domingo, 15 de julho de 2012

Jogador á Porto = Maicon

Depois de um Servette sem grande sabor, o FC Porto já foi mais testado no embate com o Évian TG. Vítor Pereira prossegue o processo de destilação no plantel Azul e Branco.

Djalma e Mangala foram as surpresas no segundo teste do estágio Suíço. O Angolano atuou a defesa direito enquanto o Francês foi desviado para a lateral esquerda. Maiores problemas para o segundo, que deu sempre espaço a mais e teve pernas a menos para segurar quem lhe causava problemas.

O resto foi igual ao duelo com o Servette, na quarta-feira. A "revelação" Atsu voltou a ser um dos extremos do Dragão e, tal como em Genebra, começou por deixar apontamentos de um interesse acrescido. Aos oito minutos, por exemplo, arrancou em velocidade no flanco direito e serviu Defour, que atirou ao lado.

Mais à frente, aos 21', foi o próprio Ganês a receber de pé esquerdo e a rematar de pronto. Ficou perto do golo e depois acabou por se eclipsar gradualmente - que lhe seja permitido - até ficar no balneário ao intervalo. Entrou Iturbe, outra das pérolas em processo de cristalização. Nada melhor que frente ao Évian.

Mas as pernas pesam em tempo de pré-época e a versão número dois do Bicampeão Nacional revelou bem mais defeitos que no teste zero frente ao Servette. Helton acabou por se destacar no primeiro tempo, com quatro defesas de elevado grau de dificuldade, depois de Sagbo ter ameaçado por duas ocasiões, nas mais perigosas.

Ao intervalo houve troca de guarda-redes - e a de Atsu por Iturbe -, com Fabiano a ter de mostrar serviço logo no primeiro minuto. Ali M’Madi voltou a ultrapassar Mangala, serviu o perigoso Sagbo que só tinha de escolher o canto. Acabou por permitir uma defesa sensacional ao novo guarda-redes Portista.

Seguiu-se a cadência de substituições e os momentos de perigo foram, necessariamente, reduzidos. Um remate de Maicon para defesa de Durand foi a primeira ameaça do FC Porto, que viu um Évian sempre mais perigoso, embora se encontre no mesmo estádio de preparação. O ex-benfiquista Wass entrou para criar perigo (66' e 83'), assim como Baouia, que não deram descanso a Fabiano.

Para o fim, o melhor da tarde. Maicon - cada vez mais patrão na defesa Portista - acabou por resolver a partida na transformação de um livre direto. Aconteceu aos 87 minutos, foi batido de forma irrepreensível pelo Brasileiro e valeu aos Dragões o terceiro triunfo em três jogos nesta pré-temporada. Nem tudo foi claro como a água, mas o FC Porto deixa a Suíça 100 por cento vitorioso.

Com a vitória sobre o Évian, o FC Porto colocou um ponto final no estágio cumprido em terras Helvéticas. Segue-se o regresso a Portugal para no próximo dia 21 se cumprir novo teste, frente ao Celta de Vigo, em Viseu. Santa Clara, Valencia e Lyon serão os restantes testes do Dragão antes da Supertaça Cândido de Oliveira, agendada para 11 de Agosto, em Aveiro, frente à Académica.

Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Maicon

Sem comentários: