domingo, 13 de janeiro de 2013

A vez do Clássico

Chegou a vez de Águias e Dragões medirem forças. Ambas as equipas têm demonstrado uma regularidade impressionante e nenhuma delas cede espaço à outra. Quem ganha com isto é o Campeonato Português que apesar de ser cada vez mais bipolarizado (à semelhança de outros grandes Campeonatos) tem nos Benfica x Porto/Porto x Benfica o seu maior ponto de interesse.

O jogo de hoje é importante mas não decisivo. Quem perder hoje sofre apenas um duro revés na moral mas não diz adeus às possibilidades de conquistar o Título de Campeão Nacional. Muito pelo contrário dado que tanto Portistas como Benfiquistas ainda tem muito que correr na longa maratona da Liga Zon Sagres. Alias quando estes Clássicos revestem este tipo de características, na maioria das vezes, terminam empatados.

O favoritismo do SL Benfica x FC Porto de mais logo pende um pouco para a equipa da casa porque o jogo vai se realizar no Estádio da Luz e porque (ao contrário do habitual) a fanfarronice parece estar toda do lado dos Azuis e Brancos. Este silêncio da parte dos Encarnados e o discurso do “já ganhamos” da parte dos Portistas não augura nada de bom para o Reino do Dragão. Como tal é natural que o Benfica se apresente com maior favoritismo à vitória numa partida que se prevê, acima de tudo, equilibrada.

A Equipa de Jorge Jesus dispensa apresentações e grandes dissecações. O Benfica do JJ é uma equipa virada para o ataque com um lote impressionante de Jogadores ofensivos. Gaitán, Ola John, Sálvio e Enzo Peréz são alguns dos bons exemplos ofensivos da equipa Encarnada que conta na frente com dois Jogadores que tem o péssimo hábito de marcar golos ao Futebol Clube do Porto: Cardozo e Lima.

Contudo este Benfica a presenta algumas debilidades defensivas que se forem bem aproveitadas por Vítor pereira podem ajudar a que os Dragões consigam, mais um vez, vencer na Luz. Artur é sem sombra de dúvida o baluarte da Defesa Benfiquista, mas o Brasileiro não tem o dom de fazer tudo e de defender todas as bolas que vão á baliza do Benfica, bolas estas que são muitas vezes resultado das fracas prestações de Luisão, Melgarejo (zona a explorar muito bem), Maxi Pereira e André Almeida. Esperemos que VP tenha perdido algum do seu precioso tempo a estudar estas fraquezas em vez de dar uma de valente nas Conferências de Imprensa respondendo às parvoíces do Treinador do Benfica.

O Russo Marat Izmaylov é a grande novidade nos convocados de Vítor Pereira para o jogo de hoje, no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Contratado esta semana ao Sporting, o médio ofensivo convenceu o treinador e integra a convocatória para o Clássico que se jogo a partir das 20h15 horas.

Sebá e Tozé mantêm-se na lista de Vítor Pereira, depois de já terem integrado as escolhas para a partida a meio da semana, com o Setúbal, para a Taça da Liga. De regresso estão Helton e Jackson, jogadores que descansaram a meio da semana. De fora continuam James e Kleber, ambos a recuperar de lesões.

Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Sebá e Tozé.

Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Otamendi, Maicon, Alex Sandro, Fernando, João Moutinho, Lucho, Varela, Kelvin e Jackson.

O SL Benfica x FC Porto tem o seu inicio marcado para s 20h15 de hoje e poderá ser acompanhado em directo aqui no Mística Azul e Branca.

Sem comentários: