quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Izmaylov e Liédson

Não tenho por hábito fazer analises “a quente” e muitos menos quero começar a avaliar um Jogador que tenha chegado recentemente ao Dragão. Contudo não posso ficar indiferente aos reforços de Inverno que o FC Porto “resgatou” de Alvalade.
 
Marat Izmaylov e Liédson (aka Levezinho”) viram os seus passes adquiridos pelos Portistas a preços muito vantajosos. A massa adepta do FC Porto reagiu de imediato e cedo se dividiu entre o “um erro absurdo da SAD” e “grande capacidade negocial do Futebol Clube do Porto”. Sentimento este que é perfeitamente natural, embora não me identifique nem com um nem com o outro. Isto porque já aqui o disse, não sou adepto de avaliações à primeira. Gosto sempre de ver para depois opinar. 
Ora, vendo as coisas por este prisma confesso que o Russo tem sido uma agradável surpresa. Não quero aqui alimentar uma perigosa ilusão pois no Sporting Clube de Portugal Marat mostrou ser capaz do melhor e do pior… E há que dizer que o feitio do Russo é tudo menos bom. Mas apesar de tudo Ismaylov tem mostrado ser Sr. de uma técnica fabulosa e tem o condão de colocar a bola onde muito bem lhe apetece. Quase que me atrevo a dizer que o Marat me faz recordar o saudoso Kulkov que quando jogava servia-se sempre da régua e esquadro para os seus passes certeiros! 
 
Mas é como digo, ainda é cedo para se olhar para Ismaylov como uma boa/má aposta da parte de quem comanda os destinos do FC Porto.    
 
Quanto a Liédson, o meu raciocínio é o mesmo, se bem que me parece que a sua contratação não se deve à necessidade de se colmatar uma lacuna do Plantel mas sim a um tremendo erro de planeamento. Isto porque no in9cio da Temporada Vítor Pereira afirmou em muitas ocasiões que contava com Kléber e que não precisava mais do que dois Pontas de Lança para poder “atacar” as competições em que o FC Porto está envolvido, e para mais é sabido que o Futebol Clube do Porto tentou, sem sucesso, contratar Lima do Sporting Clube de Braga. E acrescente-se ainda que o mau comportamento do jovem Kléber na janela de transferências de Inverno quando foi abordado por um Clube Belga levou a que a Direcção Azul e Branca perdesse de vez a paciência com o Brasileiro.
É neste contexto que surge o “Levezinho”. Trata-se de um Jogador experiente, conhecedor do Futebol Português e que irá permitir a VP apostar num sistema diferente do 4x3x3 quando este assim o entender, mas apesar de tudo não deixa de ser uma segunda escolha que aufere de um salário bastante elevado e que sofre de uns tiques de “Vedetismo”….
 
Contudo o tempo nos dirá se a aposta num “Reformado” foi a mais inteligente ou se foi somente a possível.

Sem comentários: