sábado, 3 de agosto de 2013

Pensamento da Semana: O Rei vai nu

clicar para ampliar
Este grafismo que vemos em cima foi retirado do Site Oficial da Federação Portuguesa de futebol.
 
Num deles temos que o Jogador com internacionalizações por Portugal é Luís Figo, seguido de Fernando Couto na segunda posição e de Cristiano Ronaldo na terceira posição. Eusébio não aprece neste Top 15.
 
No outro grafismo, o dos Melhores Marcadores da Selecção Nacional, temos que Pedro Pauleta é o Melhor Marcador de Portugal até à data com 57 golos, seguido de Eusébio com 41 golos marcados e de Cristiano Ronaldo com 39.
 
Posto isto coloco a seguinte pergunta:
 
- Porquê carga de água sempre que os Jornalistas se referem a Eusébio tem de o apelidar de Rei (ou King) quando este já foi “deposto” há muito tempo por outros Atletas de igual ou melhor valia? Será que ainda ninguém reparou que o tal “Rei” de lados do bairro Benfica vai nu?

9 comentários:

RF disse...

Eusébio - 64 internacionalizações, 41 golos. Média de 0,64 golos por jogo.

Pauleta - 88 internacionalizações, 47 golos. Média de 0,53 golos por jogo.

Cristiano - 104 internacionalizações, 39 golos. Média de 0,38 golos por jogo.

Naqueles tempos não havia tanto jogo internacional como agora, se não a contabilidade de Eusébio teria sido maior. Além disso, infelizmente, nem o CR7 conseguiu ainda marcar os 9 golos (se bem que 4 de penalti) que o Eusébio numa fase final de uma grande competição. Pode ser que o consiga no Brasil, se conseguirmos o apuramento.

Saudações futebolísticas.

Anónimo disse...

Não tenho por hábito ser hipócrita. Enganar-me a mim mesmo leva ao erro! O lampião-mor não teve a oportunidade de fazer tantos jogos como os recentes. A comparação não é justa! Ass: Sérgio

Anónimo disse...

Não tenho por hábito ser hipócrita. Enganar-me a mim mesmo leva ao erro! O lampião-mor não teve a oportunidade de fazer tantos jogos como os recentes. A comparação não é justa! Ass: Sérgio

Pedro Silva disse...

Não me interpretem mal, mas nada tenho contra o Eusébio.

Agora entendo que todos têm o seu tempo de Glória e que não devemos viver eternamente agarrados a um passado distante quando no presente temos no Historial do Futebol Português dois jogadores que conquistaram o Título de Melhor Jogador do Mundo: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

Aprendamos com o passado mas sobretudo valorizemos o nosso presente pois só desta forma se pode construir um bom futuro até porque é certo e sabido que o Futebol não vai voltar a ser como nos tempos do Pantera Negra.

Ricardo Costa disse...

Concordo com os caros comentadores.
Não é uma comparação justa. Eusébio jogava numa época em que Portugal não tinha por hábito sequer qualificar-se para as grandes competições e não havia tantas selecções fracas como Letónias e afins que foram aquelas que Pauleta usou para marcar tantos golos.
.
Eusébio foi melhor marcador num Mundial, Portugal ainda não conseguiu igualar isso.
Tal como não conseguiu igualar o 3º lugar de 66. Eusébio é e sempre será o King e está acima de qualquer clubite.

Sobre os seus sucessores como melhores do Mundo, acho que Figo está claramente abaixo quer de Eusébio quer de CR7. Este sim pode-se já discutir se superou o pantera negra e se é mesmo o melhor jogador da história do futebol português. A luta é claramente entre ele e Eusébio.
Se eu tivesse que fazer uma lista seria: 1º CR7, 2º Eusébio bem próximo e 3º Figo.

Anónimo disse...

Se o Sr. quer fazer esse estudo tem que fazer o ratio de golo por jogo na selecção. Ou seja, de quantos jogos, em percentagem, pela amostra, quantos golos eles marcariam!Talvez consiga chegar a uma conclusão mais fidedigna por aí!

Pedro Silva disse...

Com Sr. ou sem Sr. (tanta formalidade não por favor) vejo que todos atiram para tudo quanto é sítio menos naquilo que realmente importa reflectir.

Nunca esteve em causa aquilo que Eusébio foi e é enquanto símbolo do Futebol Português.

O que está aqui em causa é que actualmente temos jogadores que num contexto futebolístico bem mais complicado (mais jogos, adversários bem mais evoluídos, treinos mais físicos, etc.) já utrpassaram o Pantera Negra em quase todos os aspectos (falta o de Melhor marcador de um Mundial de Futebol) e não são "imortalizados" como o ex-jogador.

Por exemplo, alguém se lembra que Pauleta é o Melhor marcador de sempre das Selecções Nacionais? Não. Alguém se recorda que em duas ocasiões dois Jogadores Lusos foram considerados os Melhores do Mundo? Não. Inclusive a um deles uma grande franja dos portugueses tem um ódio tremendo.

Mas aos meus caros amigos e amigas só vos dá para o problema da "Clubite".

Que fazer... O Blooger não me deixa fazer croquis :-)

Ricardo Costa disse...

Caro @the blue one, a tua análise não é correcta no seguinte ponto: hoje em dia como tu dizes há mais jogos, logo é mais fácil que um jogador tenha mais internacionalizações do que era na época do Eusébio. Hoje joga-se contra mortos como Letónia, Azerbeijão, Cazaquistão,Montenegro etc, selecções que não existiam no tempo de Eusébio que fazia qualificações em grupos com menos selecções e com maior grau de dificuldade.
.
O Fernando Couto é o 2º jogador mais internacional de sempre. Isso faz dele melhor que o Eusébio?Não, jogou numa época em que havia muitos mais amigáveis e jogos de qualificação que no tempo do Pantera Negra.
.
O pauleta tem mais golos? Contra quem? Marcava carradas de golos nas qualificações contra equipas menores.
O Eusébio marcou num Mundial. Pauleta conseguiu a proeza de chegar à final do euro 2004 como ponta de lança titular sem marcar um único golo na competição...
Colocar Pauleta no mesmo campeonato que Eusébio é até insultuoso...
.
O Messi também foi já 4 vezes o melhor do Mundo, isso não faz com que ele passe à frente do Maradona nem que se deixe de valorizar o Maradona.
.
CR7 tem o seu espaço como Eusébio teve o dele. Podemos discutir se um é melhor que o outro. Não podemos é nunca deixar de enaltecer Eusébio como dos melhores jogadores da história do futebol.

Depois há ainda a questão dos golos que colocas...O que interesse é a percentagem. Eusébio em termos percentuais está à frente quer de Pauleta quer de CR7...Vale o que vale, mas se queres ir por aí, o Eusébio no nº de jogos que fez que foram menos marcou mais golos em termos percentuais.
.
O que se critica é que consideres que Eusébio não merece ser chamado de King. Ele fez e muito por o merecer e é um epíteto que até foi colocado pela imprensa inglesa o que da ainda mais valor.
Tu achas que há muitos que já conseguiram superar o Eusébio, eu só vejo um com capacidade para tal e chama-se CR7.

Um abraço

Pedro Silva disse...

"Hoje joga-se contra mortos como Letónia, Azerbeijão, Cazaquistão,Montenegro etc,"

Actualiza-te Ricardo. Actualiza-te porque já não estamos nos anos 90 em que dar 7 ou 8 a estas equipas era o pão nosso de cada dia. Hoje em dia é bem complicado marcar um golito a estes "mortos".

E já que vamos pelo estilo de futebol das épocas, no tempo de Eusébio era bola para a frente e Fé em Deus. Os resultados de 4 a 3, 5 a 4 eram os mais habituais. Era complicado ser o Melhor Marcador nestes tempos era.

Maradona, Pelé e Eusébio tiveram o seu tempo. Deixaram a sua marca e mudaram para sempre a face do futebol. Entretanto as coisas mudaram. Ficaram bem mais complicadas e os Jogadores de agora enfrentam mesmo defesas cada vez mais cerradas e evoluídas. O tempo da bola para a frente e o avançado resolve já lá vai. Hoje em dia o Melhor Jogador do Mundo tem de ser completo e jogar em varias posições como faz o Cristiano Ronaldo e o Lionel Messi.

Não digo que não se deva valorizar o que fez Eusébio. Mas valorize-se também o que se faz hoje em dia e atribua-se Títulos Honrosos a quem os merece no presente em vez de se os odiar ou esquecer.

Sabes bem que Cristiano é mais amado em Espanha do que no seu País. E sabes bem que Pedro Pauleta é conhecido como o fulano que fazia publicidade aos queijos e não como o Mlehor marcador de sempre das Selecções.

Somos um País de Hipócritas. Daí a minha cerrada critica que não é contra o Eusébio mas sim contra os que gravitam à volta dele.