sábado, 14 de julho de 2012

Beto, um desperdício de talento

O guarda-redes Beto, emprestado pelo FC Porto na época passada aos romenos do Cluj, é a mais recente contratação do SC Braga. O internacional português, que fez parte das escolhas de Paulo Bento no Euro’2012, esteve nesta sexta-feira no Estádio AXA, tendo já efetuado exames médicos e assinado um vínculo válido para as próximas duas temporadas.

O FC Porto fica com metade do passe e vende a outra metade ao SC Braga. Aos 30 anos, e após três épocas no FC Porto onde foi a ‘sombra’ de Helton, Beto volta a passar pelo mesmo no Minho, já que Quim parece de pedra e cal na baliza bracarense. Porém, agora concorrência não lhe vai faltar.


E pronto, eis que mais um Jogador Português com imensa qualidade e talento deixa o Futebol Clube do Porto. Para ocupar o sue lugar ficam Helton, Bracali, Fabiano Freitas, Kadú, Ventura e Stefanovic. Naturalmente que destes 6 Guardiões 3 ficarão na Equipa Principal e os outros irão fazer parte da Equipa B. Todos eles tem em comum o facto de serem Atletas muito altos, aspecto onde Beto estava em clara desvantagem. Está visto que para o futuro os Dragões apostam em GR altos com alguma agilidade.

Olhando então somente para a Equipa principal pois é esta que nos interessa verdadeiramente, com toda a certeza que iremos ter como opções para a posição de Guarda-redes Helton, Bracali e Fabiano.

Se quanto a Helton temos a certeza do seu real valor, o mesmo não podemos dizer dos outros dois. O Professor Bracali no Nacional da Madeira até que realizou algumas exibições acima da média, mas quando foi chamado a defender a baliza Azul e Branca eis que meteu água por todos os lados e quanto a Fabiano o filme é muito parecido com o de Bracali se bem que ainda falta vermos o que realmente vale este Brasileiro.

Temos portanto que, á partida, Helton não terá um adversário á sua altura na luta pela titularidade da Baliza. E todos sabemos que o Capitão Helton é um excelente GR que precisa de uma forte concorrência para dar o sue melhor. Até aqui este papel foi entregue a Beto e com resultados muito bons, mas agora que este saiu do FC Porto eis que o que poderá acontecer é um decréscimo na segurança da baliza Portista.

Tenho para mim que a saída de Beto do FC Porto foi um excelente negócio para os Dragões e Guerreiros do Minho assim como para o Atleta que acredito que rapidamente tirará o lugar a Quim, mas desportivamente esta saída foi uma menos valia para o FC Porto. Um desperdício de talento. Oxalá o tempo me mostre que eu estou enganado…

Sem comentários: