sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olhar o Dragão 2012/13 (parte 3)

Vista a situação da baliza e dissecada a linha defensiva eis que vamos agora olhar com muita atenção o meio campo do Dragão. Digo com atenção porque já diz o Povo que é no meio que está a virtude e efectivamente o Cérebro e Coração de uma equipa é o meio campo. 

Ora bem, pelo que tenho visto e ouvido Vítor Pereira quer fazer deste novo FC Porto um Porto com muita posse de bola e pressionante q.b.. Ora para tal o Homem de espinho vai precisar com toda a certeza de 7um meio campo a alto nível e com uma frescura física impressionante. Só assim o Futebol Clube do Porto 2012/13 poderá ser a tal Equipa dominadora que asfixiará os seus adversários. Contudo penso que aqui VP tem em mãos um grande problema pois as opções para este sector tão vital são poucas e variam muito em termos de qualidade.

O actual FC Porto conta com uma linha de três grandes jogadores que a qualquer momento podem resolver uma partida. Fernando, Lucho e João Moutinho são o melhor meio campo que VP tem ao seu dispor. Fernando é e será sempre o Polvo que seca por completo qualquer iniciativa atacante dos adversários, El Comandante Lucho será o responsável pelo equilíbrio defesa/ataque dos Azuis e Brancos e João Moutinho irá completar com mestria o trabalho do Argentino.

O problema está no banco (já parece o Spot publicitário só que ao contrário). Isto porque actualmente Vítor Pereira não tem á sua disposição um suplente á altura de Fernando, Lucho e Moutinho.

Defour tem qualidade mas o facto de na temporada anterior foi forçado a “tapar buracos” e desta forma não criou raízes numa determinada posição que o faça render ao seu bom nível. O Belga será o suplente de João Moutinho mas a falta de opções irá com toda a certeza obrigar a que este jogue noutra posição fazendo com que a qualidade do meio campo Portista baixe de qualidade.

Temos depois a incógnita Castro. Pessoalmente deposito muita esperança neste jovem Jogador que tem a enorme vantagem de ser Portista e de sentir como poucos a camisola Azul e Branca. Resta é saber quem irá substituir castro…. Se por um lado o Gondomarense parece ter uma excelente visão de jogo e um remate portentoso que só iguala Lucho, por outro é um trabalhador nato que dá tudo por tudo na recuperação de bolas e cola-se de tal forma no adversário que imp0ede qualquer ataque dos adversários. Poderá ser uma opção importante para VP e companhia, mas a última palavra será sempre a de Vítor Pereira que parece não gostar muito deste Jogador.

Vítor Pereira tem apostado em James para fazer o papel de 10 no meio campo Portista. Confesso que não me desagrada esta opção, mas se o treinador tem como ideía jogar com um 10 no meio campo não se percebe porque razão Belluschi treina á parte do grupo… O pequeno Argentino pode não ser um grande Jogador, mas sempre é uma opção que permitiria a que o treinador não tivesse de recorrer a adaptações que reduzem o n.º de opções para outros sectores.

2 comentários:

Anónimo disse...

o meu fcp está muito bem estruturado e basta ver que mesmo que saia o moutinho ainda ha danilo , o nosso meio campo tem 6 ou 7 elementos para uma vaga de 3 acham pouco ????
fernando moutinho lucho castro defour danilo pois ha´miguel lopes para a direita da defesa e ainda james para a posiçao 10 caso seja necessario e tudo sem grandes adaptaçoes , para a defesa há pelo menos 4 centrais já sem o rolando abdolayei tambem conta nas laterais há mlopes e danilo o que mais me preocupa e na esquerda onde só ha alex sandro ...
na frente com jackson , varela james iturbe kelvin atsu kleber e janko se o porto conseguir manter o hulk ae na champions somos uns dos favoritos

Pedro Silva disse...

"o meu fcp está muito bem estruturado e basta ver que mesmo que saia o moutinho ainda ha danilo , o nosso meio campo tem 6 ou 7 elementos para uma vaga de 3 acham pouco ????"

Notou-se esta estrutura e fartura no jogo contra o Valencia... Bastou que as pilhas do El Comandante Lucho chegassem ao fim para se ver a fartura que o VP tinha no banco.

Sejamos realistas e vejamos o que tem de ser visto sem rodeios: O nosso FC Porto não tem opções de qualidade para o meio campo tirando os habituais titulares. Defour e Castro disfarçam o problema mas não chegam.

O Danilo é para jogar a defesa Direito. Não inventemos.

Quanto á Champions, vamos com calma… Não criemos perigosas e dolorosas ilusões.

Cumprimentos.