segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Canal Onze na FPF

É verdade. Projetado para iniciar as transmissões em Março de 2019, esta nova plataforma vai ocupar a posição 11 nas várias operadoras do cabo. A marca está registada na IMPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) assim como na União Europeia e a ideia já vem há mais de 1 ano a ser amadurecida.
Em princípio a programação será sobre futebol, não só das competições profissionais, quer sejam das seleções ou dos clubes, mas incluirá as dezenas de outras provas organizadas pela FPF nomeadamente Futsal, Futebol feminino, Futebol de Praia, Torneios interassociações etc. que habitualmente não chegam ao grande público. 
O canal onze poderá futuramente concorrer no mercado dos direitos televisivos do futebol para Portugal, ideia que a LIGA admitiu há algum tempo para “conseguir distribuir melhor receita pelos clubes mais modestos sendo interessante verificar que os 3 clubes grandes são contrários à criação de uma estrutura que centralize os direitos televisivos. O canal onze irá emitir 24 horas por dia e já começou a seleção de funcionários.
O diretor do Canal será Nuno Santos que trabalhou fora de Portugal nos últimos anos, na África do Sul e em Espanha, e é uma das personalidades mais relevantes do panorama audiovisual. Jornalista de formação foi Diretor de Programas e de Informação da RTP e da SIC. Lançou a SIC Notícias. Nos últimos cinco anos liderou projetos de conteúdos fora de Portugal na Multichoice, a maior plataforma de TV de África e também em Espanha na StoryLab do Grupo Dentsu Aegis.
 
Ao seu lado estarão jornalistas como Jaime Cravo ex-Sport TV contratado pela FPF em fevereiro deste ano, Sara Freitas ex-jornalista do Porto Canal, Andreia Sofia Matos antiga jornalista da TVI e Jorge Leitão ex-jogador e treinador do Arouca, clube que deixou no final de maio. A mais recente contratação para Diretor de Conteúdos foi Carlos Daniel, o benfiquista de Paredes, conhecido pelo seu ódio visceral ao FC do Porto.
Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, afirmou que “o Canal 11 tem tudo para ser um sucesso” e garantiu que a empresa vai continuar “a apoiar” a federação. São firmes os laços que unem a Altice Portugal à FPF. As duas entidades têm vindo a assinar diversos protocolos, como aquele que tornou a Meo a patrocinadora oficial da seleção nacional até 2024. A dona da Meo aprofundou essa parceria com a assinatura de um novo protocolo com a FPF que passa também “por uma forte componente tecnológica”. 
 
Até à próxima

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