segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ano Zero

Não, não é nada connosco. Tirei a expressão dum blogue da “instituição”, referindo-se à campanha em curso há meses, de LFV, para a renovação do mandato em Outubro. O homem embora já andasse por lá, meio escondido, no desastre que constituiu a era Vale Azevedo/Vilarinho só assumiu os destinos do Clube e SAD em 3 de Novembro de 2003, portanto há 9 anos. Posteriormente reeleito em 2003, e mais tarde em 2006, face às recentes e inquietantes (desportivamente falando) vendas da passada semana, tem mesmo que recomeçar “aquilo” do zero.
 
E já lá vão 8 zeros, durante os quais apenas conseguiu 2 campeonatos, ambos gamados. Primeiro na época 2004/2005, com a deslocação/fantasma de 1 jogo com o Estoril para o Algarve, por obra e graça dum administrador “comum” aos 2 clubes, José Veiga, facto por si só impeditivo pelo Regulamento da SAD, e o compadrio (ia a dizer corrupção) duma das maiores anedotas de entre os “notáveis” benfiquistas, um tal Cunha Leal, director executivo da LIGA, mais tarde, corrido por Valentim Loureiro. É com estes peões de brega que eles “fazem a coisa pelo outro lado”.
O segundo campeonato, na época 2009/2010, refere-se ao conhecido caso dos túneis, uma armadilha montada no acesso aos balneários do clube do regime, onde não poderiam estar seguranças, com os nossos jogadores a serem provocados, com câmaras previamente apontadas para a zona onde iriam captar “os momentos para mais tarde recordar”. Toda a encenação me foi relatada por um observador fidedigno, pertencente à segurança do FC do Porto. Resultado: Hulk fora de combate vários meses, num processo conduzido por outro lacaio do clube, presidente da Comissão de Disciplina da Liga, cujo acórdão seria, mais tarde, reduzido a cinzas pelos tribunais verdadeiros.
Naquele clube acontecem coisas muito engraçadas. Vilarinho ameaçou Cinha Jardim, e viria, ainda, a agredir uma prostituta. Noutra ocasião, Vieira roubou um camião a um fornecedor e foi condenado. Um azeiteiro da política, Santana Lopes, de passagem pela CML, obrigou a EPUL a trabalhar para a “instituição”, o Tribunal de Contas 6 anos decorridos, vem denunciar todo o esquema mas… culpados não há. Um “diabo de Gaia” saltou a vedação, entrou no terreno de jogo, agrediu um juiz de linha, sem que o clube tenha sido castigado. JJ insultou um assistente de arbitragem, a Comissão Disciplinar da Liga, demorou 6-meses-6 a analisar o caso, para afinal, não lhe dar qualquer punição. Ou, por outra, deu mas não deu. O que será estar suspenso, dum campeonato que está suspenso? Estes senhores da Comissão Disciplinar não terão vergonha nas ventas? Para finalizar, há minutos vi umas cenas no Youtube com o borrachola do Tony a insultar jornalistas Iranianos. Mas que raio de clube aquele! Agora, depois de ocuparem a LIGA e a FPF (basta observar as nomeações), estão a tomar conta de todos os lugares de decisão no futuro TAD (Tribunal Arbitral do Desporto) para, como de costume, quando houver algum caso em que estejam envolvidos, decidirem em causa própria.
 
Na última semana, para desmentir a Troika, o sector das exportações do clube da treta, cresceu imenso. Só futebolistas foram dois! Curiosamente, para desviar as atenções das vendas da parelha Javi/Witsel, um dos palhaços de serviço, rui qualquer coisa da selva, tentou, sem o conseguir, animar o Circo mediático de uma das tv’s do Benfica, a SIC: “o nosso jogador foi melhor vendido que o vosso”! Aquele lacaio do senhor Vieira, ignorante futebolístico até ao tutano, ainda não percebeu as alhadas em que o pobre do clube se meteu. Se, por um lado, pode abater “cinco coroas” ao Passivo galopante de 400 e tal milhões de euros, pelo outro, pode ter hipotecado a época nacional e internacional com esta política disparatada de alienação de jogadores. Dos meus arquivos constam até 6 de Setembro, 9 vendas definitivas (Capdevilla, Daniel Wass, Éder Luis, Emerson, Felipe Bastos, Javi Garcia, Saviola, Witsel e Yartey) e mais 37 cedidos/emprestados.
É este anjinho, vendedor de banha da cobra, o único candidato a mais 3 anos no clube da treta. Com os novos estatutos que os advogados que se passeiam aos Domingos pelo camarote, em devido tempo, alteraram, será quase impossível aparecer alguém (a menos que um testa de ferro do BES) que apresente outra lista. Também só se for maluco! Pelo que leio nos blogues afectos ao clube da treta “aquilo” à mínima contrariedade vai desmoronar-se como um baralho de cartas. Quem é que se vai meter naquele ninho de ratos, ainda por cima a começar outra vez tudo do zero?
Abraço

2 comentários:

Ricardo Costa disse...

Certeiro como sempre caro @José Lima.;)

Um abraço e parabéns pelo texto.

JOSE LIMA disse...

Obrigado.
Como o Ricardo, o Pedro e outros colegas do blogue, escrevem muito bem sobre o nosso Porto, resta-me "fugir" para terrenos movediços.
Hoje foi sobre as águias depenadas, a próxima que já está para edição, vai ser sobre os calimeros.
Abraço