sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

¡¡Hala Madrid!!: Vacas Sagradas

Um amigo meu dos tempos de Faculdade teve a felicidade de ir estudar para Espanha ao abrigo do programa Erasmus. Como este era, e ainda é, um adepto incondicional do Futebol Espanhol, e do Jornalismo, eis que acompanhou diariamente a Imprensa Escrita Espanhola. 

Quando regressou definitivamente a Portugal, em jeito de brincadeira e com a intenção de “abalar” um pouco a sua “Barça mania”, eis que lhe perguntei a opinião sobre o ataque cerrado de toda a Comunicação Social de Nuestros Hermanos a José Mourinho (na altura ainda estávamos a primeira temporada de El Português no comando da equipa Blanca). 

E este disse-me: Jornalismo Desportivo em Espanha? È uma enorme porcaria. Ainda são piores do que nós! Escusado será dizer que o meu ataque caiu por terra, mas fiquei elucidado sobre algo que já há muito desconfiava. 

O tempo passou, José Mourinho conseguiu ganhar uma Copa del Rey ao FC Barcelona Campeão Europeu na sua primeira época e na seguinte eis que se sagra Campeão ante um Barca Campeão do Mundo. Tanto numa situação como na outra o Técnico Luso foi elevado á condição de Deus por toda a Imprensa Escrita Espanhola… Isto depois de terem estado quase um ano inteiro a critica-lo e a goza-lo por tudo e por nada. 

Actualmente a situação repete-se, Déjà vu no seu máximo esplendor! Só que desta vez os Jornais já pensam num substituto para José Mourinho e ainda estamos somente em Dezembro. 

Diga-se de passagem que é cada um pior que o outro. O pior de todos é o actual Seleccionador Alemão… Que ganhou Joachim Löw até à data? Enquanto Jogador ganhou qualquer coisita no Campeonato Austríaco, mas como Treinador ficou-se pelos “quases”… É isto que a MARCA e companhia querem ver no banco Madridista? 

Para mais é caricato afirmar que Mourinho não serve quando ainda estamos em Dezembro. Ainda muita coisa vai acontecer na La Liga BBVA, Copa del Réy e Liga dos Campeões. 

E se porventura os comandados de Mourinho chegarem a finais de Maio com o Bicampeonato Espanhol no bolso? E se Mourinho conseguir fazer com que os Merengues alcancem a tão desejada 10.ª Champions? E se o Real Madrid derrotar o Clube Blaugrana na Final da Copa del Rey com um golo de Jesé Rodríguez? 

O mal de muita gente que se diz Madridista reside no facto de não se poder criticar (bem ou mal) certas Vacas Sagradas. 

José Mourinho criticou a nomeação de Del Bosque para a eleição de Melhor Treinador do Mundo da temporada passada, e como tal eis que surgem logo os redactores chefe a proteger tão sagrada Vaca. A Vaca protesta, prevarica, marca jogos disparatados em locais estapafúrdios e tudo mais, mas não se pode de forma alguma profanar tão sagrado animal. 

Bem diz este meu amigo que em Espanha o Jornalismo Desportivo não presta para nada. O que eu não sabia é que este é amante da burrice selectiva.