quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Grupo G da Liga dos Campeões (Comentário)

Ao contrário de Rui Santos, famoso comentador desportivo, eu não vou afirmar com plena convicção que o sorteio foi favorável ou desfavorável ao FC Porto. Isto porque cabe ao Clube Azul e Branco tornar acessível ou complicados os jogos que terá pela frente neste Grupo da Liga dos Campeões. Eu já vi o FC Porto a ser considerado favorito num grupo 0onde o Rangers da Escócia seria o rival directo dos Portistas e acabei por ver um tal de Maribor a derrotar os Dragões que t6erminaram a sua participação no ultimo lugar do Grupo. 
  
Para a actual temporada, FC Shakhtar Donetsk, Futbolny Klub Zenit Sankt-Peterburg e Athlitikos Podosferikos Omilos Ellinon Lefkosias (APOEL Nicosia) são as equipas que o Futebol Clube do porto terá de defrontar no Grupo G da Liga dos Campeões. À primeira vista nenhuma destas equipas tem o estatuto de “Tubarão” da Europa do Futebol, sendo que poderíamos afirmar que os Dragões são mais do que favoritos a passarem á fase seguinte em 1º Lugar. Contudo isto não é bem assim.

Não é bem assim, porque o Futebol Clube do Porto terá de enfrentar equipas que estão a uma distância enorme de Portugal (Ucrânia, Rússia e Chipre são Países que estão a uma distância considerável de Portugal), depois temos a questão das condições climatéricas que são sempre muito complicadas em Donetsk e Sankt-Peterburg, para além de que os adeptos destas equipas são conhecidos por criarem Climas adverso aos seus adversários e por ultimo temos as condições dos relvados que nunca são grande cosia na Rússia e Chipre.
  
Para além destes pormenores que salientei atrás, os Portistas terão de enfrentar Jogadores de Classe Mundial tais como Răzvan Raţ, Darijo Srnae o resto da armada Brasileira do FC Shakhtar Donetsk. Da Rússia também existem nomes que põem qualquer equipa em sentido como são o caso de Vyacheslav Malafeev, Bruno Alves, Danny, Danko Lazović e Aleksandr Kerzhakov.

Como se pode ver, o Futebol Clube do Porto terá pela frente um Grupo muito complicado e que exigirá muito dos Atletas que irão entrar em campo equipados de Azul e Branco. Não se pode olhar para este grupo da mesma forma que Rui Santos olhou para o Grupo do SL Benfica, esquecendo-se por completo da figura triste que o Clube da Luz fez na Época passada num grupo muito acessível da Liga dos Campeões. È importante que o Treinador Vítor Pereira ponha os Jogadores com os pés bem assentes na terra para evitar euforias perigosas, Para sonhar e rebaixar quando a equipa precisa de apoio lá estarão os Adeptos do costume.

Sem comentários: