segunda-feira, 30 de julho de 2012

Olhar o Dragão 2012/13 (parte 4)

Chegamos agora á penúltima fase desta análise que tenho feito ao FC Porto versão 2012/13. Depois de ter analisado e opinado sobre a baliza, defesa e meio campo Azul e Branco, eis que irei agora dissecar o sector onde o Dragão tem muitas e boas opções (ao contrário da Temporada anterior).

Na época anterior o ataque foi o calcanhar de aquiles do FC Porto pois a saída fora do tempo deixou algumas mossas que custaram uma boa prestação na Liga dos campeões, uma eliminação prematura na Taça de Portugal e um Campeonato ganho com muita sorte á mistura. Ora precisamente para contrariar este cenário eis que os dirigentes do FC Porto colocam á disposição de VP e seus pares nada mais, nada menos do que 3 Pontas de Lança e 6 Extremos.

Para mim o n.º ideal de avançados cifra-se em 3 pontas de lança e 4 extremos. Ou seja, Jackson Martinez, Kléber e Janko deverão permanecer no Plantel pois cada um deles fornecerá a Vítor Pereira uma solução diferente consoante o tipo de adversário que os Dragões terão de enfrentar. Resta então saber quais dos extremos devem sair do Plantel definitivamente ou por empréstimo. Sendo assim, e tendo em conta os onzes que Vítor Pereira tem apresentado, estou em crer que James, Varela, Atsu e Hulk ficarão no Plantel principal. Iturbe será um Jogador a ter em linha de conta caso Hulk se vá embora depois da sua participação nos Jogos Olímpicos.

Pessoalmente preferia que Djalma fosse cedido de uma vez por todas a outro Clube porque este não tem qualidade para estar no FC Porto apesar de ser muito esforçado, dando assim espaço a Iturbe, mas o Treinador Portista parece gostar muito de Djalma que joga e todas as posições menos na baliza (joga sem qualidade nenhuma, mas joga diga-se de passagem).

De fora deste lote ficará quase de certeza o Brasileiro Kelvin. Não que Kelvin não seja um excelente Jogador que a qualquer momento pode resolver uma partida com o sue espectacular drible, só que este ainda muito jovem Atleta ainda precisa de melhorar o tempo de passar a bola e tal só será possível se este jogar com alguma regularidade. Deixar o Kelvin no banco é o mesmo que deitar ao caixote do lixo um saco carregado de diamantes. Mais uma temporada a jogar numa equipa da Liga Zon Sagres será o melhor para este talentoso Brasileiro

De resto neste sector o FC Porto dispõe de muitas soluções. Resta agora é saber se Vítor Pereira vai ou não saber aproveita-las quando delas necessitar. Sinceramente não creio que tal vá suceder pois o Treinador Português não tem outro plano senão o que tem apresentado nos jogos de preparação que a Equipa realizou até á data… È uma pena que assim seja pois esta temporada é sem sombra de dúvidas a mais rica no que ao ataque diz respeito. Não me recordo de um Futebol Clube do Porto com tanta qualidade na sua linha de ataque.

Sem comentários: