terça-feira, 29 de agosto de 2017

Nuno Cabral a Palhaça-Pobre

Já conhecíamos dos anos 70 Teté A Mulher Palhaço. Tempos heroicos em que viajámos aos Sábados nos autocarros da Mundial Turismo para no dia seguinte ir a pé até Alvalade ou à Luz ver o nosso FC do Porto ser gamado. Como os roubos eram sempre ao Domingo, na véspera, os Portistas tinham várias hipóteses de divertimento.
Enquanto uns optavam por ver um espetáculo de Revista no Parque Mayer que anos mais tarde Santana Lopes transformou em cacos outros iam ao Bairro Alto ouvir uns fadunchos no Timpanas ou na Severa. Uma vez fomos à Encosta do Castelo, onde Teté irradiante de graça nos divertia a todos, assistir à sua atuação no Chapitô (hoje Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo). Outros ficavam-se pelo João do Grão e a seguir ao jantar não falhavam um cafezinho no Nicola. Depois, ou dormíamos numa pensão rasca da Praça da Figueira cheia de pulgas, ou passávamos pelo Maxime na Praça da Alegria só para ver as gajas. Madrugada adentro, ala que se faz tarde, íamos dormir pr’á caminheta ao cimo do Parque Eduardo VII.

Não me lembro de alguma vez ter visto outras Mulheres-Palhaças mas recordo com saudade o Circo do Coliseu do Porto, sob a direção musical irrepreensível do Maestro Florindo. Nesse tempo os palhaços, os Irmão Campos, ou o Zéquinha não se travestiam de palhaças eram mesmo homens. “E SÃO PORTUGUESES” gritava o Tony Dantas!

Vem tudo isto a propósito do programa Universo Porto – Da Bancada ter revelado mais uma das identidades de Nuno Sobral. Depois de “menino-querido” (ao centro na imagem) usa o nick “Eva Mendes palhaça-pobre” numa estranha troca de emails com o árbitro João Pinheiro, o delegado da Liga Nuno Sobral e o diretor jurídico do clube do regime Paulo Gonçalves.
Sendo Nuno Sobral “Palhaça-Pobre”, Paulo Gonçalves deve ser o Palhaço-Rico. São os elos de ligação entre os árbitros e o clube da treta que depois pedem pareceres a Ricardo Costa e a outros ”Abreus”. Pergunto: o que estarão as instâncias desportivas (FPF, CA, CD, CJ, APAF) à espera? A sumidade jurídica Ricardo Costa que levou com o processo Hulk pelas ventas abaixo, não devia demitir-se ou ser demitido por participar nestas fantochadas? Emitir pareceres a pedido de clubes e/ou árbitros que mais tarde poderá ter que julgar?

O imbecil do Dia Seguinte, o crítico cinematográfico Gobern, os ex-jogadores da “instituição” que vomitam as cartilhas nas Tv’s, o senhor Rui Santos, o paquiderme mentiroso relapso da TVI24 e os diretores vendidos dos pasquins transformados durante anos em órgãos oficiosos do clube da treta ainda tem lata para continuar com a ladainha da “verdade desportiva”?

Para finalizar por agora (descansem que há mais) não seria interessante juntar os pedaços todos e enviá-los para a UEFA embrulhados em celofane para lhes mostrar quem é este clube que classificam no seu ranking em 9º lugar? Olhem que até o tetra da treta foi aldrabado!

Ate à próxima.

1 comentário:

Fernando Tavares disse...

Muito bom José Lima aliás como sempre
Abraço