quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Onde tudo começou

Viena, capital da Áustria. Há muitos anos esta cidade viu nascer um novo Campeão Europeu. Decorria a longínqua época de 1986/87 e o Futebol Clube do Porto conquistava o primeiro de muitos outros Troféus Europeus que se lhe seguiram. Desde então o Praterstadion passou a ser um palco mágico para os Azuis e Brancos que rapidamente fizeram de Viena uma cidade muito especial.
 
Vinte e seis anos volvidos e Viena volta a ser o palco europeu dos Dragões. Entretanto à Taça dos Campeões Europeus juntaram-se duas Taças Intercontinentais, uma Supertaça Europeia, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, o que faz do Futebol Clube do Porto de hoje um clube muito diferente daquele jovem Dragão que em 87 do século passado gravou o seu nome entre os melhores.
 
Mas não foi só o FC Porto quem mudou. O Praterstadion renovou-se e agora é conhecido como Franz Horr e por lá joga o actual Campeão Austríaco Fußball Klub Austria Wien que terá de medir forças com o Futebol Clube do Porto na jornada inaugural do grupo G da Champions League. Ironia do destino ou não o Dragão regressa precisamente ao local onde nasceu para a Europa do futebol.
 
E que dizer deste Áustria de Viena? Para já que é o Campeão do seu País e finalista vencido da Taça da Áustria. Trata-se de um clube com pouca história Europeia o que o torna um pouco desconhecido á vista desarmada mas isto não é sinónimo de que os Portistas têm o jogo ganho. É verdade que a Áustria já há muito que anda arredada das grandes Competições Internacionais mas recentemente tem vindo progressivamente a reaparecer nas Competições Europeias de clubes apesar de ainda não se terem visto grandes resultados. Isto quer dizer que os Azuis e Brancos irão defrontar mais logo uma equipa motivada e que pouco mais tem a perder senão o dinheiro que a Liga dos Campeões oferece aos seus participantes.
 
Para além disto os clubes da terra de Mozart têm um futebol muito parecido com o Alemão. São fisicamente fortes, são inteligentes mas falta-lhes alguma técnica e tenacidade na gora de defender. Tal vai-se notar no tipo de futebol que o Austria Wien vai apresentar mais logo dado que 95% do seu Plantel é composto por jogadores Austríacos. Vai ser preciso um FC Porto calmo, muito sereno e sobretudo muito experiente para se manter a tradição dos bons resultados internacionais na sua Viena. E para mais arrancar bem fora de portas numa competição como a Champions é meio caminho andado para se passar á próxima fase.
 
O treinador do FC Porto chamou 19 jogadores para a viagem a Viena, onde o FC Porto defronta o Áustria Viena na ronda inaugural na UEFA Champions League. Steven Defour, castigado, e Maicon, lesionado, são as duas ausências forçadas na convocatória para a estreia Europeia.
 
Expulso em Málaga, na segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League na época passada, o médio internacional Belga vai cumprir um jogo de castigo frente aos Austríacos. Já o central Brasileiro recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo que motivou a sua substituição no triunfo sobre o Gil Vicente (2 x 0).
 
Lista de Convocados: Helton e Fabiano (g.r), Danilo, Lucho, Fucile, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Izmaylov, Herrera, Varela, Licá, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro e Otamendi.
 
Onze provável (4x2x3x1): Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Josué, Lucho, varela, Licá e Jackson.
 
O jogo entre Áustria Viena e FC Porto, referente à 1.ª jornada do Grupo G da UEFA Champions League, realiza-se hoje, às 19h45, no Estádio Ernst Happel, em Viena e poderá ser seguido em directo aqui no Mística Azul e Branca.

Sem comentários: