quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reencontro de velhos conhecidos

O que aconteceu na Taça de Portugal deve ficar para a História e servir de lição para o futuro. Não interessa agora estar aqui a chamar a má exibição que os Dragões fizeram em casa de um modesto Santa Eulália pois do outro lado da barricada vai estar um velho conhecido dos Portistas.
 
Com toda a certeza todo o Adepto Azul e Branco se recordará do Dynamo Kyiv de 87. Nesta altura a Equipa Ucraniana era uma das grandes potências futebolísticas da antiga União Soviética que dominava a Europa do Futebol. A Meia-Final da Taça dos Campeões Europeus revelou ter sido um dos maiores desafios do FC Porto de Artur Jorge que surpreendeu tudo e todos ao ter levado de vencida o todo-poderoso Dynamo Kyiv.
 
Actualmente os tempos são outros, a Equipa Ucraniana guarda com orgulho as duas Taça das Taças no sue Museu, mas o seu poderio já não é o destes tempos. A Equipa do Exercito Ucraniano perdeu muito da sua força Internacional e até mesmo Nacional. Hoje em dia apenas os mais velhos olham para o FC Dynamo Kyiv com o respeito e admiração. O seu apuramento para a fase de grupo da Liga dos Campeões foi tudo menos fácil e é preciso dizer que a Deusa da Fortuna esteve com a Equipa da Capital Ucraniana.
 
Podemos então afirmar que mais logo o FC Porto irá ter um jogo fácil e que irá garantir com facilidade os três pontos? Pensar assim é perigoso… Isto porque este Dynamo pode não ter a força de outros tempos, mas conta com Jogadores bem interessantes no seu plantel. Yeremenko, Betão, Taye Taiwo, Miguel Veloso, Niko Kranjcar, Oleg Gusev e Andriy Yarmolenko são alguns dos talentos que os Ucranianos têm á sua disposição para fazer frente ao FC Porto no Estádio do Dragão. 
 
Para mais os Dragões terão de ir a jogo com um defesa lateral esquerdo adaptado porque Alex Sandro está lesionado. Tudo leva a crer que Miguel Lopes ou mangala serão as soluções encontradas por Vítor Pereira para “tapar o buraco”, mas tanto um como o outro serão “remendos” que podem ser aproveitados pela equipa de Kyiv para surpreender o Mundo do Futebol. Será portanto preciso que os Atletas Azuis e Brancos façam o possível e o impossível por vencer sem sobressaltos.
 
Lista de Convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.     
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Miguel Lopes, Fernando, João Moutinho, Lucho, James, Varela e Jackson.
 
O FC Porto x FC Dínamo Kiev disputa-se hoje, pelas 19h45, no Estádio do Dragão e esta partida poderá ser acompanhada em directo aqui no Mística.

Sem comentários: