terça-feira, 5 de julho de 2011

Falcao e Guarín na Copa América

Com os principais campeonatos europeus de férias e com o mercado de transferências a ferver, parece que não sobra muito para nos satisfazer a fome pelo "desporto rei" nesta altura do ano. Mas a um oceano de distância decorre uma prova importantíssima. A Copa América é a mais importante competição a nível de selecções do continente americano.

Por se encontrar tão longe quase nos esquecemos dela. Também a diferença no horário, que faz com que alguns jogos decorram quando a maioria de nós já está a dormir, não ajuda a que acompanhemos esta competição.

Vou-vos deixar aqui uma primeira crónica sobre o que aconteceu neste arranque da competição e, já agora dar algum ênfase aos jogadores portistas presentes.

A prova, a decorrer na Argentina, arrancou na madrugada de sexta para sábado com a selecção anfitriã a defrontar a Bolívia. Os argentinos partiram para esta prova como favoritos para a vitória, mas o primeiro encontro acabou por não ter o resultado desejado. Um empate 1-1 com a modesta Bolívia não estava nos planos de Messi e companhia.

Curiosamente, Lionel Messi poucos dias antes disse que tinha um pressentimento que iria vencer um Mundial com a selecção Argentina. Ele referia que já tinha conquistado tudo a nível pessoal e de clubes, mas que lhe faltava ganhar com a Argentina.

A segunda partida foi entre equipas do mesmo grupo das anteriores, Grupo A. A Colômbia defrontou a Costa Rica, com Falcao e Guarín como titulares. Os dois portistas já haviam expressado a vontade de trazer para a sua selecção o espírito vencedor do FC Porto.

Apesar de não terem marcado, os dois portistas estiveram em bom plano e ajudaram a sua equipa a vencer por 1-0. O melhor elemento da Costa Rica foi o guarda-redes que evitou males maiores.

Quarta-feira jogam a Colômbia e a Argentina. Radamel Falcao mostrou-se cauteloso ao antever o encontro. "A Argentina é um gigante que está a dormir e pode acordar a qualquer altura. Contra eles, temos que realizar uma boa partida."

Este domingo jogou outra das selecções favoritas, o Brasil, que apenas conseguiu alcançar um empate frustrante contra a Venezuela.

1 comentário:

Pedro Silva disse...

Excelente Crónica caro armando.

Pelo que tenho visto esta Copa América não é para "meninas". Ou fazem por ganhar os jogos ou então perdem pontos e o Chile mostrou isto mesmo no jogo de ontem contra o México.

O Brasil armou-se em galo e deu no que deu. Para a próxima o Mano Menezes que coloque a jogar o Bicho Verde em vez da passarada que resolvei convocar.

Uma última palavra para Guarín. Parece que o Colombiano está a começar a Temporada em alta e a sua forte estatura física deve estar a valer-lhe de muito ou não fosse esta a Copa América.

Grande abraço Armando.