sexta-feira, 23 de maio de 2014

Temporada 2013/14 do Dragão: Direcção

Bem sei que criticar é fácil. Assim como tenho perfeita noção de que quem tem o poder decisório no Futebol Clube do porto dá o seu melhor sempre em prol do Clube. Mas isto não isenta a equipa de Pinto da Costa de ter cometido erros que podem ter custado o título e outras conquitas na época que terminou.
 
Já aqui o disse e volto a repetir: Treinadores não se despedem a meio das Temporadas. As razões já foram aqui elencadas no texto anterior, pelo que não me parece necessário repetir tudo de novo. Para mais quando a Direccção de um Clube se apercebe que o Mister não tem condições para continuar á frente do projecto deve fazer o possível e o impossível para que este continue.
Ora nada disto aconteceu. Pelo que foi tornado público Paulo Fonseca terá pedido em três vezes dispensa do cargo de Treinador do Futebol Clube do Porto e mais tarde veio-se a saber que o ambiente no Balneário Azul e Branco não era o melhor segundo testemunhos de Fonseca e Abdoulaye.
 
Foi notório o esforço que Jorge Nuno Pinto da Costa para tentar estabilizar o Balneário. O Presidente Portista marcou presença nos treinos da equipa, participou nas palestras da equipa quando estas tiveram lugar, deu a cara perante os adeptos contestatários, defendeu Paulo Fonseca até ao limite mesmo tendo de estar contra elementos da SAD Azul e Branca. 
 
Mas todos estes esforços foram por água abaixo quando se cometeu o erro capital de despedir Paulo Fonseca. Nunca houve a cabal preocupação de “cortar” o mal pela raiz que é como quem diz ter vendido os passes dos inconformados Fernando, Jackson, Danilo, Iturbe, Magala e outros que manifestaram publicamente o seu desconforto por não terem saído da Invicta após a conquista do Tricampeonato e tal complicou e muito o trabalho de um Treinador que não se sentia apoiado e com imensas dificuldades em lidar com um Plantel revoltado com a sua permanência forçada.
Depois do que aconteceu na distante época 2004/05 deveria ter servido de lição aos Dirigentes do Futebol Clube do porto para que tão nefasto cenário não se voltasse a repetir, mas ao que parece a lição foi esquecida e o erro repetido, obrigando a que agora tudo tenha de começar do zero ante um SL Benfica e Sporting CP mais moralizados e bem mais fortes do que na tal época do Benfica de Trapattoni.
 
Depois tivemos a questão das contratações de Jogadores cuja qualidade mostrou ser baixa, mas este é um campo onde se torna impossível apontar o dedo aos Responsáveis do FC Porto dado que os Jogadores são como os Melões, só se sabe a sua qualidade depois de testados.
 
Neste campo dos Jogadores o único ponto muito negativo prende-se com a saída misteriosa de Lucho em Janeiro último. O Argentino era um dos Símbolos do Clube e uma garantia, mesmo que pequena, de estabilidade no Balneário…

Sem comentários: