quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vítor Pereira e o seu desempenho (quase a meio da Temporada)

Chegados á costumeira paragem Natalícia do nosso Campeonato eis que temos o Futebol Clube do Porto na liderança (partilhada com o SL Benfica), sem derrotas na Liga Zon Sagres, Senhor do Melhor Ataque e Defesa da Prova Nacional. 

Nestes quase 4 meses de competição vimos um FC Porto que começou bem a Temporada apresentando um onze-base forte e que se entendia muito bem entre todos os seus sectores. Venceu a Supertaça Cândido de Oliveira sendo a derrota na Supertaça Europeia ante o FC Barcelona a única pedra no sapato de VP.

A partir daí Vítor Pereira quis dar o seu cunho pessoal á equipa rompendo por completo com o que tinha herdado de Villas-Boas. Começou a embarcar numa rotação quase louca do Plantel e tal reflectiu-se nos maus resultados que a equipa foi acumulando a nível interno e externo. O empate em Aveiro ante o Feirense e no Dragão com o eterno rival Benfica mais as derrotas humilhantes na Rússia e Chipre colocaram o Homem de Espinho em xeque e chegou-se mesmo a pensar seriamente que os Dragões iam contratar um novo Treinador. Surgiu a famosa ”Crise”.

Foi nesta altura que Pinto da Costa entrou em cena. As coisas estavam complicadas e a eliminação ante um dos semi finalistas da Taça de Portugal fez com que os palhaços saíssem á rua para fazerem das suas palhaçadas em frente ao Dragão. A intervenção do Presidente Portista foi decisiva e Vítor Pereira assentou de uma vez por todas no onze que quase garantiu o apuramento para a fase seguinte da Champions e que tem mantido o Clube Azul e Branco na luta pela conquista do Título Nacional Português.

Resumindo, até á data Vítor Pereira perdeu a Supertaça Europeia, foi eliminado da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões. Por outro lado o FC Porto venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, lidera o Campeonato Nacional e tem uma Liga Europa para disputar. 

À primeira vista muitos dirão que é muito pouco para um Clube como o Futebol Clube do Porto, contudo temos de ver as coisas á luz da razão e não do coração. Não podemos exigir a VP que tenha um desempenho exactamente igual ao de AVB apesar de o seu Plantel ser quase o mesmo que ganhou tudo o que havia para ganhar na temporada anterior. 

È um facto que Vítor Pereira teve culpa em certos maus momentos e a sua Equipa Técnica inspira tudo menos confiança, mas também não é menos verdade que alguns dos actuais Jogadores estiveram com a cabeça em tudo quanto era sítio menos no Dragão. E nem vale a pena falar na política de contratações que a SAD resolveu seguir esta Temporada… Para já VP não está a fazer um bom trabalho, merecendo talvez um satisfaz menos, mas lá mais para o Final se verá qual será a nota final do Treinador.

Até lá os adeptos e simpatizantes do FC Porto (gostando ou não de Vítor Pereira e seus pares) façam o favor de fazer pouco barulho e de deixar o Homem trabalhar sossegado.

Sem comentários: