quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Turbo mania

Eu podia estar aqui a dissecar o que disse o Rei da Selva Benfiquista sobre os árbitros e também poderia dar asas á minha enorme gargalhada perante as queixas dos Viscondes sobre as mesmas personagens, só que eu como Portista não gosto de perder tempo com não assuntos. Ou melhor, não gosto de dar importância aos tolinhos da aldeia. 
 
Ora bem, estava eu no Estádio do Dragão quando Vítor Pereira decide substituir alguns Jogadores. A Equipa Azul e Branca já vencia por um claro 3 a 0 e o SC Beira-Mar, por muito bem-intencionado que fosse, não conseguia perturbar minimamente o Dragão. Foi a altura ideal para lançar Iturbe pensou Vítor Pereira. E mal o fez o que se ouviu? Aplausos! O público aplaudiu o Argentino como se este tivesse marcado um Senhor golo ou como se tratasse do El Comandante Lucho. 
Fiquei um pouco estupefacto com tal coisa. O mesmo se passou com o Locutor da Rádio que muitas vezes me auxilia a ver e ler o jogo em pleno Estádio. Naquele momento ficou-se com a clara ideia de que tinha entrado um Jogador que fez toda a sua carreira no FC Porto. Não deixou de se estranho pois nem Atsu nem Castro foram tão aplaudidos como este jovem rapaz apesar de terem sido sempre (ou quase sempre) Jogadores do Futebol Clube do Porto.
 
Efectivamente não se percebe o porquê desta enorme simpatia por Iturbe… Chega a roçar o incompreensível.
 
Será porque Iturbe veio “rotulado” de novo Messi? Não creio até porque Messi só há um, o do FC Barcelona e mais nenhum. Será por Iturbe ter vindo “rotulado” de novo Messi e de muitos Portistas acharem (erradamente) que o FC Porto é uma “cópia” do FC Barcelona? Também não me parece que seja por isto, porque como já disse atrás Messi há só um e FC Barcelona também só há o da Catalunha e nada mais.
 
Será então que tão inexplicável fascínio se deve á qualidade de Iturbe? Bem o rapaz até que sabe dar uns toques na bola, tem um remate fabuloso, mostra perceber da coisa, mas as suas jogadas são sempre as mesmas (encostar á linha, agarrar-se á bola e rematar a dita cuja com imensa força para a baliza) e para mais o jovem Argentino ainda tem muito que aprender para poder ser um titular indiscutível da equipa Azul e Branca (uma estadia na equipa B ia fazer-lhe muito bem).
A resposta mais óbvia para este fenómeno poderá estar relacionada com o EL Comandante. Lucho escolheu Iturbe para seu "aluno" e tem tentado acompanhar o Jovem Atleta para todo o lado. Mas também não creio que esta seja a resposta cabal para esta questão pois é natural que os Jogadores da mesma Nacionalidade se reúnam pois identificam-se com mais facilidade.

Concluo portanto que este enorme carinho que os Portistas sentem por um Jogador que não tem nenhuma ligação afectusoa ao Clube se deva á “insanidade” propria de qualquer Adepto que muitas vezes se deixa levar pela emoção. Basta que para tal se meta um pouco de Marketing em torno de um determinado Jogador associado a uma boa dose de facebook e twitter e voilá! Habemos palmas de um Estádio rendido a alguém que ainda não mostrou nada de especial.

6 comentários:

SDF disse...

Peço desculpa pela intromissao visto que nao costumo fazer comentarios neste blogue que frequentemente dou uma leitura.
Neste texto sobre Iturbe penso que faltara dizer que o miudo é uma esperança, um "talvez-venha-a-ser-um-craque" que tem uma clausula de 60 Milhoes que ilude qualquer adepto.
Por isto mesmo ha um clima de grande carinho em volta do jogador porque estamos todos á espera que ele mais cedo ou mais tarde retribua em campo.
Trata-se mais ou menos de um "pagamento adiantado" que de certa forma é bom para estimular e dar confiança ao miudo!
Se ele nao se tornar um crque como todos adeptos gostavam paciencia outro futuro craque tomará o lugar dele.
Nao tem so a haver com o marketing e as emoçoes, ha tambem uma certa intencionalidade e consciencia por parte dos adeptos do jogador que é e o que pode vir a dar.
È apenas a minha opiniao posso tar completamente errado mas aceito que possa estar.
cumprimentos

Pedro Silva disse...

SDF eu assino por baixo aquilo que escreveu!

Agora o que eu não entendo é porque razão os adeptos não tem este mesmo tipo de reacção com outras jovens promessas que estão e que já passaram pelo FC Porto.

Daí que afirme que o Iturbe está "sobrevalorizado" não só pela sua cláusula de rescisão (não me tinha recordado deste importante pormenor) mas também porque este sabe "jogar" com as Redes Sociais.

Não vejo outra justificação para tamanha euforia em torno de uma promessa que ainda não mostrou nada de especial.

Naturalmente que esta é somente a minha opinião.

E já agora não peça desculpa por dar a sua opinião. Fê-lo de uma forma civilizada e ordeira explanando aquilo que lhe vai na Alma e trouxe uma grande mais-valia a este texto de opinião.

Não tem que pedir desculpa por causa disto!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu também acho exagerada a reação do publico, pois o Iturbe ainda tem muito a aprender e a provar para merecer uma ovação tão grande. há jogodores que fizeram muito mais e nunca foram tão reconhecidos... esperemos um dia dizer que esta manifestação foi aprimeira de muitas.
Saraiva

OAutor disse...

A mim o que me preocupa é a "benfiquisação" dos adeptos Portistas!! Os adeptos do FCPorto nunca foram daqueles que se deixavam influenciar por modas e jornais, mas o que eu vejo é exactamente isso. O facebook ainda veio piorar, quando vejo paginas na rede social sobre o FCPorto e que estão sempre a criticar "injustamente" o nosso treinador, sempre a idolatrar Iturbe e nem uma palavra sobre kelvin e outros jovens, fico muito preocupado!!
Os mesmo que elogiam Pinto da Costa pelo facto de defender os treinadores são os primeiros a criticar e pedir a cabeça do treinado ao primeiro mau resultado, ainda hoje existem muitos portistas com opiniões trabalhadas por redes sociais que ao mínimo deslize da equipa a culpam vitor pereira.

Lembro-me do jogo contra o V.Guimaraes esta época que o Iturbe nao foi convocado, nas redes sociais pediu-se a demissão do treinado devido a isso. Comentei com um amigo no estádio e ele respondeu-me assim:

"olha para o banco: temos 1 gr (fabiano) 2 defesas (Miguel lopes e Mangala) 2 médios (James Rodriguez e Defour) e um PL (Kleber) - quem é que iria sair para entrar Iturbe???"

E é precisamente isto que os adeptos do FCPorto devem pensar, temos um bom plantel, temos excelentes jovens jogadores e eles necessitam de tempo. Agora concordo e muito quando dizem que ele deveria ter tempo de jogo na equipa B. Isso sim era bom para ele!!

Abraço e vamos "educar" os portistas, é que nós não queremos ver o dragão como a luz a exuberar com os mantorras!!

Pedro Silva disse...

"esperemos um dia dizer que esta manifestação foi aprimeira de muitas."

Tenho a mesma esperança meu caro Saraiva.

O rapaz tem qualidade. Resta é saber se ele vai ou não evoluir para melhor. Daí que eu ache que uns joguitos na Equipa B lhe iam fazer muito bem.

Mas vamos a ver. Apesar de tudo dá-me a sensação de que o VP não gosta muito do Iturbe...

Cumprimentos.

Pedro Silva disse...

Concordo com muito do que escreveu o OAutor.

Há que ter a cabeça no lugar e saber colocar a razão á frente da emoção.

Bem sei que para um adepto tal é complicado pois hoje em dia tudo se sabe graças às Redes Sociais e para mais o Portista actual está muito "mal habituado".

Os Jogadores Jovens precisam de tempo para evoluir.

Veja-se o exemplo do Sérgio Oliveira a quem rapidamente lhe colocaram o rótulo de vedeta e uma Clausula de Rescisão absurda. Por onde anda hoje o rapaz?

Há que haver alguma paciência e bom senso nestas coisas... È importe que o "bichinho" que pica os miolos a águias e leões não venha fazer parte do dia-a-dia dos Dragões.

Cumprimentos!