quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Crónica de um fim de Liga anunciado mas precipitado...

O Porto baqueou em Barcelos. Uma exibição demasiado má para ser verdade, uma equipa apática, sem liderança, perdida em campo que foi derrotada por um Gil organizado, bem liderado e que jogou de dentes cerrados do principio ao fim. Tudo seria normal se não houvesse algo pelo meio… Bruno Paixão. Uma vez mais. Um árbitro que tem um histórico de ter dificuldades em assinalar penaltis a favor do F. C. Porto (quem se esqueceu do mítico Campomaiorense - Porto em que ele foi incapaz de ver um penalti sequer entre os 8 cometidos sobre Jardel)…

O Porto perdeu por causa da arbitragem? Claro que não. Nem é uma desculpa para a paupérrima exibição. O que não pode, é a paupérrima exibição servir de desculpa para que não se fale da arbitragem absolutamente escandalosa que impediu o Porto, ainda que jogando mal, de poder discutir o jogo… O pior é se ligarmos isto ao que tem sido a campanha do Benfica… Reforçado por uma comunicação social que torna uma arbitragem escandalosa como a do jogo do Feirense como nota de rodapé… Eis que numa jornada o Benfica vê-se numa situação de poder perder 3 pontos a uma situação de ganhar 3 ao Porto.

Mas o Porto perdeu o campeonato em Barcelos ou por causa do Bruno Paixão? Claro que não. Sinceramente, como portista senti que perdemos o campeonato em Alvalade. Confessei isso a uma série de amigos e familiares.

Vítor Pereira, uma vez mais, calculou mal e planeou pior. Foi para Alvalade claramente em busca do empate. Se havia jogo em que empatar ou perder era indiferente era o de Alvalade. Qualquer resultado que não fosse a vitória significaria que o Benfica se isolaria pela 1ª vez no 1º lugar e depois para quem já acompanha o futebol há algum tempo, já se sabia o que se seguiria…

A euforia benfiquista, o “inferno da Luz”, a imprensa a puxar pelo Benfica, os árbitros a sentirem-se impelidos a beneficiar o Benfica em caso de dúvida ou sempre que o Benfica estivesse entalado… E toda esta conjuntura faria com que o Benfica fosse muito difícil de ultrapassar… Porque nos jogos com arbitragens para lá de desastrosas a beneficiar o Benfica, nunca veríamos pressão por parte da imprensa no sentido de denunciar o tratamento de favor do Benfica… Falar-se-ia do campeão do sofrimento, da estrelinha de campeão… Os comentadores, paineleiros e afins diriam que o Benfica pratica o melhor futebol do mundo e arredores mesmo com jogos péssimos como com o Gil ou o Feirense, e diriam que o Porto não estava tão bem independentemente do nº de jogos sem perder que o Porto apresentasse…

Foi aí. Em Alvalade. A falta de visão e de ambição de Vítor Pereira que hipotecaram as hipóteses do Porto de revalidar o título… Sim, porque mesmo com o erro de casting que foi a escolha de Vítor Pereira, pela qualidade do plantel e pela forma como Pinto da Costa segurou e deu força ao treinador, ainda seria possível acreditar no título. Até porque o Benfica de Jorge Jesus consegue facilmente ser megalómano e cair na arrogância de achar que todos se curvam perante o Benfica e acabar surpreendido… Principalmente enquanto sentisse a pressão de ter que estar a par com o Porto na classificação e tendo ainda a distracção da Liga dos Campeões.

Mas os responsáveis são apenas o treinador e os jogadores? Não. Não culpo o presidente pela escolha em Vítor Pereira. É um erro desculpável. Uma aposta falhada mas que era o que parecia ser a aposta mais natural após uma saída intempestiva de André Villas Boas. A intenção percebia-se. Manter a estrutura, mexer o mínimo e confiar no adjunto para que desse a continuidade ao trabalho de AVB… O problema é que a Sad ao ver sair AVB viu-se deparada com uma série de jogadores que sentiram que sem AVB tudo o que lhes havia sido prometido perderia sentido e que se o treinador tinha o direito de sair eles também quereriam dar o salto…

Até ao fecho do mercado foi complicado gerir o estado anímico de jogadores como: Rolando, Alvaro Pereira, Fucile, Moutinho Fernando e outros. Depois tudo se agravou com a saída de Falcao. Enquanto a Sad claramente se precaveu para a saída de Alvaro Pereira e de Moutinho ou Fucile com a contratação de jogadores como Alex Sandro, Danilo ou Defour, o facto é que nenhum deles saiu… E quem acaba por sair é Falcao deixando um vazio no ataque e precipitando o lançamento de Kleber que vinha para ser suplente.

Começou aí o 1º grande erro. Atacar a época com Kleber como ponta de lança e não perceber a dimensão da tarefa que seria substituir Falcao. Podem ter destruído o crescimento de um jovem ponta de lança com grande potencial e, ao mesmo tempo, não ganharam um ponta de lança capaz de ser o que a equipa precisava.

Depois os problemas foram-se agravando à medida que todos fomos percebendo que aquilo que deveria ser um trabalho de continuidade começava a transformar-se noutra coisa… com contornos pouco definidos. Do futebol de posse de AVB só ouvíamos as palavras de VP… No campo, nem posse nem o futebol de transições de Jesualdo Ferreira.Um misto de ideias mal amontoadas e de jogadores que claramente não estavam em sintonia com o técnico.

Nesse momento, Pinto da Costa pôde agir… Podia ter deixado cair Vítor Pereira, admitir o erro na escolha e tentar emendar a tempo… O problema era o timing. Já se tinha deixado escapar Domingos para o Sporting… Não havia uma solução óbvia no mercado… Sempre se poderia recorrer a P. Emanuel, muito querido junto dos jogadores. Com uma boa equipa técnica para o auxiliar no treino poderia ser uma solução interessante. O problema é que o Porto mesmo jogando menos bem e estando com a Champions em risco, era líder. Demitir um líder que ainda tinha uma palavra a dizer na Champions poderia ser uma herança muito ingrata para quem quer que viesse a seguir. Terá sido essa a lógica de Pinto da Costa. E então preferiu dar um murro na mesa e fazer ver ao balneário que teriam que respeitar Vítor Pereira e fez ver aos adeptos que não valia pena queixarem-se que era com VP que iríamos até ao final da época.

Correu bem. Vítor Pereira ganhou na Ucrânia, lançou a equipa numa boa série e parecia que a crise ia longe… Apenas uma ilusão de óptica… O Porto continuava e continua a não ter um fio de jogo consistente. Vítor Pereira tem nas mãos um plantel excelente, com a falta do ponta de lança, mas o facto é que Vítor Pereira criou novos problemas. Ora cristalizando-se num determinado onze só porque lhe ganharam um jogo importante, fazendo assim com que jogadores como Djalma, Maicon e Defour fossem titulares em detrimento de jogadores de maior qualidade como: James, Fucile e Belluschi.

O Porto vivia refém de jogadas individuais não apenas de Hulk mas acima de tudo de Hulk. Mas Vítor Pereira teve que arranjar um novo problema à equipa… Retirou Hulk da equação tirando-o de uma faixa e passando-o para o meio… Dessa forma, perdeu Alvaro Pereira que passou a subir no corredor para cruzar a bola… para ninguém. Através de uma decisão, VP conseguiu criar duas fraquezas no onze do Porto para além da já mais que vista no centro do ataque. VP conseguiu acrescentar problemas onde eles nem existiam.

Outro exemplo flagrante é a questão da falta de profundidade do lado direito. A adaptação de Maicon a lateral direito. Apesar de esforçado, Maicon não é Sapunaru nem Fucile. Não tem rotinas de lateral e isso é mais confrangedor no que toca ao plano ofensivo… Mas VP achou que deveria ser grato ao esforço de Maicon nem que para isso tivesse que prescindir de atacar pelo lado direito… Sim, porque Djalma vê-se mais em tarefas defensivas do que propriamente a desequilibrar na frente. Outra obsessão de Vítor Pereira.

Vítor Pereira não tem a eloquência nem a capacidade motivacional de AVB. Rodeou-se de uma equipa técnica que não tem estofo nem capacidade para treinar uma equipa como o Porto. Uma coisa é uma equipa técnica para o Varzim, outra é uma equipa técnica para um clube como o FC Porto.

Finalmente chegamos ao jogo deste Domingo. Com alguns jogadores que entraram tarde o campeonato por estarem com a cabeça noutros campeonatos, com um treinador que em vez de optar por manter o trabalho do seu antecessor que tinha dado tão bons frutos, preferiu à força demonstrar a sua marca e com isso piorou e encravou anos de processos tão bem trabalhados 1º com Jesualdo e depois continuados e melhorados por André Villas Boas. O ego de Vítor Pereira parece ter falado mais alto. Não queria ser visto como o treinador da continuidade, queria mostrar que a equipa era construída à sua imagem. Pois ele deveria ser o 1º a admitir que falhou redondamente e que não tem ainda, nem sei se algum dia terá capacidade para guiar este Ferrari.

Não suficiente tudo isto ainda há outra questão polémica que parece ter sido esquecida... Helton aparece em campo sem a braçadeira de capitão e com cara de poucos amigos... Vimos um Helton menos comunicativo do que o costume. O que se terá passado para que se retirasse a braçadeira a Helton e nada fosse comunicado? Problemas no balneário...? Ou seja, o Porto entrou em campo sem o melhor dos ambientes para uma equipa que não podia perder terreno para o Benfica.

O resultado deste acumular de situações ficou expresso no relvado, juntamente a uma exibição deplorável de Bruno Paixão.

A Sad tem contudo querepensar tudo o que foi feito este ano. Não vou pela crítica fácil da escolha de Vítor Pereira. Na altura era o que parecia mais acertado, parece-me uma crítica injusta. Mas será que deram todas as condições a Vítor Pereira? Porque é que a saída de Falcao ainda não foi colmatada…?

Curiosamente antes deste jogo que já se presumia que seria difícil, começam-se a ouvir e a ler ecos do mercado em que a Sad parece disposta a fazer regressar Lucho, em que vai deixar sair Guarín 1º e depois Belluschi. Em que oferece 8 milhões pelo passe de Ganso… A mesma Sad que depois nos faz crer que não há dinheiro para um ponta de lança…? Em forma de desespero já se fala de um empréstimo de Liedson? Tudo isto nesta altura é mesmo necessário? Não mexe com a cabeça dos jogadores e com o bem estar do grupo?

Tudo isto nas vésperas de um jogo importante? Guarín tem quase tudo acertado com a Juventus, o negócio caiu por uma diferença de 2 milhões e depois acaba-se por falar é de um empréstimo de Belluschi? Belluschi que no meio deste turbilhão ainda é convocado para Barcelos e por acaso até é o melhor jogador do Porto em campo? O Belluschi que oferece uma criatividade ao meio campo que mais nenhum outro médio no plantel oferece? É este jogador que querem emprestar? Emprestar!? É que nem falamos de uma venda, da hipótese de receita…

Pior ainda é quando se apercebe que a sua saída não será colmatada com nenhuma entrada… Se fosse para a entrada de Lucho ou Ganso, seria, ainda assim, estranho mas mais fácil de aceitar… Sem essas entradas, torna-se simplesmente inacreditável e a carecer uma explicação da Sad. O que andam a fazer? Qual é a ideia? Não podem por favor iluminar os sócios do clube e adeptos, qual é este caminho que estão a seguir? Se calhar estão a ver algo com muita claridade que mais nenhum de nós consegue atingir… Por isso mesmo, é melhor que nos expliquem.

É certo e sabido que descontando Mourinho, os técnicos no Porto não costumam ser tidos nem achados no que diz respeito à acções no mercado… Mas não deixa de ser curioso que a Sad pondere emprestar um jogador que é o 1º que Vítor Pereira lança no jogo quando sente que as coisas estão a aquecer… Sobram então as questões… Defour é uma mais-valia? O que é que ele já fez? Já justificou ser superior a Guarín ou Belluschi? Como é que o Porto tem milhões para oferecer por Ganso mas não tem dinheiro para um ponta de lança?

A culpa é de todos. Jogadores, treinadores e Sad. Por todos os motivos que explanei. No entanto, tais factos não nos retiram o direito nem o dever de alertar para o facto de uma vez mais o Benfica estar a ser levado ao colo para a vitória nesta Liga… Tal como há duas épocas mas com métodos mais simples. Os nossos erros e as nossas falhas não nos devem calar, sob pena de isto se tornar um hábito dado e aceite pelo FC Porto e em épocas futuras quando nos quisermos fazer ouvir já seja mais difícil… Não devemos calar a nossa revolta por este tipo de arbitragens.

O Porto para mim perdeu a Liga em Alvalade. Começou a perder com os equívocos na forma como planeou a temporada, não os corrigiu a tempo neste mercado de Inverno nem os atenuou de forma clara… Mas sem dúvida que as aspirações a meu ver terminaram com a falta de ambição em Alvalade. Com um Sporting que como mais tarde se provou não assusta ninguém… Só mesmo o Porto de Vítor Pereira que achou que sair de Alvalade com um empate a 2 pontos do Benfica seria um grande resultado…

O que Paixão fez no jogo de Barcelos foi simplesmente apressar a entrega das faixas… O Porto poderia discutir até mais para a frente a Liga e perder na mesma… Mas não vá o diabo ou Jorge Jesus tecê-las com a sua soberba… achou-se por bem resolver o mais depressa possível. Como disse Vítor Pereira e bem a propósito deste jogo: Porto inexistente, Gil Vicente digno, arbitragem vergonhosa… faltou ele próprio reconhecer.. .e um treinador incompetente. Assim a frase estaria perfeita.

P.S.: Este texto havia sido escrito logo após o desaire em Barcelos.Entretanto soube das novidades da contratação de Janko. Um jogador de 28 anos. Se se entende o regresso de Lucho. Difícil fica de entender que o Porto perca Guarín e Belluschi para manter Souza e Defour, por exemplo...

Finalmente aparece um ponta de lança.Não conheço bem o jogador, mas pelo que descrevem dele trata-se de um "pinheiro".Estranho é como a política de contratações do Porto tem andado à deriva.Este não é um reforço para valorizar e também não se pode dizer que seja um jogador que tenha jogado em grandes equipas e que possa logo pegar de estaca na equipa.Juntando a isto as saídas de atletas como Belluschi (melhor em campo em Barcelos) e Guarín que é um elemento de indiscutível qualidade...Dá ideia que a Sad anda quase tão perdida como V. Pereira...

11 comentários:

Pedro disse...

só duas ou três notas, já que da última vez que cá deixei um comentário este foi apagado pelo computador - depois não me acusem de não vir cá comentar:

- discordo veementemente que a liga tenha sido perdida em alvalade, se é que ela está mesmo perdida, mas isso já é outra conversa. para mim o atraso do porto no campeonato resume-se a dois jogos: empates na feira e em olhão, o primeiro sem hulk e sem imaginação, o segundo com hulk mas sem um penalty devido e outro defendido magistralmente pelo fabiano , goleiro do olhanense. esses sim foram os jogos do nosso descontentamento para o campeonato, até o deste domingo, subentenda-se. concordo com o Ricardo Costa quando escreve que o porto entrou muito defensivo e sem chama em alvalade, mas não me parece que tenha sido pior que o jogo com avb no ano passado nesse mesmo estádio, antes pelo contrário. claro que as circunstâncias são bastante diferentes, mas só o são precisamente porque os jogos que enunciei atrás levaram a que assim fosse. compreendo que em termos anímicos só a vitória interessasse para manter pelo menos a liderança isolada, até porque em leiria os salários já tinham sido pagos e o djaniny já convencera o pai que jogar no benfica b não é pior que jogar na margem do lis. não posso concordar também com o caro amigo quando afirma que o sporting não assusta ninguém, até porque logrou um impressionante ciclo de vitórias sucessivas com boas exibições e porque pouco menos de um mês antes tinha estado em grande no estádio da luz, só travado pelo artur e por alguma aselhice dos seus jogadores, maxime o ricky e o elias.

e isto sobre as razões para o atraso classificativo. já sobre o facto de o porto não liderar o campeonato isoladamente, tal parece-me claro: o porto não assumiu a liderança do campeonato à sexta jornada porque não foi capaz de vencer o benfica no dragão como nos últimos dois anos. basta recordar a forma como o benfica e a imprensa festejaram esse empate para perceber que esteve ali um forte tónico motivacional para o resto do campeonato. ganhar ali 3 pontos significava cavar um fosso importante para um directo adversário,uma zona de conforto que poderia ser gerida ao longo de toda a primeira volta, como de resto se confirmaria, já que o porto só voltou a perder pontos em olhão. ora, para além do que escrevi antes sobre essa partida, cumpre ainda referir que esta se desenrolou numa jornada propensa à recuperação da liderança,já que no dia seguinte - não o inenarrável programa da sicn - o benfica defrontava o braga na pedreira, e como se esperava não saiu de lá com os 3 pontos.ora, não regressando à liderança isolada na 6.ª jornada, jogo onde estivemos inclusive duas vezes em vantagem, e a desperdiçamos, era de esperar que isso acontecesse à 10.ª ronda, o que infelizmente não se confirmou. dois match points desperdiçados, pois. perante tal inépcia do fcp em se afirmar como líder isolado, o slb aproveitou e bem para cavar o actual fosso de 5 pontos, que só no final se saberá se terá sido ou não decisivo para o desenrolar da liga;

Pedro disse...

- quanto à política de contratações, concordo praticamente com tudo o que foi defendido pelo amigo escriba, sendo certo que:

a)o fcp de avb tinha dois médios mais criativos - micael e belluschi, este não tem nenhum, sem prejuízo dos denodados esforços da sad para contratar o ganso, um grande jogador em potência mas bastante atreito a lesões

b)a chegada de lucho é muito importante para a equipa - ele é que devia vestir a camisola 2 - para o lugar do guarin, mas não se compreende a saída do belluschi, muito menos quando foi ventilado que este poderá ficar no génova por 3,5M€ se o clube não se apurar para a liga europa, o que é menos do que os 5M€ pagos há dois anos e meio pelo seu passe

c) o janko até pode ser um jogador interessante na área - não deixa de ser curioso que o mesmo homem que saiu do porto não ter um ponta de lança em condições foi o mesmo que potenciou este avançado que agora o porto contrata pelos mesmos motivos que levaram à sua demissão - mas não tem a mobilidade e a capacidade do falcao de jogar de costas para a baliza. tudo depende do que o vitor pereira conseguir fazer com ele, mas 4 meses é pouco para se impor na equipa, ainda para mais não podendo jogar na europa. julgo que o ideal seria contratar dois avançados - um como este mais fixo e forte fisicamente, outro mais versátil: o tevez estava disponível.

d) o souza começou bem a época, destacando-se como um dos melhores na supertaça europeia, depois de perder a titularidade é que voltou aos níveis da época passada. julgo que vem trabalhado pode ser um médio importante, mas para isso tem que jogar mais vezes. não tem a capacidade de desarme do fernando - alguém tem? - mas controla e passa melhor a bola, pode funcionar como pivot contra equipas mais recuadas, apesar de como disse ter feito um jogão contra a melhor das equipas mais adiantadas.

e) ainda não percebi o que levou o porto a investir tanto dinheiro num jogador como o defour para emprestar outro bem melhor como o castro.

f) muito pertinente a tua observação sobre as contratações de verão: vieram jogadores para as posições dos que não saíram,não vieram para substituir aquele que saiu. acrescento apenas mais um elemento que não teve substituto à altura: avb.

g) o porto prepara-se para ter um dos bancos mais caros o futebol mundial: alex sandro - 9M€, danilo -13 ou 18 ou 20M€,defour - 6M€,mangala-7M€,iturbe-3,5M€,kleber-3M€, mais os emprestados walter-6M€ e belluschi-5M€, claro que depois não há dinheiro para nada, enfim.

um abraço a todos.

NOTA: Pedro Pacheco escreve de acordo com a ortografia antiga.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Como sempre mais um texto enorme onde pões a nu as feridas que o FC Porto tem e que teimam em não fechar.

Arbitragens á parte porque para mim este é um argumento muito fraco, o actual Dragão parece uma fotocópia do FC Porto da temporada 2004/05 em que o Benfica foi Campeão Nacional.

Para ser exactamente igual só falta mesmo a dança de treinadores que eu espero sinceramente que não aconteça. Por muito limitado que Vítor Pereira possa ser e por muito que este tenha destruído um sistema de jogo que levou anos a implementar, penso que estar agora a mudar de treinador é cometer um puro suicídio.

Efectivamente a culpa do actual estado do FC Porto é de todos.

Mas eu culpo ainda mais a SAD pois embora não possa apontar o dedo a Pinto da Costa e seus pares no que ao sucessor de André Villas-Boas diz respeito porque o seu timming de saída foi fatal para o nosso Clube, eu aponto e acuso a SAD de querer enriquecer á custa dos sócios no que diz respeito á montagem do plantel para a actual Temporada.

Num ano em que o FC Porto anda a amortizar passivos que contraiu com Tomás Costas, Stepanovs e outros não faz sentido nenhum criar um banco de luxo com Alex Sandro, Danilo, entre outros.

Renovam com o Falcao para depois vender o seu passe umas semanas depois? Mas o que é isto? Andamos a brincar?

Assim como também não sei como é que raio um Clube anda a remodelar o Plantel em Janeiro!

E que coisa é esta de se emprestar o Bellsuchi quando este fazia parte dos planos do treinador?

Se as coisas são assim então que raio anda o VP a fazer no FC Porto? A treinar e a ser insultado pelos Jogadores e pelos Adeptos?

Enfim, desde que apareceu a SAD que este tipo de cenários passou a fazer parte do dia-a-dia do FC Porto.

È isto e a contratação de Jogadores para posições para as quais não são precisos reforços... O que a força da comissão não faz.

O Futebol Clube do Porto enfraquece-se a ele próprio, enquanto o Benfica aprende com os seus erros para se fortalecer. E isto apenas podemos dever á nossa mui querida SAD.


Enfim, vamos indo e vamos vendo pois eu sou daqueles que acredita até ser pontualmente impossível, mas com uma SAD destas, um Treinador que é um fraco, uma Equipa Técnica que não vale um porta-chaves e com adeptos que acreditam no Deus Lucho, não sei se esta Temporada vamos longe.

Aquele abraço.

Pedro Silva disse...

@ Pedro

Estou de acordo com alguns pertinentes pontos do teu longo comentário.

"NOTA: Pedro Pacheco escreve de acordo com a ortografia antiga."

Tu e eu e quem tiver algum bom senso pois eu nasci em Portugal e que eu saiba a Língua Portuguesa no seu verdadeiro sentido é a de Portugal e como tal não faz sentido nenhum andar a escrever como os Brasileiros só porque os nossos (des)governantes assinaram um acordo de treta com a brasileirada .

Aquele abraço.

Ricardo Costa disse...

Consigo entender e concordar com vários pontos da vossa exposição.
.
Caro @Pedro Pacheco.
Eu creio que encaramos a situação do Porto de prismas distintos. Tu observaste do prisma dos momentos em que o Porto podia ter-se chegado à frente e falhou, fosse por inércia ou por ter sido prejudicado.
Eu já dou isso de barato. Mesmo contando com todos os erros de Vítor Pereira e sabendo já dos benefícios do Benfica etc, eu sempre senti que mesmo o Porto não estando no melhor dos momentos, que se mantinha na luta enquanto se mantivesse com os mesmos pontos que o Benfica.
.
Por isso,para mim, o campeonato perdeu-se em Alvalade.É aí que discordamos.Não acho que o jogo do Porto em Alvalade tenha sido o mesmo que o da época passada, mesmo tendo dado empate.
Com AVB o Porto entrou em Alvalade declaradamente para ganhar. As incidências do jogo ditaram um empate, nomeadamente um golo do Sporting em fora de jogo e uma expulsão questionável do Maicon que limitou o Porto.
Mesmo no final do jogo viu-se um AVB bastante insatisfeito com o resultado.
.
Em Alvalade este ano, Vítor Pereira pareceu ficar satisfeito com o empate.
A situação era distinta para a do ano passado. O Porto tinha o Benfica prestes a poder passar para a frente. Era um jogo em que o Porto tinha que arriscar tudo.Perder ou empatar era igual. Ambos os resultados deixariam o Benfica na liderança isolada e fariam que o Porto tivesse que ir ganhar à Luz caso o equílibrio se mantivesse até lá.
.
Aí faltou ambição sim. Uma equipa que entra em campo com Maicon a lateral direito,Djalma a fazer quase de 2º latera, com Cebola Rodriguez para fechar mais o lado esquerdo também e com Hulk sozinho contra o mundo...Vítor Pereira teve mais medo de perder do que vontade de ganhar e calculou que um empate em Alvalade não seria mau...Foi péssimo.E Vítor Pereira tinha obrigação de saber mais.
.

Ricardo Costa disse...

Ele agora aparece todo surpreendido com o facto do Benfica ser levado ao colo...Então ele tem andado a dormir estes anos todos? Toda a gente sabe que quando o Benfica chega à frente é mt difícil de ultrapassar. Os árbitros dão uma mão, a imprensa trata de branquear arbitragens escandalosas e vender diariamente um super Benfica...
O Porto mesmo empatado em pontos continuava a ser deitado abaixo e a qq coisa estava em crise...Já por aí se via a estratégia.
.
Ainda por cima este ano o Benfica reforçou-se bem, stá a jogar melhor e teve um upgrade importante na sua forma de comunicar.
Aprendeu com o ano passado.No ano passado entraram arrogantes, a dizer que em Portugal não havia rival para o Benfica etc e não se aperceberam que isso só deu força ao Porto...
.
Este ano não...Entraram caladinhos, a dizer que nem queriam falar de árbitros, que é jogo a jogo...O próprio Jesus vai mandado calar pelo presidente e tem que se conter nas conferências de imprensa e não entrar em gabarolices...O Benfica estudou bem a lição. Futebo,árbitros,imprensa e estratégia...Tudo isto faria do Benfica uma equipa difícil de ultrapassar.
.
Daí que o jogo de Alvalade era fundamental para o Porto dar uma prova de força e continuar colado ao Benfica.
Ao satisfazer-se com o empate deu hipótese a que o balão do Benfica enchasse ainda mais e automaticamente criou mais pressão no Porto. Deixou de haver margem para erro...e tb ficou mais fácil de tirar o Porto da corrida com uma arbitragem manhosa...
.
Vítor Pereira deveria saber mais...Devia saber que aquele jogo em Alvalade era fundamental...
.
Aí tb discordo de ti. O Sporting não assusta ningém. Fogo de vista apenas. Prova disso foi esta sequência de jogos sem vencer e até com derrotas depois do jogo do Porto...O Sporting não ganhou a praticamente nenhuma das equipas do topo da tabela. Não poderia ser encarado com tanto respeito e medo até. A táctica do Porto nesse jogo foi ridícula. Defesa e bola para a frente para o Hulk resolver tudo sozinho.
.
Na minha opinião,aí o Porto perdeu o campeonato.Quando olharmos para trás e quisermos escolher o momento em que o Porto perde esta Liga, é em Alvalade, a meu ver.
Diferene de ver os momentos em que o Porto se podia ter adiantado...Eu aqui falo do momento em que senti que o campeonato tinha sido perdido.
O Gil foi apenas a confirmação. A confirmação de que o Porto tinha que ter entrado em Alvalade para ganhar e se manter colado ao Benfica para não dar azo a esta campanha pró-benfica e para não se colocar a jeito de uma aribtragem destas e de um mau jogo comprometerem com as aspirações do título...
.
Os reforços agora já vêm tarde...Com o Porto empatada ou a só depender de si para ser campeão,era outra história.
.
grande abraço.

Ricardo Costa disse...

Amigo @ The blue one.
.
Concordo totalmente com a parte em que referes que o Benfica este ano aprendeu com os erros enquanto que dá ideia que o Porto relaxou um pouco...Principalmente relativamente à forma como tratou a questão do ponta de lança,como se fosse suficiente atacar a época com o Kleber e esquecendo-se que do lado de lá o Benfica vinha com tudo e aprendeu com os erros do passado.
.
Entendo e corroboro e tu sabes, relativamente a algumas críticas sobre as comissões e sobre alguns negócios da Sad, mas neste caso não estou totalmente de acordo.
.
Acho que Lucho foi uma excelente contratação.Mais a mais vindo a custo 0.E por tudo aquilo que significa para o clube, pelo líder que é e por aquilo que fez para voltar para o seu clube e a sua casa, acho que Lucho merece todo o carinho dos adeptos e as boas vindas que teve desde que aterrou no Porto. O que me parece mal são as saídas de Belluschi e Guarín por empréstimo...Mas desse tema darei a minha perspectiva noutro texto sobre o mercado.
.
Sobre o negócio Falcao, acho que é perceptível o que o Porto fez.O Falcao é que quis sair e o Porto fez muito bem renovar-lhe o cntrato e aumentar-lhe a cláusula.Foi uma manobra astuta por parte da Sad, que quando sabe que Falcao quer sair, aumenta-lhe a clausula e obriga assim o Atlético de Madrid a abrir os cordões à bolsa.
.
O nosso presidente já falou sobre o caso e vê-se que ainda está algo sentido com a saída de Falcao,mais até do que a saída de AVB.
Porque Falcao trocou o projecto F. C. Porto,o clube que o tornou o ponta de lança de classe mundial, para ir jogar para uma equipa de meio da tabela de Espanha.Tudo apenas por dinheiro.
.
Poderia ficar mais um ano e sair depois para um grande clube,mas foi o próprio Falcao que quis sair para o Atlético. O Porto não podia fazer nada a não ser assegurar que seria bem ressarcido, o que acabou por acontecer.
Essa renovação foi nesse sentido. Aumentar a claúsula do Falcao e assim obrigar o Atlético de Madrid a pagar mais do que normalmente pagaria.

grande abraço.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Percebeste mal a minha intervenção sobre o Lucho.

Eu não critiquei a sua vinda. O que eu critico é o simples facto de uma grande parte dos Portistas olhar para o El Comandante como se fosse a fórmula mágica que vai resolver TODOS os problemas do actual FC Porto.

O Lucho por grande Jogador e Portista que seja não será nunca um Moisés que vai abrir as defesas contrárias como se do Mar Vermelho se tratasse.

Seria importante que o pessoal Azul e Branco por vezes colocasse a mão na consciência e pensasse em muito do que diz e escreve.

O teu Presidente (o nosso é o Cavaco infelizmente) gosta muito de contar anedotas para manter as focas entretidas.

O Falcao já nos tempos de AVB que andava a fazer por sair. Mas nunca saiu.

Então como ninguém pagava a Clausula de rescisão eis que o FC Porto renova o contrato com o Colombiano:

Se o moço quisesse mesmo sair não teria aceitado a renovação do contrato. Até porque esta renovação implicava um natural aumento da sua cláusula de rescisão… Ora se com a dita cuja cláusula abaixo dos 45 Milhões ninguém se chegou á frente, imagina agora com esta nos tais 45 Milhões

Mas aceitou e a sua cláusula de rescisão foi aumentada para 45 Milhões. E mesmo assim não apareceu quem desse os 45 Milhões pelo passe do Falcao.

Mas o FC Porto precisa de dinheiro urgentemente pois anda a pagar as "cagadas" (Prediger, Tomás Costa, Lino, etc) que andou a fazer durante o período de Jesualdo.

Qual foi a solução? Simples. Como o Falcao teve sempre a ideia de ir jogar para Espanha, eis que toca a oferece-lo ao A. Madrid abaixo da Clausula e para não parecer mal ainda se inclui no pacote o Micael por mais 5 Milhões.

Ou seja, o FC Porto fica sem um Jogador que tem feito imensa falta na frente de ataque e que até podia ter ficado mais uma Temporada, perde um criativo do meio campo, encaixa uma boa maquia mas continua a ter problemas de liquidez.

Grande negócio este que a SAD fez.

Aquele abraço.

Ricardo Costa disse...

Desculpa @The blue one mas isso não é bem assim.
.
O Pinto da Costa (nosso presidente...pq é presidente do nosso clube e merece-me mt mais respeito que o Cavaco) quando lhe renova contrato é já sabendo que ele quer sair.
O Falcao quis sair.É público e sabido.Aliás, até lhe ficou mal qd lhe perguntaram pq saía para o Atlético ele vir dizer que saia pq o Atlético era um clube melhor...Não me parece que um jogador assim saia forçado...Forçado saíu o Lucho.
.
O Falcao fazia parte do projecto.O Porto não o queria vender, muito menos para o Atlético de Madrid.
Mas ao saber da vontade do Falcao em sair então Pinto da Costa fez um acordo com o jogador, podes sair mas primeiro renovas o contrato e aumentamos-te o valor da cláusula que é para o clube receber mais dinheiro do que o que receberia com o contrato anterior...
.
O Benfica agora tb só deixou o R. Amorim sair para o Braga por empréstimo se ele renovasse 1º o contrato.
.
Não sei quem te disse que o Falcao não queria sair,mas quem foi mentiu-te.O Falcao quis sair. Por isso ainda hoje o presidente está algo sentido com ele. Porque achas que o Porto não tinha um ponta de lança de prevenção?
Porque o Porto esperava perder todos menos o Falcao e o Hulk. O Falcao é que quis sair.O dinheiro falou mais alto.
.
O projecto do Porto era reeditar 2004.Manter a estrutura, os jogadores fundamentais e realizar as mais valias apenas na época seguinte.O problema é que AVB saíu sem ninguém contar.
Logo depois o Falcao quis sair e deixou o Porto numa situação delicada.O Atlético teria pago a cláusula anterior...assim até pagou mais.O Porto em boa hora renovou para que o Atlético tivesse que pagar mais...Mas o Falcao só aceita a renovação pq já tem acordo para sair,se não fosse assim nc aceitava renovar pq sabia que poderia sair.
.
Pinto da Costa até falou da transferência há bem pouco tempo e mostrou que estava sentido com o Falcao e com a sua falta de ambição.Até deu o exemplo do Hulk,dizendo que o Hulk nunca trocaria o Porto por um Atlético de Madrid.
.
Sobre o Lucho,eu não acho que ele vai resolver os problemas todos.É mais um a ajudar.Mas não vejo qual é o mal pelos adeptos do Porto estarem felizes e demonstrarem essa felicidade pelo regresso de um símbolo do clube.
Achei a recepção ao Lucho mais do que merecida.

grandr abraço.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Sobre o Falcao eu respeito a tua opinião mas não a partilho porque continuo a achar que não faz sentido um Jogador que está interessado em sair do Clube renovar o seu contrato, aumentar a sua cláusula de rescisão podendo desta forma complicar a sua saída por caridade ao Clube.

Não te esqueças que o Pinto da Costa já tem muito treino e é um expert nestas andanças do Mundo da Bola. Não há melhor artista do que ele para fazer virar os Adeptos contra quem ele quer.

Para terminar, eu não disse que a recepção ao El Comandante não foi merecida.

O que eu disse (e repito se bem que por outras palavras), é que aqueles Adeptos que hoje cantam Allez Lucho Allez vão ser os primeiros que lhe vão atirar com uma pedra e ou petardo ao carro caso o Argentino não consiga fazer aquilo que estão á espera.

Este tipo de loucura cega nunca nos levou a lado nenhum. E vamos a ver se o Lucho consegue mesmo por este balneário no seu devido lugar.

Mais uma vez: Grande abraço.

Ricardo Costa disse...

@The Blue one,é aí que está a falha de comunicação.
O Falcao quando renova já está de saída.O Porto já tinha a informação por parte do jogador de que o Atlético o queria e que ele queria ir para o Atlético.
.
Aí,de forma astuta o Pinto da Costa assegurou ao Falcao que o deixaria sair mas como forma de gratidão pedia-lhe que ele renovasse o contrato e aumentasse a clausula para permitir assim ao Porto ganhar mais com a transferência dele.
.
Ele quando renova já sabe que vai sair.Aliás,eu na época disse logo que ele estava de saída mal ele renovou.Era mais ou menos conhecida a vontade do Falcao.Só não se sabia que seria para o Atlético.Ainda pensei que fosse para o Chelsea.
.
Daí a desilusão e daí o Pinto da Costa o criticar.É um desperdício que o Falcao queira trocar o Porto pelo Atlético...E prova de que foi ele a forçar a saída foi ele ainda a dizer que saía para um clube melhor...Acho que isso diz tudo.
.
grande abraço.