sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Para não perder o topo de vista

Depois de uma atribulada viagem ao Estoril, o regresso a casa para o FC Porto. O Tondela é o adversário, numa altura em que os dragões estão com um jogo a menos do que os rivais e, por essa razão, largaram o topo de forma provisória.

Este próximo mês será, também face a esta conjuntura inesperada, um teste à mentalidade da equipa de Sérgio Conceição, que não quer perder de vista o primeiro posto e o facto de depender apenas de si própria para colocar um ponto final na longa seca e conquistar o campeonato.
 
Dificuldades e dúvidas

O encontro da primeira volta, em Tondela, foi de difícil resolução para os portistas, que encontraram uma equipa de bloco baixo e organização defensiva aguerrida. O encontro no Dragão não deverá ser muito diferente no que toca à abordagem de Pepa, ainda que o técnico tenha garantido uma equipa proativa.

Também tendo em conta os desempenhos de destaque do Tondela em Vila das Aves e Guimarães, adivinha-se que o FC Porto encontre dificuldades na procura de espaços em zonas ofensivas, precisando assim de encontrar soluções.

O problema, do ponto de vista dos portistas, é que essas soluções não são tão vastas assim: Brahimi está de fora, assim como Otávio; Corona atravessa uma fase de pouco fulgor e a aposta em quatro laterais nos primeiros 45 minutos no Estoril não deu certo.

Ouvindo as declarações de Sérgio Conceição, e a admissão de erro do treinador, parece evidente que a aposta no onze não se irá repetir, restando a dúvida sobre quem sairá: Maxi Pereira ou Layún... ou até os dois.

Há ainda mais questões a ter em conta do ponto de vista físico: Marcano e Marega estão limitados, pelo que também no eixo da defesa e no ataque há dúvidas a dissipar.
 
Sem pressão mas com ambição

Em Tondela vivem-se dias de alegria face à campanha da equipa na Liga NOS. O 10º lugar transmite grande tranquilidade e a equipa de Pepa vem de uma série muito auspiciosa, com três jogos sem perder, incluindo vitórias contra Feirense e Vitória SC.

Antes disso houve derrota pesada com o Benfica, é verdade, mas houve também uma visita muito positiva ao terreno do Aves. Pepa está tranquilo, embora consciente da extrema dificuldade do desafio.

Essa boa fase da equipa reforça a ambição de surpreender e conquistar pontos no Dragão, apesar de ausências relevantes no meio-campo.
CLICAR PARA AMPLIAR
Retirado de zerozero

Sem comentários: