terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Pinto da Costa Veio à Tona

Tarde e a más horas. Mas ainda bem que acordou. Foi a surpresa do último feriado. Ao comprar os jornais dei de caras com O JOGO e nem hesitei. No Sábado saiu a Parte II.
Curiosamente no mesmo jornal José Eduardo Moniz, vice-presidente e administrador da SAD do Benfica que ninguém sabe o que por lá faz a menos que seja passar informações para aquele nojo de programas da TVI24 disparou contra FC Porto e Sporting: "Não me interessa o que os outros dizem de nós. É-me indiferente ouvir os outros a ladrar. A caravana passa e nós continuamos a trabalhar", disparou. Quando falou em ladrar lembrei-me que devia estar a referir-se à Moura Guedes que tem a boca do tamanho de uma cloaca. Só pode.
Pinto da Costa começa logo com a sua habitual ironia a propor “candidatar” ao Guiness o fora-de-jogo tirado pelo VAR que Jorge Sousa aproveitou para interromper a jogada. Depois relata partes da conversa com Fernando Gomes que incidiu sobre as claques ilegais, a atitude irresponsável (o termo é meu) do IPDJ, a ausência de respostas à carta enviada para o Ministro da Educação, a enormidade de asneiras cometidas por todos os vídeo/árbitros, e estranhou a escolha de Rui Costa que “não tem condições para continuar a apitar” assim como “a ausência de Artur Soares Dias” num jogo entre grandes. 

Seguiram-se várias perguntas e respostas sobre o tema “arbitragem” completando “por mim acabava já com o VAR”. Como no espaço disponível para esta crónica não cabem todas as perguntas e respostas aconselho todos os Portistas a lerem a entrevista na edição impressa porque a mesma tem “pano-para mangas”. Também os painéis televisivos carregados de cartiheiros “benfiquistas irresponsáveis e fanáticos” mereceram referência. Apontados a dedo Rui Gomes da Silva, João Gobern, Diamantino, Rui Pedro Braz, Luís Aguilar.
Sobre os emails e perguntado porque não foi feita inicialmente a entrega à polícia disse: “primeiro mostramos e depois entregamos”. “Não podíamos estar calados perante aquela bandalheira e compadrio”. Mais afirmou que “do Governo não espero nada!” “Quando se trata do Benfica assobia para o lado!” “Mas da Polícia Judiciária espero pela seriedade com que estão a trabalhar.
 
Abordado o castigo de 6 meses a Fernando Madureira o presidente mostra-se indignado. “Foi usado pela FPF durante o Europeu como homem-do-dia pelo apoio e liderança da claque”. “Agora leva 6 meses não por ter cantado mas porque alguém cantou”. “Vi com indignação o lagarto ardeu foi o very light que o coseu (mas com f). Aconteceu alguma coisa? Nada!”
 
Tema quente foi a análise da calendarização dos jogos da LIGA na medida em que o FCP foi prejudicado nos dias de descanso. “O FC Porto mostrou o seu desacordo mas não teve poder. Fizemos um contrato com a SportTv, fizemos com a MEO que entrega os jogos a quem quiser. Protestámos no jogo com o Benfica por ser em cima do jogo com o Besiktas, mas não adianta nada protestar, porque a última palavra é deles”.
Sobre o Grupo G-15 Pinto da Costa comentou; “achei muita graça a essa apologia do ódio (referia-se à entrevista dada por António Salvador no final do jogo com o Sporting) no fundo o que querem é mais dinheiro. Mas há uma coisa que não compreendo. Se os clubes são os donos da Liga, se estão na Direção da Liga faz algum sentido reunirem-se em Vila do Conde, amanhã em Cabeceiras de Basto e depois em Olhão?
 
Acerca da proposta da criação de um Órgão Autónomo para a arbitragem foi muito claro: “Quem propõe isso não conhece os Regulamentos da UEFA e da FIFA que não permitem”. Sobre a greve anunciada pelos árbitros e a decisão de retirarem o símbolo da Liga NOS o presidente foi perentório. “Sei o que faria se fosse eu o patrocinador. Não pagava e rescindia o contrato!
No tema plantel foi afirmativo: “se a disposição do Sérgio fosse essa, por mim renovava contrato com ele já hoje”. “Óliver não está de saída, quero renovar com Ricardo e Marcano”. Com Casillas não há qualquer razão para que não fique até ao fim do contrato”. Sobre entradas: “estamos a tratar de contratar dois jogadores, podendo Wendel ex-Fluminense vir por empréstimo do clube atual o PSG”.
Por último à pergunta sobre como vê o futuro das competições internacionais lá foi dizendo: “é só ver o dinheiro que os clubes portugueses recebem das televisões e das camisolas e o que recebem os estrangeiros”! “Vejo que países como Portugal cada vez terão mais dificuldades para lá entrar. “Este ano quem fez pontos? O FC Porto e o Sporting. Quando temos um clube que até é campeão e acaba com zero pontos na Liga dos Campeões, como podemos pensar que vamos ter muitos participantes na Europa
 
Quanto à inflação nas transferências e salários perguntado pelo que faz a UEFA respondeu: Não pode fazer nada nem pode limitar os salários porque ninguém aprova. Os representantes que lá estão dos países como a Inglaterra, Espanha e Alemanha serão contra.
 
Até à próxima

Sem comentários: