sexta-feira, 30 de junho de 2017

O Cantinho das Modalidades

  • Andebol
- O FC Porto está representado por quatro jogadores e pelo seu treinador em 2016/17 na lista de nomeados da Federação Portuguesa de Andebol para a eleição dos melhores da época, divididos por três categorias: melhor jogador, melhor guarda-redes masculino e melhor treinador. A votação decorre até às 23h45 de 10 de julho.

Entre os nomeados para a categoria de melhor jogador estão os portistas Miguel Martins (na foto) e Daymaro Salina, na qual concorrem com Belone Moreira (Benfica), Fábio Magalhães (Madeira SAD) e Carlos Ruesga (Sporting). Alfredo Quintana e Hugo Laurentino disputarão com Humberto Gomes (ABC), Hugo Figueira (Benfica) e Matej Asanin (Sporting) a corrida para melhor guarda-redes masculino da temporada. Ricardo Costa está nomeado para melhor treinador, juntamente com Carlos Resende (ABC), Hugo Canela (Sporting), Carlos Martingo (Avanca) e Paulo Fidalgo (Madeira SAD).

Os nomes apresentados resultam de nomeação direta por parte dos treinadores dos clubes das principais competições nacionais (masculinas e femininas) e a votação apura os três finalistas de cada categoria. Os vencedores serão anunciados na VII Gala do Andebol, marcada para 26 de Agosto, em Pinhel. 

  • Basquetebol
- Pedro Bastos renovou o contrato que o liga ao FC Porto por duas temporadas, ficando desta forma garantida a sua continuidade no plantel dos Dragões para 2017/18, tal como Miguel Miranda. Esta renovação com o base português, de 22 anos, contempla ainda a possibilidade de as duas partes prolongarem o vínculo até 2019/20. 

  • Hóquei em Patins
- O FC Porto Fidelidade venceu a Taça de Portugal de hóquei em patins, após bater o Tomar por 5-1, somando assim o terceiro troféu na temporada. Depois do triunfo na Supertaça, a abrir, a equipa de Guillem Cabestany conquistou o campeonato, no passado sábado, fechando a época com a vitória na Taça: os Dragões são detentores de todos os troféus nacionais, feito que não se verificava desde a temporada de 2005/06. No jogo decisivo, no pavilhão de Gondomar, golos de Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Reinaldo Garcia, Jorge Silva e Vítor Hugo velaram a 16.ª Taça de Portugal do historial azul e branco.

- O FC Porto é o clube mais representado na lista de 13 pré-convocados da seleção portuguesa para a participação no Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que se realiza em Nanjing, na China, entre 3 e 9 de setembro, integrado na I edição dos World Roller Games. O guarda-redes Nélson Filipe e os jogadores de campo Rafa, Gonçalo Alves e Hélder Nunes vão integrar o estágio final da equipa lusa, que arranca a 8 de agosto, no Luso. O selecionador Luís Sénica terá de excluir três jogadores da convocatória final para a competição.

Convocados

Guarda-redes: Ângelo Girão (Sporting), Nélson Filipe (FC Porto) e Pedro Henriques (Reus)

Jogadores de campo: Henrique Magalhães (Liceo Corunha), Luís Querido (Óquei Barcelos), Hélder Nunes (FC Porto), João Rodrigues (Benfica), Diogo Rafael (Benfica), Rafa (FC Porto), Ricardo Barreiros (Oliveirense), Reinaldo Ventura (Óquei Barcelos), Gonçalo Alves (FC Porto) e João Souto (Oliveirense) 
 
  • Bilhar
- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto venceu a formação do Ginásio do Sul, por 4-0, mantendo assim a perseguição à liderança da final six do campeonato nacional quando faltam disputar dois jogos para se ficar a conhecer o campeão de 2016/17. Os campeões europeus continuam a três pontos do Benfica.

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto sagrou-se campeã nacional, revalidando assim o título que já lhe pertencia de 2015/16. Na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, os portistas venceram a formação do Benfica na 12.ª e última jornada da final six, por 2,5-1,5, ultrapassando os rivais no momento decisivo da prova. É o 22.º título para os Dragões, que somaram 27 pontos, mais um do que o Benfica.

Sem comentários: