quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fanfarrões versus Humildes

Toda a gente sabe, ou pelo menos deveria saber, que nada na nossa Vida é garantido sem muito trabalho, esforço, sacrifício e dedicação. É uma regra básica a Universal que pauta a vivência de qualquer um de nós e não existe nada no Mundo que contrarie tal coisa. No Mundo do Futebol esta regra também se aplica e que o digam Brasil e Argentina que entraram na Copa América convencidos de que os seus Estatutos lhe garantiam os louros da vitória. A única excepção prendeu-se com o Chile que entrou em campo convencido que era o maior pelo simples facto de estar a defrontar um México muito limitado, mas que depois deu o litro e venceu o jogo.

Aqui no nosso Portugal SL Benfica e Sporting CP parecem esquecer-se desta importante lição de Vida e partem para aquilo que muitos apelidam de fanfarronice. Todos os dias lemos capas de Jornais com Jogadores destes dois Clubes a afirmarem que vem para ser Campeões ou que vão fazer Temporadas excepcionais. O mais engraçado é que a maioria destes jogadores nunca jogou na Europa e os que jogaram geralmente eram a 3ª ou 4ª opção dos Treinadores.

Não estou com isto a querer provocar os adversários do FC Porto e muito menos a desvalorizar os Jogadores que estes contrataram. Apenas estou a fazer referência ao brio profissional e vontade de trabalhar que os Atletas que os Dragões contratam em contraste com as contratações que fazem Sporting e Benfica. Kléber é o exemplo vivo de alguém que assinou pelo Porto e que afirmou publicamente que vinha para trabalhar e aprender com os seus Colegas. Iturbe, o jovem Jogador Argentino que veio rotulado como Craque, também afirmou o mesmo, chamando até a atenção de que o futebol na América do Sul é muito diferente do Futebol Europeu.

São estes pormenores que fazem a diferença e são eles que levam os Clubes a ganhar e a perder Campeonatos e Taças. Quando temos um grupo de Jogadores que se acha o maior da minha rua e que vai ganhar tudo e mais alguma coisa, ao mínimo falhanço eis que o verniz estala e depois cada jogo é uma Final com uma pressão tremenda. Mas pelos vistos os responsáveis dos Clubes da 2ª Circular parecem ainda não ter aprendido e se calhar nesta nova Temporada que vamos entrar vamos ter mais do mesmo.
Por isto meus caros Portistas, preparemo-nos para a barulheira que ai vem. Não será nada de novo, pois já todos sabemos que para a malta da Luz o nosso Clube só ganha por causa do estado do Tempo, da Lua Cheia, do estado do mar, da má disposição do Presidente da Republica Dominicana, etc., sendo que a única coisa de diferente é que os Viscondes do Sporting também vão andar com esta música.

Aproveito para dar a conhecer aos nossos leitores o Equipamento do FC Porto 2011/12 (imagem em cima e em baixo) que foi apresentado ontem. Podiam ter feito uma coisa melhor (principalmente no alternativo), mas para o que é serve muito bem.

2 comentários:

Duarte disse...

No alternativo só pecam aquelas listas azuis. Não é tão bonito como do ano passado, que era fantástico, mas não deixa de ser belo.

Pedro Silva disse...

Para ser muito sincero caro Duarte, o equipamento principal é mui9to parecido com um que o nosso FC Porto usou na segunda Temporada de Jesualdo (salvo erro) e o Alternativo é simplesmente horrível (faz lembrar o alternativo do tempo do FC Porto Campeão Europeu em 2004).

Mas pronto, os tipos já não sabem que mais inventar.

Grande abraço.