quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Sistema e a Culpa

Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto, pode ter uma montanha de defeitos mas a verdade seja dita ainda está para vir o Dirigente Desportivo que consiga criar uma estrutura tão eficaz como a que vigora actualmente no Reino do Dragão. Igual a Pinto da Costa só mesmo o falecido Santiago Bernabéu, mítico Dirigente do Real Madrid CF que fez do Clube Merengue o Colosso Mundial que é hoje em dia 
A famosa estrutura Azul e Branca, que já tantos elogios colheu em Espanha, tem uma forma única de trabalhar e por norma consegue resolver os seus problemas com uma eficácia tal que quase não se dá por eles. Naturalmente que não está isenta de erros, mas são mais as vezes em que acerta na mouche do que dá um tiro completamente ao lado.
 
Tomemos como exemplo três Jogadores que neste momento são personas non gratas no FC Porto, SL Benfica e Sporting CP.
Não é surpresa nenhuma para ninguém que Rolando não quer continuar na Invicta. Qualquer um percebeu o seu enorme mau estar quando soube que não iria junto com Villas-Boas para Inglaterra. O Jogador fez uma birra descomunal e tal reflectiu-se no seu desempenho em campo. Perante tal cenário que fez a estrutura Portista mesmo tendo na altura um treinador com um pulso fraco (Vítor Pereira)? Tratou imediatamente de colocar o Atleta na Lista dos Jogadores a transferir. Mas não o deixaram sair para um dos “Grandes da Europa”. Pelo contrário, saiu por empréstimo para o Nápoles que apesar de ter muita história ainda está muito longe do brilho que tem a Juventus, Milan ou Inter.
Olhando agora para o SL Benfica. Óscar Cardozo teve um comportamento deplorável na última edição da Final da Taça de Portugal que o Benfica perdeu para o Guimarães. O Paraguaio tentou agredir o Treinador Jorge Jesus. Como é normal Jorge Jesus exigiu a imediata saída de Cardozo da Luz mas teve logo de imediato a nega da parte de Luís filipe Vieira e rapidamente viu uma grande franja da nossa Comunicação Social a defender o Jogador. Resultado final, a pré temporada já arrancou e os Encarnados tem neste momento um Jogador que o Treinador não deseja e que nunca mais vai jogar enquanto o JJ treinar o clube da Capital. Para mais nesta altura do Campeonato o Clube não terá nunca mais o valor que deseja receber pela transferência de um Atleta que vai desvalorizar imenso.
 
Quanto ao Sporting CP, com a chegada de um Presidente que fez e faz questão de dizer que não é banana (apesar de o ser) e de levar a cabo cenas ridículas eis que esse começou a levar a cabo uma autêntica batalha campal contra alguns dos seus activos. Miguel Lopes foi emprestado á força ao Lyon e Bruma (joia da coroa Leonina) tem recebido um tratamento lastimável tendo em consideração que o Jogador até quer ficar em Alvalade. Na toca do leão chegou-se mesmo ao ponto de se recusar a reunir com um legal representante do Bruma (quando este até estava legalmente legitimado para tal) só porque Bruno Carvalho meteu na cabeça que só negoceia com o próprio. Depois admiram-se quando perdem grandes Jogadores para os eternos Rivais e outros tais.
 
São estes pequenos exemplos que fazem com que eu me ria a bem rir quando ouço e vejo alguns Comentadores (Públicos e Anónimos) a atribuírem a culpa do sucesso do FC Porto ao Sistema.

Sem comentários: