domingo, 30 de março de 2014

Antes da epopeia Europeia

Antes de o Futebol Clube do Porto ter de medir forças com o Sevilha nos quartos-de-final da Liga Europa, este terá de jogar com o Nacional do Professor Manuel Machado na madeira em mais uma Jornada da Liga Zon Sagres.

O jogo está longe de ser decisivo e servirá apenas para se cumprir calendário e manter a distância para o perseguidor GD Estoril Praia e para o perseguido Sporting CP. Contudo no Reino do Dragão todos os jogos são para se vencer menos os da Taça da Liga que são para treinar. Como tal é natural que se exija uma vitória Azul e Branca não obstante a mais-valia dos donos da casa.

As equipas de Manuel Machado são complicadas de se defrontar. São sempre muito bem organizadas, trabalhadoras e valem sempre pelo colectivo. O CD Nacional joga assim e quando defronta um dos ditos “Grandes” do nosso Futebol então opta por uma perigosa postura defensiva.

Se quiserem vencer hoje os Portistas não devem de forma alguma iludir-se com acedência de terreno que os Nacionalistas vão fazer. O contra ataque da equipa da Pérola do Atlântico é muito venenoso e para mais os Azuis e Brancos vão ser forçados a entrar em campo com uma nova dupla de centrais, o que dificultará ainda mais a tarefa defensiva dos Dragões. 

Do plantel deste Nacional destacam-se Gottardi que é um Guardião muito competente e difícil de se bater, os defesas Mexer e Miguel Rodrigues que tem por hábito marcar golos importantes, os médios Claudemir (especialista em lances de bola parada) e Diego Barcelos que desequilibra com a sua garra e os avançados Mário Rondón e Candeias não são da melhor dupla de ataque do Campeonato mas se lhes derem espaço estes não perdem a oportunidade de marcar golo.

Temos portanto que esta partida de mais logo será um duro e importante teste ao Futebol Clube do Porto do professor Luís Castro antes da sua epopeia Europeia.

Quanto aos convocados dos Portistas para este jogo, as chamadas do médio Josué e do avançado Kelvin são as grandes novidades na Lista de Convocados elaborada por Luís Castro para a viagem à Madeira, onde o FC Porto defronta o Nacional às 19h15, em jogo referente à 25.ª jornada da Liga.

Comparativamente à convocatória para o último compromisso dos Dragões (vitória sobre o SL Benfica por 1 x 0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal), Mangala e Varela foram os jogadores preteridos pelo técnico Portista.

Lista de 18 Convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Quaresma, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin e Defour.

Onze provável (4x3x3): Fabiano, Danilo, Diego Reyes, Abdoulaye, Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Kelvin, Ricardo Quaresma e Jackson Martinez

Vamos tentar disponibilizar alguns streams para que possam seguir esta partida em directo. Passem pelo Blog perto da hora do jogo.

Sem comentários: