sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Paz Podre

Já tive a oportunidade de escrever aqui neste espaço que, á semelhança da Pax Romana, na nossa Selecção reina uma Paz Podre. Não é difícil perceber isto, pois depois da tremenda sacanice a que Carlos Queiroz foi sujeito toda gente que estava em redor da Selecção Nacional rapidamente procurou tapar o sol com a peneira. E para isto contaram com a ajuda de uma Comunicação Social Desportiva que faz da isenção um tapete para limpar os pés.

Como é que se pode exigir respeito, moderação e humildade aos Atletas que nos representam nos jogos internacionais, quando na Direcção da Federação Portuguesa de Futebol coabitam Lapas e Polvos que já deram mais do que mostras que não estão lá para servir os interesses do futebol mas sim os interesses deles próprios?

Madail é um Presidente que nas horas boas dá a cara para tudo e mais alguma coisa. Nas horas más fecha-se numa qualquer concha e ninguém sabe dele. Amândio de Carvalho, parasita que foi o rosto do vergonhoso caso Saltillo e da trama a Carlos Queiroz, ainda por lá continua e tem a distinta lata de dar a cara quando Portugal chega á Final de um Mundial de Juniores ou quando se trata de candidaturas Ibéricas á organização de um Mundial. É impressionante como este Dirigente não tem vergonha nenhuma na cara para vir falar, na maior das tranquilidades, do caso Ricardo Carvalho.

O Capitão da Selecção é um Madeirense vaidoso que não suporta que o público manifeste o seu desagrado depois de um vergonhoso empate contra a Albânia em Braga. Ronaldo como Capitão deveria ter posto alguma água na fervura quando o seu colega de Clube tomou a atitude triste que tomou. Mas não. Preferiu vir a público falar em lugares cativos como se ele não tivesse uma tremenda alergia ao Banco/Bancada da Selecção Nacional.

Paulo Bento não tem estatuto nenhum para ser o Seleccionador Nacional. O seu Currículo não lhe permite impor o respeito e a ordem que esta Selecção precisa e, á semelhança de Humberto Coelho, deixa os Jogadores andar á vontade. Depois admirem-se que os Atletas tenham o mesmo tipo de atitude que o Ricardo Carvalho. E ainda por cima Paulo Bento está aos poucos a transformar a Selecção Nacional num clone do Sporting Clube de Portugal, apesar de actualmente existirem Jogadores em muito melhor forma para certas posições. E isto para não falar na Equipa Técnica que é a mesma que trabalhou com PB no Sporting.

Perante isto, é digno á Federação Portuguesa de Futebol repugnar o acto de Ricardo Carvalho? Será que nós Portugueses podemos recriminar o gesto infantil de Ricardo Carvalho sabendo que na FPF só moram Vaidosos, Oportunistas, Lapas e Polvos?

Naturalmente que não, e é por isto que ontem as edições impressas dos Jornais Nacionais pouco ou nenhum destaque deram ao gesto do Jogador do Real Madrid. Mas se hoje a Selecção obtiver um mau resultado frente ao Chipre, iremos com toda a certeza ter muitos ecos do gesto de Carvalho e lá aparecerão novamente a ADoP, os Polvos, as Lapas, os Oportunistas e os Vaidosos para fazerem o enterro do Santo Bento.

5 comentários:

Santos AAC disse...

É seguro afirmar que a história da fuga/deserção/ abandono do Ricardo Carvalho está muito mal contada.
Antes de mais, entendo e defendo que é saudável um jogador não gostar de ser suplente. É um sinal de inconformismo e é um sinal de que está disposto a lutar para ser titular. Acho, igualmente, que ele tem o direito de manifestar nas instâncias próprias (junto do seu treinador) essa insatisfação.
Por outro lado, acredito que nenhum treinador gostará de ter na sua equipa um jogador que "goste" de "aquecer o banco".
No entanto, e voltando à história "mal contada", é seguro afirmar que:
1. Ricardo Carvalho é, aos 33 anos, um dos melhores centrais da actualidade e um dos melhores centrais que Portugal teve, com uma carreira ímpar recheada de êxitos. Para além disso, é um jogador que grangeou, com as suas exibições, mas sobretudo com o seu feitio, o respeito de todos: jogadores (companheiros e adversários); treinadores e adeptos.
2. Pelo seu feitio, custa-me a acreditar que tenha tido uma reação a quente pelo simples facto de ter ficado a saber que não ia ser titular. Acredito, não só, que terá havido alguma atitude por parte do Paulo Bento, que terá feito "saltar a tampa" ao sempre calmo Ricardo. Esta atitude seria "natural" em jogadores como o CRZero, mas é totalmente "contra-natura" no Ricardo.
3. A resposta do Paulo Bento é para mim, a mais esclarecedora: em vez de pôr água na fervura o Seleccionador justificou-se atacando (e insultando) violentamente o jogador e o Homem Ricardo Carvalho.
4. Em Paulo Bento, estas atitudes de confronto com jogadores não é nova. Os casos passados quando era treinador do Sporting e já na selecção são para mim sintomáticos e descritivos da sua personalidade.
5. Por outro lado, apesar dos resultados, é para mim claro que as exibições da selecção têm vindo a decrescer nos últimos jogos, a que se junta alguma insatisfação da parte de alguns jogadores (muitos não compreenderam nem aceitaram a chamada do Nulo Golos, no último jogo).
6. Mais significativa, á a constante aus~encia de Bosingwa (um dos melhores defesas-direitos do mundo, em grande forma no Chelsea que até marcou um golo no último jogo dos londrinos) em detrimento da nulidade com pernas (mas sem cabeça) que constitui João Pereira.
7. Mas mais grave, é o facto de por culpa do benfica (e da má opção do Eduardo) a nossa baliza estar prestes a ser entregue a um autêntico sucessor do Ricardo, como Rei dos Frangos, o Rui Patrício (que frangou recentemente).
8. Com esta hitória, o paulo Bento acredita seguir a táctica do Scolari (com a história do Baía) de modo a ganhar o grupo, mostrando-o como um disciplinador e iredutível para quem não há titulares apenas pelo seu passado. Por outro lado, afasta um pouco o fantasma "Mourinho" pois com Carvalho afastado, reduz-se a influência do treinador do Real Madrid, na equipa (1/3 dos jogadores da Selecção eram do RM; agora são apenas 1/4).
Um abraço e saudações Académicas,
Santos D.

JOSE LIMA disse...

Caros Blue One e SANTOS AAC
Concordo plenamente com os vossos textos mas, o alarido que a CS está a fazer, deve-se ao facto do Ricardo ter sido jogador do FCP. Bastou ver ontem um programa na TV das sopeiras com todos a bater no céguinho...
Quem, eram eles? Octávio (que deixou conflitos em todos os clubes por onde passou; João Pinto (o do soco na barriga do árbitro); João Querido Manha (que tem um ódio visceral ao nosso Clube); e o inefável Seara que aproveitou o tempo de antena para "lembrar" a sua candidatura à FPF. Este ultimo parvalhão até foi bastante incorrecto com a simpática apresentadora.
O homem é um ignorante futebolístico e jurídico (basta ver a banhada que levou ao defender a tese do vaidoso da Liga no castigo do Hulk).
Também não me recordo de nenhuma reacção quando Rui Costa, Petit, Miguel ou Simão Tropeção abandonaram a selecção. Seria por pertencerem à "instituição"?
Qual a diferença dessas "deserções" terem sido por carta registada com aviso de recepção ou ter sido no Estágio? O significado final não é o mesmo, ou seja, estarem "tapados por colegas" e amuarem?
Voltarei ao assunto numa próxima crónica.
Abraço aos dois.

Pedro Silva disse...

Caro Santos AAC e Lima, numa coisa temos de estar de acordo: Ricardo Carvalho não tinha mesmo nada que reagir da forma que reagiu mesmo tendo a razão toda.

Agora o que não se pode aceitar é o número interminável de açoites que a maioria dos Portugueses está a dar ao Jogador quando na FPF existem pessoas que fizeram e fazem coisas muito piores e ninguém os reprova.

Para terminar, Portugal ganhou mas fez uma exibição muito fraca. Marcou 4 somente quando o Chipre estava de rastos fisicamente e teve muita sorte por não ter sofrido o empate a uma bola antes de ter marcado o 2º golo.

Enquanto a Selecção não meter na cabeça que os jogos são para ganhar e suar ao máximo (tal como fez a Holanda que deu somente 11 a 0 (!!!) ao vizinho do Chipre de nome San Marino) nunca ganhará nenhum Troféu Internacional.

P.S.: Lima, o Seara pode ser muito boa pessoa, mas é um “nabo” no que ao futebol diz respeito. Então o Presidente da Câmara de Sintra diz que o modelo do Futebol Espanhol é o ideal? Aquilo é só Clubes falidos e é um exemplo de Liga?

Cumprimentos aos dois.

Invicta disse...

Está marcada para amanhã uma explicação do sucedido por parte do Ricardo Carvalho. Sendo o jogador que é e conhecendo o seu perfil não acredito que tenha saído apenas e tão só por não fazer parte do onze inicial, não acredito mesmo.

Entretanto a comunicação social já tratou de elevar a vitima o seleccionador e denegrir o Ricardo.
Ainda hoje ouvi na RTP o comentáro surreal de um jornalista afirmando que o ambiente na selecção estava óptimo o que confirmava que os jogadores estavam ao lado do seleccionador e contra a atitude do Ricardo.

É verdade o que afirma, a Selecção neste momento é uma farsa, também comentei para mim mesmo hoje ao ver o jogo que a selecção parece a equipa do Sporting quando treinado pelo Paulo Bento, até o Patrício já é o dono da baliza.
A equipa não jogou nada, uma miséria, o resultado foi deveras enganador.

Cumprimentos Portistas

Pedro Silva disse...

Caro Invicta, eu já tinha tomado conhecimento de que Ricardo Carvalho ia ao dito programa.

E pela primeira vez irei ver o dito cujo uma vez que os Comentadores que por lá coabitam são do mais rasteiro que existe.

Vamos a ver o que vai dizer o Carvalho, mas eu continuo a afirmar que o Central não deveria ter agido como agiu mesmo que tivesse razão.

È que nós habitamos num País de Inquisidores e á mínima fagulha lá surgem eles para queimar mais um na fogueira.

Quanto ao que escreveu sobre a Selecção, estou de acordo. Veja-se a Holanda que jogou com uma equipa do mesmo calibre que o Chipre e o resultado que obteve, enquanto que Portugal andou quase até ao fim com o Coração nas mãos.

Cumprimentos.