quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Inevitabilidades

"É um facto. É uma questão que não vai ser discutida sequer. Teve uma obra marcante no FC Porto e na vida nacional e não há pessoa capaz de desempenhar iguais funções com tanta qualidade como ele. A candidatura é um dado consumado, com aceitação generalizada", revela Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto e membro do conselho superior do FC Porto.


Este é o primeiro facto inevitável. Efectivamente não há ninguém no actual Mundo Azul e Branco com capacidade para dar continuidade ao excelente trabalho de Pinto da Costa senão o próprio Pinto da Costa. Um Dirigente deste calibre que já ultrapassou o mítico Santiago Bernabéu no que á conquista de trofeus diz respeito é razão mais do que suficiente para que o único sucessor de Pinto da Costa seja ele mesmo.

Contudo este facto leva-nos á segunda inevitabilidade. E esta inevitabilidade não augura nada de bom no que ao futuro do Futebol Clube do Porto diz respeito. 

Jorge Nuno Pinto da Costa alcançou a bonita e fabulosa idade de 74 anos. Trata-se sem sombra de dúvida de um feito fantástico se tivermos em linha de conta que o Presidente do FC Porto continua na posse de todas as suas enormes qualidades. Tem sido também estas mesmas qualidades de PC que nos tem valido saborosas vitórias Nacionais e Internacionais. Se o Futebol Clube do Porto é hoje em dia o Clube Português com mais Títulos Nacionais e Internacionais deve-o a Pinto da Costa e seus pares.   

Havendo esta dependência tão grande das capacidades die liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa, e como o avanço da idade não perdoa a ninguém, como irá o Futebol Clube do Porto sobreviver quando Pinto da Costa não puder ser o seu Presidente?

Naturalmente que vejo na recandidatura de PC uma mais-valia para o Clube e um enorme descanso por saber que o Clube vai estar bem entregue por mais uns anos, mas esta tão longa dinastia pode trazer sérios e graves problemas num futuro que parece que ninguém quer encarar.

Quem terá capacidade para liderar o Clube de todos os Portistas e Anti Portistas quando Pinto da Costa não estiver por cá ou se “desligar” por completo do Futebol? 

Penso que há que começar a analisar (ainda que superficialmente) se vale a pena um Dirigente com 74 anos de idade continuar á frente dos destinos de um Clube que cresceu a uma velocidade estrondosa nos últimos 30 anos. O futuro deve ser preparado por quem criou um passado tão rico, mas esta eterna dependência da sabedoria, arte e engenho de Pinto da Costa faz-me temer muito pelo futuro do Dragão a muito longo prazo.

Espero que depois de mais uma inevitável reeleição que PC comece a ter alguma sensatez e que aproveite estes anos no Poder para aos poucos se ir retirando em grande do Clube procurando por todos os meios assegurar que a sua estrutura e força se mantenham eternas.

Sem comentários: