quinta-feira, 29 de novembro de 2012

¡¡Hala Madrid!!: E agora?

O último fim-de-semana desportivo ficou marcado por mais um desaire da equipa Blanca em La Liga. A deslocação á terra natal de Sérgio Ramos correu mal, e desta vez foi contra um Clube que embora seja histórico não costuma andar na alta-roda do Futebol Espanhol e Mundial. Tal torna ainda mais amargo o sabor da derrota.
Graças a isto eis que os Merengues se encontram a 11 pontos do líder FC Barcelona e a 8 do segundo classificado Atlético de Madrid. E agora? 
Tem sido engraçado ver a enorme variedade de respostas a esta pergunta. De um lado temos os anti tudo o que não seja Espanhol a criticar fortemente os Portugueses do Plantel, do outro temos os supostos “Madridistas” que se preocupam mais com o Barça do que com o Real a traçar cenários de pura desgraça e ainda sobra espaço para os que nunca gostaram de José Mourinho e anseiam que este saia da Casa Blanca o mais rapidamente possível.
Eu bem sei que muitas vezes o Adepto se deixa levar pelas emoções e não pela razão. E também sei que muitas vezes quem escreve artigos num Jornal preocupa-se mais com o lucro do que com a informação. Contudo existe um limite para tudo isto sob pena de se começar a roçar a mais pura da estupidez e xenofobia. Utilizar a cabeça para pensar e não só para pentear o cabelo é um exercício que incomoda muito boa gente mas que é altamente recomendável antes de se meterem a retirar conclusões estapafúrdias.
Isto porque é impossível de todo repetir o excelente desempenho que o Real Madrid CF teve na Época anterior. Não há equipa nenhuma no Mundo que tenha a proeza de repetir uma Temporada de sonho e como exemplo mais próximo disto mesmo temos o FC Porto de André Villas-Boas e o FC Porto de Vítor Pereira. Ambos os Treinadores tiveram à sua disposição os mesmos Jogadores e os Troféus alcançados foram muito diferentes em termos quantitativos.
Depois há que recordar o que era a equipa Merengue antes da chegada de José Mourinho e o que é actualmente. Antes da chegada do El Português a Madrid, o Real Madrid CF era eliminado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões por equipas medianas, era também eliminado na Copa del Rey por equipas semi-amadoras e no Campeonato os desastres acumulavam-se sucessivamente. 
Em duas temporadas José Mourinho deu à equipa Blanca uma Copa del Rey, foi Vice-Campeão de Espanha, Campeão de Espanha na época em que o FC Barcelona se sagrou Campeão do Mundo de Clubes, ganhou uam Supercopa aos Culés e alcançou as meias-finais da Champions tendo apenas tombado aos pés do Bayern nas Grandes Penalidades.
Como podemos verificar, em apenas duas temporadas The Special One fez da equipa Blanca uma Equipa batalhadora e vencedora contrastando com aquilo que esta era antes da sua chegada à Capital Espanhola. E para mais conseguiu que a Imprensa da Catalunha receasse de tal forma este Real que dia sim, dia não era colocada no ar uma notícia falsa sobre a sua saída do comado técnico da equipa Merengue. 
Justifica-se tanto barulho em torno do Técnico Luso? Naturalmente que não!

Onze pontos de distância são difíceis de se recuperar, José Mourinho deixou escapar a sua frustração na derrota de Sevilha e a Equipa Blanca não tem estado a jogar bem, mas no Futebol não há vencedores e derrotados antecipados e muito menos lugares marcados. Por exemplo, na temporada anterior por esta altura o Zaragoza já estava mais do que despromovido e o Benfica era Campeão Nacional de Portugal… No final as contas foram bem diferentes!