quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Valha-nos o Santo Varela

Portugal continua invicto e o Azerbaijão mantém o jejum de vitórias neste arranque da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014. A partida do Axa serviu os propósitos pragmáticos da equipa das Quinas com a conquista de três pontos, após um triunfo por 3 x 0.
 
Até nem havia grandes condicionantes ao favoritismo Português, mas acabou por ser uma vitória "suadiiinha", numa partida muito empolgante e bem jogada. Estiveram melhor os pupilos de Paulo Bento, mas os Azeris ainda fizeram suar muito a equipa das Quinas.
 
Os cerca de 30 mil que lotaram o anfiteatro de Braga começaram por ver uma boa entrada de Portugal, que podia ter marcado o primeiro golo logo aos 2 minutos. Nani, dentro da área Azeri, recebeu a bola, mas não foi rápido o suficiente para tentar o remate. O golo não apareceu nessa jogada, mas Portugal continuou a atacar e a criar vários lances de perigo.
 
Com uma atitude forte e determinada, os rapazes de Paulo Bento "cheiravam" o golo, lá está, fosse dentro da área ou mesmo fora dela, como aos 12 minutos num forte remate de Raul Meireles. O médio Português, em carreira de tiro, chutou para uma defesa apertada do guarda-redes Kamran Agayev.
 
Paulo Bento, no banco, gostava do que via, enquanto que nas bancadas os Portugueses não paravam de "carregar" a equipa.
 
Porém, o golo, esse, continuava sem aparecer. Aos 18', foi a vez de Hélder Postiga atirar à barra, numa bela jogada entre Ronaldo, João Pereira e o avançado Português.
 
Na "dança" da busca do golo também entrou, ainda na primeira parte, João Moutinho. O médio, tal como Postiga, tirou um belo remate mas os ferros, sempre eles, evitaram aquilo que parecia inevitável: o golo Lusitano.
 
Apesar de estar bem na partida e mandar no jogo, os últimos minutos da primeira parte mostraram um Portugal a baixar um pouco a intensidade de jogo, mas sempre com os "olhos" colados na baliza Azeri.
 
Ao intervalo, ainda assim, o placard registava um nulo, com sabor a injustiça para a formação Portuguesa.
 
O medo, sempre a deixar apertados os corações Lusitanos, pairava num "fantasma do passado", aquele que a 15 de outubro de 2008 levou Portugal a empatar sem golos com a Albânia... neste mesmo estádio Axa.
 
Na segunda parte, a partida não mudou de registo. Portugal a atacar, a ter posse de bola e o Azerbaijão, por seu lado, a sacudir o perigo da sua área. De resto, a débil equipa de Berti Vogts - com uma defesa muito fechada - apenas procurava jogadas rápidas de contra-ataque, sobretudo com bolas longas. É que os jogadores do Azerbaijão bem podem ser (quase) amadores mas têm o seu orgulho e fizeram da sua raça um condimento que enervou, de que maneira, a equipa Portuguesa.
 
Ora, o ditado tão Português diz que tantas vezes vai o cântaro à fonte, que alguma vez deixa lá a asa. E deixou com Silvestre Varela. O extremo teve uma entrada de sonho. Foi lançado aos 63' e nesse mesmo minuto, na primeira vez que toca na bola, conseguiu furar a defensiva Azeri e marcar para Portugal, após uma jogada confusa na área do Azerbaijão.
 
Dai em diante tudo mudou. Bem, nem tudo, porque o guarda-redes esteve inspirado. Mas Hélder Postiga acabaria por fazer o segundo golo Luso. Aos 86', o avançado das Caxinas encostou para o fundo da baliza, depois de Cristiano Ronaldo ter amortecido de cabeça um cruzamento de Meireles.
 
Dois minutos depois foi Bruno Alves a fazer o terceiro golo, no dia em que recebeu a placa que marca as 50 internacionalizações! Moutinho bateu o canto, e o central do Zenit, nas alturas, cabeceou para golo.

Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: João Moutinho

Sem comentários: