E pronto eis que chegamos ao final da Fase de Grupos do EURO 2012. Portugal começou mal e agora apenas depende de si para passar aos Quartos-de-final da Competição. Sim depende de si porque eu não alinho nestas coisas doidas que meio mundo Luso anda a fazer dando a entender que a malta de cá adora andar de calculadora na mão e com o “se” na boca.
A adversária é uma velha conhecida e se calhar de todas as Selecções do Mundo aquela que mais se parece com Portugal tanto no jogo jogado como na mentalidade competitiva. Tal como nós esta Holanda tem qualidade q.b., só que esta não apareceu ainda nos dois jogos que realizou e que terminaram em derrota. A Laranja mecânica empanou ante uma chata Dinamarca e perante uma robótica Alemanha deu um ar da sua graça mas não foi suficiente.
O nosso Cronista Ricardo Costa já aqui o disse, o ponto mais fraco desta Selecção Holandesa é a defesa e convêm que Portugal aproveite isto o mais rapidamente possível. Isto porque se Sneijder, Robben, Van der Vaart, Van Persie, Afellay, Huntelaar e Kuyt acordarem cedo para o jogo então vai ser um 31 porque a defesa Portuguesa não é famosa como pudemos ver na última parte em que Portugal sofreu dois golos da Dinamarca.
Para além disto é fundamental que a nossa Selecção mantenha os pés bem assentes na terra. A Comunicação Social Portuguesa bem que tem passado a imagem de que nos damos muito bem com os Holandeses e que os derrotamos com facilidade até, mas esquece-se que no futebol não existem jogos iguais e que a lógica neste Desporto é uma batata. O importante é que o onze inicial de Paulo Bento entre em campo concentrado, alheio ao que se vai passando no outro jogo do grupo e que respeite este adversário laranja. E quando digo respeitar não é meter-se em frente da baliza a defender, mas sim atacar sem descurar a zona defensiva po0r causa dos suspeitos de que já aqui falei.
Este é o jogo ideal para Nélson Oliveira jogar de início uma vez que é um avançado muito rápido e móvel. A linha defensiva do País Baixo é lenta e dura de rins. Será também uma excelente oportunidade para Cristiano Ronaldo brilhar e calar de vez os estúpidos que o tem deitado abaixo com críticas ridículas típicas de macacos como o Oliver Khan. Cristiano numa das faixas, Nani na outra e Nélson Oliveira no meio poderão ser a “sentença de morte” desta Holanda que é somente a Vice Campeã do Mundo.
Sendo assim Portugal deverá alinhar com o seguinte onze (4x3x3):
- Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Coentrão, Veloso, Raul Meireles, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Nani e Nélson Oliveira.
O Holanda Portugal da 3ª Jornada do Grupo B tem o seu início aprazado para as 19h45 de hoje e pode ser seguido em directo aqui no Mística. Força Portugal!
1 comentário:
Num fim de semana interessante, como este, desportivamente, estive mais distraído a renovar estes motivos que nos movem como são os da blogosfera portista e não só.
Assim, em
Alerta de amigos, dou conhecimento
de
Meus blogues novos e antigo
= Memória Portista
memoriaporto.blogspot.com
= Longra Histórico-Literária
longrahistorico.blogspot.com
= Lôngara – Actividade Literária e Memória Alvi-Anil
http://longara.blogspot.pt/
Enviar um comentário