segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Equipa do Século XXI

É a pura verdade que a melhor equipa Portuguesa do século XXI acaba de encerrar com chave de ouro o Campeonato 2010/2011 na Pérola do Atlântico, mais propriamente em casa de um Presidente vermelho encapotado, que há tempos afirmou provocatoriamente que, o FC Porto utiliza as pessoas como um guardanapo, lembram-se?

Pois este cavalheiro foi no Sábado passado anfitrião do FC Porto, tendo a honra de ver jogar no seu relvado a melhor equipa Portuguesa do Século XXI e que é considerada uma das 5 melhores equipas europeias! Realmente o FC Porto este campeonato limpou-se ao guardanapo chamado «Liga Zon Sagres» deixando os restantes participantes, sem excepção, com os beiços besuntados e oleosos.

Bastará recordar a tabela classificativa onde o primeiro dos últimos ficou a 21 (vinte e um) pontos atrás do FC Porto! Tudo isto, com um Treinador, como os benfiquistas gostam de apelidar (de miúdo), que mostrou a todos que o facto de ser jovem na profissão, não impede de ser uma revelação pela positiva. Um treinador com a idade de André-Villas-Boas, que chega a uma equipa com a exigência de um FC Porto e consegue bater recordes, atrás de recordes, inclusive igualar um recorde de invencibilidade que já tinha 38 anos datado de 1972/1973 (Benfica), só pode ser merecedor, dos maiores elogios ao conseguir, apesar da sua juventude, este feito que ficará gravado a letras de ouro para sempre, no historial deste enorme clube, com o nome deste comprovado “grande treinador” , Luís André Pina Cabral Villas-Boas.

A equipa herdade de Jesualdo Ferreira e “reconstruída” com a entrada de jogadores de 1ª água, apostando numa nova filosofia e identidade de jogo que André desde logo imprimiu, sem medo, ou receio de falhar, deu no que deu. Um Porto imparável, apesar de algumas encomendadas rasteiras bem forjadas, (por outro lado), da nossa arbitragem.

A cobiça dos grandes Clubes Europeus, aos apetecíveis diamantes de altíssimo kilate a jogarem no FC Porto já estão sobre mira, aliás como há anos tem sido normal, vermos chegarem os gigantes dos euros, libras e rublos, para se abastecerem com qualidade no FC Porto. Até nisto, temos esse invulgar recorde! Não há no nosso país, nenhum clube que tenha exportado tanto como o FC Porto. Julgo ser oportuno, recordar talvez a maior, pelo menos a mais valiosa transferência para a tesouraria do FC Porto, levada a efeito com o jogador lateral-esquerdo Aly Cissokho.

Em Janeiro de 2009 o FC Porto compra ao Vitória de Setúbal o passe deste jogador por 300 mil euros. Em Junho de 2009 passados 6 meses, é transferido para o “Olympique Lyon” por 15 Milhões de euros!

A época ainda não acabou felizmente e estou certo que, o bom desempenho do FCP vai continuar e de Dublin, vamos trazer o Caneco que, será o primeiro Troféu em Portugal com o nome de «Liga Europa» pois o que cá já temos bem guardado, dá por nome Taça UEFA.

Gostaria de deixar um apelo ao nosso Presidente Jorge Nuno da Lima Pinto da Costa. Observe e empenhe-se pessoalmente na rápida construção do «Museu do FC Porto», aliás promessa feita,na altura da recandidatura. Recordo que as instalações do Bingo estão a ser estudadas para rentabilizar esse espaço hoje fechado conforme se pode ler:

Uma equipa de arquitectura tem desenvolvido nos últimos meses projectos para a reconversão do espaço e terá até ao momento apresentado duas alternativas: a mais forte proposta passa por ocupar os 1 300 metros quadrados que a sala tem e encontrar uma solução para expandir um pouco mais essa área de modo a concretizar o objectivo da direcção, que quer fazer “um museu em grande escala” integrado nas instalações do Estádio do Dragão.

Álvaro Pinto, presidente do Conselho Cultural do clube, salienta a sua satisfação pelo facto de o projecto avançar no próximo triénio de presidência de Pinto da Costa e ressalva o enorme espólio que o clube tem para ocupar as salas de troféus.

“Temos mais de 15 mil taças armazenadas, algumas delas de grande valor, como por exemplo um troféu que vencemos ao Arsenal há muitas décadas e que é feito de ouro maciço. Todas essas taças estão em excelente estado de conservação, já que temos o cuidado de as limpar periodicamente, e além disso há outros artefactos com grande valor, como equipamentos de outros tempos, entre outras novidades”, sublinha o dirigente portista para quem o futuro museu vai ser um destaque no roteiro turístico da cidade. “Não tenho dúvidas de que vai ser visita obrigatória não só para os adeptos que vivem perto do estádio mas também para quem vem ao Porto e gosta do clube.”

Assim espero que venha a acontecer e que lá se venha a destacar o troféu que será disputado no próximo dia 18 Maio . Acredito e tenho fé que o traremos de Dublin.

2 comentários:

JOSE LIMA disse...

Excelente texto caro Tavares.
Quando li o título pensei que se estava a referir à TROIKA. Vi num jornal: "John Lipsky assume interinamente a direcção-geral do Fundo Monetário Internacional. O socialista francês Dominique Strauss-Kahn foi detido sábado à noite em Nova Iorque, acusado de agressão sexual a... (não sei como pareceu-me ler: Portugal). É que ouvi dizer no autocarro “o FMI veio f....-nos”!
Ainda bem que o meu amigo se estava a referir ao nosso FCP.
Abraço

Pedro Silva disse...

Mais um excelente e oportuno texto do nosso Tavares.

É desta forma que gosto de ver o FC Porto a calar os que venderam a Alma ao Diabo da Freguesia de Benfica.

Tanto mau dizer o Presidente do Marítimo atirou pela boca fora porque queria € á força toda, e eis que o FC Porto vai á Madeira com os Reservas e derrota a Equipa que este Sr. preside.

Enorme bofetada de luva branca. É assim que o FC Porto deve reagir em vez de andar a gastar o latim com gente que mais parece uma personagem de um filme de Ficção rasca do Cineasta Vasconcelos.

Cumprimentos a todos.