segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plantel 2011/12 (Parte III)

Depois de um período longo e forçado eis que o tema Plantel 2011/12 do FC Porto volta á baila. Tenhamos em atenção que eu não irei ter em consideração as contratações de Alex Sandro e Danilo porque não os conheço e ainda não os vi a jogar em solo Europeu num Campeonato que não seja o divertido Brasileirão ou a bélica Copa dos Libertadores da América. Depois de dada a minha opinião e análise sobre a Baliza e Defesa do Dragão, eis que vou agora debruçar-me sobre o ponto fulcral de qualquer equipa: O Meio Campo.

Penso que neste sector haverão muitas variantes e adaptações, mas há uma pedra que nunca poderá sair senão será o fim de tudo o que possa planear. Estou-me a referir a João Moutinho. Com o Português em campo o Treinador pode montar o Centro do Campo Portista da maneira que melhor entender e compô-lo como quiser, mas se este ficar de fora por qualquer razão, o Clube azul e Branco terá um enorme vazio no Meio Campo só comparável aquele que foi deixado por Lucho Gonzales há duas Temporadas atrás. Em resumo, Moutinho não pode sair seja porque motivo for. Isto porque não existe ainda nenhum sucessor á sua altura no actual Plantel Portista.

Para mim o ponto mais fraco do Meio Campo Portista é a posição de Médio mais Defensivo. Fernando que em condições normais seria o Sr. desta posição, só que o Brasileiro parece já não estar com a cabeça no FC Porto e já desde o final da Época anterior que só faz disparates. Souza, Guarín e Castro parecem ser as alternativas, mas Souza parece não estar habituado com esta posição, Guarín ainda não integrou a Equipa porque esteve a disputar a Copa América e os inícios de Época do Colombiano não costumam ser brilhantes e Castro apesar de ter mais do que qualidade para jogar nesta posição tem de entrar em campo com mais calma e com a cabeça fria.

Rúben Micael tem mostrado ser uma alternativa interessante a Belluschi que nunca mais foi o mesmo desde que lesionou na Temporada anterior, se bem que tanto um como o outro entendem-se muito bem com João Moutinho e constroem jogadas interessantes. O Argentino Belluschi tem como vantagem o simples facto de saber marcar os Livres de uma forma muito mais eficaz do que Micael.

Como se pode verificar, tirando o sector mais defensivo do meio Campo, Vítor Pereira tem á sua disposição Jogadores com enorme qualidade e talento para enfrentar as duras provas que o dragão t6erá pela frente. Cabe agora ao Técnico Português saber conciliar este talento que tem á sua disposição para que o nosso clube apresente um Meio campo tão bom, ou melhor, como o da Temporada anterior.

Feita uma sucinta analise ao Meio Campo do Dragão, faltará apenas colocar a lupa sobre o Ataque do FC Porto onde há muito para dizer. Mas isto é algo que será devidamente dissecado muito em breve (seguramente antes do jogo para a Supertaça Cândido de Oliveira).

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde! Se ninguém comprar o polvo estragado, coloca-se o polvo de molho no banco. Pode ser que ganhe outro sabor!

Claro que me estou a rir!
Urge resolver a situação.

Continuação do excelente trabalho e Domingo lá estamos!

En Passant!