes fechou da melhor forma uma brilhante prestação na edição de 2017 da Volta ao Algarve em bicicleta, vencendo destacado a quinta etapa, que terminou no Alto do Malhão. O ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor confirmou o bom momento que já tinha demonstrado na também internacional Volta à Comunidade Valenciana, não dando qualquer hipótese a um pelotão recheado de estrelas do World Tour. Venceu a etapa com o tempo de 4h29m28s, deixando o segundo à distância de 12 segundos. A camisola amarela ficou na posse de Primoz Rigloc (Lotto-Jumbo).

Desporto Adaptado

- O FC Porto obteve 24 medalhas e oito recordes nacionais absolutos ​no Campeonato Nacional de inverno de Natação Adaptada, em que participou com 15 nadadores. A prova decorreu nas Piscinas Municipais da Mealhada, e contou com a participação dos melhores atletas a nível nacional.

Das 24 medalhas, sete foram obtidas na categoria de absolutos, 13 na de seniores e quatro na de esperanças.Em relação aos recordes nacionais, o grande destaque vai para o nadador Amadeu Cruz (S11) ao melhorar os seus tempos nos 50 metros livres (37.27), 100 metros livres (1:20.77), 400 metros livres (6:01.99) e 100 metros bruços (1:50.46).

Ana Barbosa (S6) voltou a bater o recorde nacional nos 50 metros livres (1:33.41) e 100 metros livres (3:08.34). Também Teresa Barbosa (SB4) conseguiu o mesmo feito nos 100 metros bruços (4:08.27) e Pedro Prazeres (SB3) nos 50 metros bruços (2:04.02).

Natação

- Paula Oliveira conquistou a medalha de ouro na prova dos 50 metros bruços do Meeting Internacional de Lisboa, que decorreu no Complexo de Piscinas do Jamor.

A nadadora do FC Porto cumpriu a distância em 33,63 segundos e subiu ao lugar mais alto do pódio, suplantando, entre outras, Raquel Pereira (Algés) e Maria Carrillo (Federação Andaluza), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Sem comentários: