quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Meirim e os Apóstolos

Salazar não deixava transferir Eusébio. Quando Humberto Coelho levantava o braço o árbitro marcava fora-de-jogo! Agora é a mesma coisa. Eliseu agride um adversário, o Padre do relvado e o Padre da casota acham normal e o Bispo da Comissão de Arbitragem, o senhor Meirim, não castiga Eliseu. Diz que os 2 Padres não viram nada que lhes fizesse mudar de opinião e ele também não! Faz-me lembrar Saeed Al-Sahhf Ministro da Informação de Saddam Hussein.
Os mails comprovando o compadrio existente entre a “instituição” e as estruturas desportivas, judiciais e governativas explicam muita coisa. A gestão do Futebol foi entregue pelo nosso Governo à FPF. Tem uma cadeia hierárquica composta por benfiquistas. Começa no senhor Meirim e acaba no senhor Proença um criado às ordens de Sua Excelência, o “Primeiro-Ministro”! Por sua vez o Conselho de Arbitragem está à vontade. Não tem ninguém a vigiá-lo nas roubalheiras que entende fazer com as nomeações cirúrgicas semanais e nas classificações dos árbitros. Resta a APAF criadagem menor desta estrutura que se limita a distribuir os Padres pelas freguesias, seguindo as indicações das “palhaças-pobres” e dos “meninos queridos”. Condição essencial: ajoelharem-se todos à “instituição”!
Pela parte das instâncias desportivas ou do Governo incluindo este anódino Secretário de Estado do Desporto estamos conversados. Não sabe o que faz, o que diz ou o que pensa. Tentou intervir com castigos nas claques ilegais do clube da treta numa segunda-feira, cuspiram-lhe em cima no fim-de-semana seguinte. Até hoje nunca mais abriu bico.

Em condições “normais” não perdíamos a Liga 3 anos seguidos. Mas não pensem que o problema está “no tempo que Pinto da Costa tem de presidência, a passividade da administração caduca, ou a inexistência de uma candidatura credível”. O problema está numa associação de malfeitores sem vergonha que se apossou da FPF. Uma verdadeira Máfia conhecida há décadas como clube do regime que trata por tu a governação. Desde o tempo da outra senhora todos os sucessivos governos vergaram-se ao seu poder.

Por tudo isto a minha cara caiu de espanto quando o senhor Meirim presidente do Conselho de Disciplina e figura relevante no Tribunal Arbitral do Desporto cuja competência específica é “administrar a justiça nos litígios que relevam do ordenamento jurídico desportivo” desceu do seu Olimpo para se se reunir com os Árbitros!
Que eu saiba, José Manuel Meirim não tem que ir “ensinar o padre-nosso ao vigário”! Fiquei tão espantado como se me tivessem contado que o Juiz Carlos Alexandre tinha reunido com os Advogados do Ministério Público para lhes ensinar a estratégia que devem usar para enfiar Oliveira Costa ou Ricardo Salgado na cadeia!
Como se sentirá Fontela Gomes, presumivel responsável pela cambada que semana após semana maltrata a sua profissão? Quem dirige os cursos de formação? Onde estão os castigos para os amigos do clube da treta que não veem as cacetadas aos adversários e depois vão pedir ajudas ao Paulo Gonçalves via “palhaça-pobre” ou “menino querido”?

Até à próxima