quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Boneco de Relvas

Jurista, professor, ex-presidente dum esconso Conselho Superior de Desporto que, em boa verdade, ninguém sabe para que serve, putativo candidato à presidência da FPF, que nem sequer formalizou a candidatura.

O homem lá segue ziguezagueante, cumprimentando aqui, elogiando acolá, criticando além, entre os ex-colegas do CDS e o seu actual partido o PSD. Autarca de Sintra onde não deixa obra, lambe-botas institucional, eterno candidato a candidato, tenta colar-se à eleição para a CML onde ninguém o parece apoiar, com excepção de Miguel Relvas.
Costuma aparecer nos programas desportivos da caixa que mudou o mundo (começou no maquiavélico Donos da Bola), depois no Dia Seguinte (de onde foi corrido) indo, finalmente, desaguar numa coisa fétida chamada Prolongamento onde, de quando em vez surge com uns calhamaços debaixo do braço e uns “acórdãos” mais ou menos secretos, que mais ninguém possui. Recordo-me do dia em que apareceu com o “parecer” encomendado a Fretes do Amaral, condizente, pois claro, (foi para isso que lhe pagaram), com os 5 palhaços do defunto Conselho de Justiça e que, meses mais tarde, viria a ser reduzido a cinzas pelos “tribunais verdadeiros”. O Boavista está ainda à espera de ser ressarcido mas o lambe-botas, esmerado apoiante de tudo que surge contra os “parolos cá de cima”, nem tuge nem muge.

Ultimamente para nosso descanso e, imagine-se, dos próprios adeptos da “instituição” que não o gramam, tinha feito uma espécie de sabatina, aparecendo fugazmente nas antepenúltimas páginas do pasquim que (ainda) o acolhe, onde o único sentido da verborreia ali vomitada é tentar atingir o nosso clube e/ou o Presidente.

Desta vez para o que lhe havia de dar? Aproveitar a moda, pois claro, para desancar no Oliveira, o popular Quim da Olivedesportos a propósito da rescisão do seu contrato com a LIGA do senhor Figueiredo “por não cumprimento de contrato”. Bastaria este simples enunciado para alertar o senhor Seara/Jurista para o que iria escrever a seguir. Mas não. Procurou mais uma vez, colar-se ao pensador da Liga no seu propósito de acabar com o maná que tem sido o apoio da Olivedesportos aos clubes portugueses, a começar, como todos nos recordámos, pelos empréstimos concedidos à “instituição” falida.
Escreve o senhor Seara que “o que interessa é que nos próximos meses teremos jogos internos em sinal aberto”! Helasse! De uma cajadada matou dois coelhos. Deu uma beijoca ao seu presidente (que pelos vistos o ignorou nas eleições para LIGA), mas esqueceu-se de dizer que são jogos da Liga Lucílio Batista, que não interessam a ninguém, e que foram vendidos ao preço da chuva, o que como é óbvio, estraga o negócio, não a Joaquim Oliveira que qualquer dia os manda passear mas, aos clubes que no fundo são quem beneficiam muito ou pouco do que dali ainda poderia vir.

Mais à frente uns cêntimos de graxa a propósito dos 100 golos marcados por Cardozo ao serviço do Circo da Segunda Circular. E comete a audácia de colocar em paralelo o sonolento jogador que deambula nos arredores da meia-lua os 90 minutos, para o comparar a, esses sim, verdadeiros artistas da bola e dos golos: Eusébio e José Águas. Esqueceu-se de mencionar, que só golos de grandes penalidades (o prato do dia que a casa serve), foram 27. Comparar o dorminhoco com aqueles dois, só mesmo como anedota ou chalaça dum lambe-botas qualquer.

Até à próxima.

Fotomontagens com a devida vénia do blogue wehavekaosinthegarden

Sem comentários: