terça-feira, 17 de maio de 2011

Até que é verdade

Salvo erro, após o FC Porto ter garantido a passagem á Final da Liga Europa e depois de o SC Braga ter feito o mesmo, o Presidentes Portista (Pinto da Costa) disse o seguinte: "pelo que se viu na temporada, em termos de facilidade seria mais fácil com o Benfica. Os nossos jogos com o Sporting de Braga foram sempre complicados, enquanto com o Benfica os resultados foram sempre mais desnivelados".

Bem sei que muitas vezes Pinto da Costa tem intervenções públicas estapafúrdias (veja-se por exemplo a baixeza de dialogo que este teve quando soube que Laurentino Dias afirmou publicamente que ia apoiar o SC Braga na Final de Dublin), mas sucede que, apesar de ser irónico, Pinto da Costa tem toda a razão. Na altura em que PC disse tal coisa, certos sectores da Blogosfera Portista rapidamente se apressaram a criticar este pensamento e opinião, só que não pararam dois minutos para pensar e perceber que Pinto da Costa pode ter muitos defeitos mas de Futebol percebe ele.

Por muito ódio que esta gente tenha ao Benfica, só lhes ficava bem olharem para o futebol sem palas e com olhos de ver. O SL Benfica de Jorge Jesus está formatado para jogar ao ataque. Seja qual for o resultado os Jogadores Benfiquistas têm uma tendência natural para atacar desenfreadamente, aplicando muito do seu físico nos primeiros minutos dos jogos. Foi assim contra o Lyon na Liga dos Campeões e foi assim contra o PSH e PSV na Liga Europa. Em ambas as situações os Encarnados marcaram muitos golos, mas também sofreram alguns. Não fosse a qualidade dos adversários baixa e alguma sorte e o Clube de Lisboa teria sido eliminado da Liga Europa da mesma forma que o foi na Liga dos Campeões.

O SC Braga é precisamente o oposto do Benfica. Os Bracarenses são uma Equipa que está talhada para Jogos a duas mãos. Defendem muito e bem, são Senhores de uma Contra ataque mortífero e nos Lances de Bola parada são Mestres. Domingos nunca teve problemas em gerir derrotas de um a zero que depois transformou e vitórias claras no Estádio Municipal de Braga. Naturalmente que uma Equipa com este ADN tem muitas dificuldades numa Prova onde a regularidade das Equipas ditam a sua Classificação Final, como foi o caso da Liga Zon Sagres e da Liga dos Campeões - Fase de Grupos, onde o Braga terminou num honroso 4º e 3º Lugar respectivamente.

Portanto, é muito mais complicado derrotar uma Equipa que faz lembrar as Equipas Italianas dos anos 90 (que dominaram a Europa do Futebol nesta altura) como é o caso do Braga, do que uma Equipa que só sabe correr desalmadamente até á exaustão como é o caso do Benfica.

Só mesmo a pura fanfarronice e ódio ao Rival da Freguesia de Benfica é que pode levar alguém a afirmar que a Final da Liga Europa contra o SC Braga é muito mais fácil do que se fosse contra o SL Benfica. Alias, em jeito de conclusão, recordo estas pessoas de que a equipa que mais trabalho deu ao FC Porto no Campeonato em casa e fora foi precisamente o Sporting Clube de Braga que foi derrotado no Dragão por 3 a 2 e em Braga por 2 a 0 com dois golos do Defesa Central Otamendi.

1 comentário:

Tiago Ferreira disse...

Totalmente de acordo. Eu acredito que o nosso Porto vença, porque acredito sempre nos nossos rapazes, mas enganam-se redondamente os que pensam que vai ser fácil, e que a final já está ganha.

cumprimentos