segunda-feira, 17 de julho de 2017

O Cantinho das Modalidades

  • Andebol
- O FC Porto entra em prova na Taça EHF 2017/18 na segunda ronda de qualificação, com jogos agendados para 7 ou 8 e 14 ou 15 de outubro de 2017. Os Dragões qualificaram-se para a competição por via do segundo lugar obtido na última edição do Andebol 1 e vão procurar repetir pelo menos a campanha do ano anterior, em que ultrapassaram a terceira ronda de qualificação e acederam à fase de grupos. Os sorteios da primeira e segunda eliminatórias realizam-se a 18 de julho, na sede da EHF, em Viena.

A segunda ronda de qualificação inclui os 15 vencedores da primeira ronda e os 17 cabeças de série, entre os quais se inclui o FC Porto. Para a última barreira antes da fase de grupos (18 ou 19 e 25 ou 26 de novembro), as 16 formações apuradas irão juntar-se no sorteio (17 de outubro) a equipas poderosas como o Göppingen (campeão em título) e o Granollers, que defrontaram os portistas na época passada, e outros velhos conhecidos como La Rioja, Füchse Berlin e Saint-Raphaël.

  • Ciclismo
- Amaro Antunes sagrou-se vencedor da edição 2017 do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. Ao terminar em terceiro lugar a quarta e última etapa da prova, que ligou São Martinho do Porto ao Parque Eólico da Carvoeira (162 quilómetros), o ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor segurou a camisola amarela e o primeiro lugar da geral individual.

A W52-FC Porto-Mestre da Cor também triunfou por equipas. 

  • Desporto Adaptado
- Depois do grande sucesso na fase de pares e equipas, na qual Carla Oliveira conquistou a medalha de ouro no par BC4, a fase individual do BIESFED 2017 Regional Open teve dois Dragões em acção na seleção portuguesa de boccia: Bruno Ribeiro e a já referida Carla Oliveira.

Bruno Ribeiro, na classe BC3, passou em primeiro lugar na fase de grupos após vencer os dois jogos, o primeiro frente a Jari Rummukainen (Grécia) e o segundo por falta de comparência do seu adversário, Thomas Knoth (Alemanha). Nos oitavos de fina, Bruno Ribeiro foi eliminado por Christoffer Hagdahl (Suécia), uma vez que, apesar de ter vencido os dois últimos parciais, os pontos obtidos não foram suficientes.

Carla Oliveira, na classe BC4, ficou em segundo lugar na fase de grupos depois de ter vencido Anita Raguwaran (Alemanha) e de ter sido derrota por Andrzej Janowski (Polónia). A perspetiva seria passar à fase seguinte, mas a desclassificação de dois atletas israelitas alterou a organização da prova e ditou a eliminação de Carla Oliveira.

- Carla Oliveira e Pedro da Clara, atletas de boccia do FC Porto da classe BC4, foram convocados para representar Portugal no BISFed 2017 Sevilha World Open, três dias depois de Carla ter conquistado a medalha de ouro na mesma categoria durante o Regional Open de Poznan, na Polónia, fazendo par com Manuel Cruz e Domingos Vieira.

O World Open decorrerá de 23 de julho a 7 de agosto, em Sevilha, Espanha, e apresenta-se como mais uma etapa de preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que se realizam em agosto e setembro de 2020.

  • Natação
- O FC Porto foi terceiro classificado na edição de 2017 do Campeonato Nacional Masters de Verão, disputado na Piscina Municipal de Vila Nova de Famalicão, em jornadas de 10 horas ininterruptas que contaram com a participação de 685 nadadores, dos 25 aos 90 anos, em representação de 65 clubes.

A equipa portista, menos numerosa do que as representações do Fluvial Portuense e do Algés, primeiro e segundo classificados, respetivamente, conquistou o maior número de medalhas (25) no escalão principal, somou um total de 1.312,00 pontos, venceu várias provas e bateu 12 recordes nacionais da categoria.
 
- Mariana Barbosa, nadadora juvenil do FC Porto, conquistou a medalha de ouro nos 200 metros mariposa na final dos Campeonatos Absolutos-Júnior da Andaluzia em que está a participar ao serviço da seleção nacional. Foi com o tempo de 2.22,42 minutos que a jovem atleta venceu a prova e subiu ao mais alto lugar do pódio, fixando assim& um um novo máximo pessoal.

Sem comentários: