segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Jackson Martínez

Eu gostava era de jogar basquetebol. Nasci em Quibdó uma região pobre agrícola de Colômbia há 27 anos mas, cedo com 12 anos, fui sozinho estudar para Medellín e viver com os Avós. Os meus pais tinham fracos recursos mas sempre me trataram bem e às minhas duas irmãs. O meu pai sempre gostou de jogar futebol mas teve que abandonar esse sonho quando nasci. Tinha uma pequena escola de futebol mas nunca me quis levar lá. Um dia um senhor viu-me jogar e levou-me em 2004 para o Independiente de Medellín onde marquei 65 golos em 84 jogos até 2009. No ano seguinte fui para o México representar os Jaguares de Chiapas.
Prefiro jogar com 1 ou 2 pontas-de-lança, movimento-me bem na área e marco golos de todos os feitios, com a cabeça ou os pés. Em 2012 o Futebol Clube do Porto contactou o meu clube, chegámos a um entendimento de verbas, vim para o Dragão, e tinha o presidente à minha espera no Aeroporto.
Quando se começou a falar em vir para Portugal, a primeira pessoa com quem procurei falar foi com Falcão que conhecia bem e depois com James e Guarin. Todos me disseram para vir. Encontrei uma equipa de grande qualidade, Falcão tinha saído, deram-me o número 9 e até fiquei a viver na casa onde morava. O ano passado foi fantástico, ganhámos o campeonato.
Foi a primeira vez que joguei sozinho na frente. Na Colômbia jogávamos sempre com dois avançados, até actuava mais como segundo ponta-de-lança, no entanto, aqui estou a jogar na base do 4-3-3. Não sei quantos golos poderei marcar esta temporada, estou sempre no meio de 2 ou 3 defesas. Às vezes apetece-me questionar o treinador mas já vi que no Futebol Clube do Porto, isso dá mau resultado. Também me apercebi que os nossos adversários exploram o facto de marcar menos golos do que no ano passado. Os colegas são excepcionais e tem-me apoiado muito. Obrigado por isso.
Este ano o que mais quero é vencer a Liga e ser o melhor marcador como da última vez. A imprensa estrangeira tem falado em clubes interessados nos meus serviços. Pode ser bom para mim e talvez a última oportunidade de ganhar bom dinheiro. Tenho trabalhado muito mas, de jogo para jogo, cada vez me sinto mais sozinho, por vezes tenho a impressão que ando perdido no campo. Querido Diário: Achas que os meus fans vão ficar muito zangados comigo se eu sair no fim da época? É que estou a ficar farto disto.
 
Até à próxima
 

Sem comentários: