terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ganhar uns milhões para esquecer Braga

A eliminação de Braga fica para a história. De nada vale ao Clube Azul e Branco estar a bater na tecla da despedida prematura da Taça de Portugal e dos erros que foram cometidos por Vítor Pereira e seus Pupilos. O importante agora é olhar em frente e encarar o futuro. Futuro este que, de momento, passa pela capital Francesa.
 
O apuramento para a fase a eliminar da Liga dos Campeões já foi alcançado com muito mérito por FC Porto e PSG, sendo que agora o que está em jogo é o primeiro lugar do Grupo A, a possibilidade de ser cabeça de série no sorteio e muito, muito dinheiro. Motivação é coisa que não vai faltar de certeza.
 
Contudo esta é uma partida que de fácil não tem nada. O Parc des Princes é um terreno hostil para os Portistas que nunca lá venceram nem quando esteve em jogo um Trofeu bem Português como a Supertaça Cândido de Oliveira. A última visita ao terreno propriedade dos milionários do Paris Saint-Germain FC ficou marcada por mais um desaire Portista e nesta altura os Campeões Europeus em título eram os Azuis e Brancos que contavam no seu plantel como Jogadores como Quaresma, Diego, Luís Fabiano, Vítor Baía, Seitaridis, etc. 
 
Para além da “malapata” do Estádio, Vítor Pereira e seus pares terão pela frente uma Equipa recheada de estrelas onde a mais brilhante é Zlatan Ibrahimović. O Sueco tem vindo a marcar e nem as derrotas internas do PSG o impedem de fazer o gosto ao pé. Para mais os Parisienses contam com excelentes Jogadores no seu Plantel. Thiago Silva, Sakho, Tiéné, Alex, Lugano, Maxwell, Van der Wiel, Jallet, Sissoko, Nené, Chantôme, Pastore, Thiago Motta, Lavezzi entre outros são nomes que impõem respeito a qualquer um em qualquer zona do Planeta futebol.
 
Apesar de tudo não existem equipas perfeitas e este PSG por muito bom plantel que tenha, apresenta fraquezas que podem ser exploradas pelos Dragões. A Defesa da equipa Francesa não é das melhores, bastando um lance de ataque mais rápido para a deitar abaixo por completo e para mais o Treinador Carlo Ancelotti é muito limitado tacticamente.
 
Um Futebol Clube do Porto concentrado durante os 90 e poucos minutos e com vontade de deixar tudo em campo tem boas possibilidades de vencer pela primeira vez em casa do PSG. Só é preciso que os Jogadores queiram ganhar e que o Treinador não invente.
 
O regresso de Helton, por troca com Kadú, que vê o seu nome sair da lista de convocados, é a única alteração ao lote de 18 escolhas de Vítor Pereira para o jogo com o PSG, referente à última jornada do Grupo A da Champions, que leva os Dragões a Paris com o objectivo assumido de concluir a primeira fase da prova no primeiro lugar. 
 
Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour. 
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, João Moutinho, Lucho, Varela, James e Jackson.
 
Como já aqui foi dito, o Paris-Saint Germain x FC Porto opõe as duas equipas já qualificadas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, com o atractivo de decidir o primeiro lugar do grupo, ocupado pelo Campeão Português. O jogo começa às 20h45 locais (19h45 em Portugal continental) e poderá ser seguido em directo aqui no Mística.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após uma derrota complicada que nos arredou da Taça de Portugal, nada melhor que este jogo para a equipa dar uma resposta positiva aos seus adeptos.

Iremos defrontar o novo rico da Europa, que se reforçou no sentido de se afirmar no futebol europeu.

Como ficou demonstrado no Dragão, este PSG apesar da valia individual dos seus jogadores, nomeadamente o seu ponta-de-lança que a par de Falcao são os melhores na posição, tem fragilidades e demonstra alguma falta de colectivo.

Temos de aproveitar as fragilidades do adversário, e ter cuidado, pois o treinador é manhoso, sabe muito da bola e não vai assumir o jogo.

Ficar em primeiro ou segundo na minha opinião é indiferente. Quem quer ser campeão europeu tem de encarar qualquer adversário, e além do mais por vezes os adversários apetecíveis revelam-se mais complicados de ultrapassar.

Uma palavra para os adeptos do FC Porto que se deslocaram a Paris numa altura em que há muitas dificuldades, mais do que ninguém eles merecem que os atletas mais logo suem a camisola e vençam o desafio.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt