quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Calimerices

Confesso que não gosto de opinar sobre os Rivais do Futebol Clube do Porto. Não gosto de o fazer porque entendo que o Clube Azul e Branco já atingiu uma grandeza e maturidade tais que não precisa de espicaçar os seus Adversários da Capital para se afirmar no futebol Nacional e Internacional. O vasto Currículo que os Portistas apresentam actualmente fala por si.
 
Contudo é-me difícil ficar totalmente indiferente ao que se tem dito e escrito sobre o último FC Porto x Sporting CP. Uma boa parte da Imprensa Desportiva tem tentado passar a ideia de que os Sportinguistas dominaram o jogo no Dragão e que só não pontuaram porque o árbitro Jorge Sousa não o quis. Quem ler as declarações de Luís Duque, Elias e Rojo fica mesmo com a impressão de que o Sporting foi penalizado por ter sido quem mais “mandou no jogo”.
Maior mentira do que esta é impossível. Se formos ver os dados da partida constatamos que o Sporting mal saiu do seu meio campo e no que diz respeito a remates á Baliza de Helton nem a uma mão cheia chegam. Os Viscondes não jogaram nada e tiveram no seu Guarda-redes o Melhor Jogador em Campo. Toda a gente que viu o jogo sabe bem que tudo isto é a mais pura das verdades e que os Dragões venceram justamente uma partida que teve erros de arbitragem.
 
No Reino do Leão reina uma tremenda balburdia onde todos falam sobre o mesmo. Desde László Bölöni que não há Treinador que consiga estar uma temporada inteira á frente dos destinos da Equipa de futebol. Os Jogadores entram e saem a uma velocidade vertiginosa e muitos deles abaixo do custo de compra ou a custo zero. A nível financeiro as coisas estão tão más que os Leões tiveram de alienar uma parte dos passes de todos os Jogadores das suas camadas jovens. O Administrador da SAD Sportinguista é condenado por burlar o Fisco, o Vice-Presidente manda colocar quantias de dinheiro em contas de árbitros e sabe-se lá que mais. Etc, etc, etc.  O rol de desgraças em Alvalade é interminável.
Mas o tubo de escape é sempre o mesmo: Árbitros! Sempre que o Sporting perde pontos a culpa é sempre dos Homens do Apito. É isto ou então o Mundo está sempre contra o Sporting ou não tivesse a UEFA proibido o Clube Leonino de receber os prémios de participação na Liga Europa porque não gosta da cara de Godinho Lopes. Há sempre um mal-entendido, uma má avaliação, um deixa andar, uma desculpa esfarrapada para as asneiras que se vão fazendo em Alvalade. 
 
O mais engraçado é que os adeptos Sportinguistas comem esta palha! E digerem-na com imenso gosto! Para eles o Mundo está mesmo contra o Sporting e os Árbitros são aqueles filhos da mãe que odeiam o Verde e Branco. Pouco lhes interessa que os especialistas digam que em termos de arbitragem o Sporting Clube de Portugal é aquele que é mais beneficiado. Só como exemplo estou a lembrar-me do que aconteceu em Alvalade ante o Estoril onde um Jogador dos visitantes foi expulso por conveniência dos Sportinguistas…

È assim que vive o Sporting Clube de Portugal. De calimerice em calimerice até à sua destruição final.

Sem comentários: